Buscar

Tire suas dúvidas e acelere seus estudos!

Para enviar sua pergunta, você precisa entrar ou criar uma conta. 🧡

Question Icon
O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula essencial na biologia celular. Ele desempenha papéis cruciais na síntese de proteínas e na transferênc...

O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula essencial na biologia celular. Ele desempenha papéis cruciais na síntese de proteínas e na transferência de informações genéticas. Composto por uma cadeia de nucleotídeos, o RNA possui diferentes tipos, como o RNA mensageiro (mRNA), que carrega as instruções do DNA para a produção de proteínas, e o RNA transportador (tRNA), que ajuda a montar as cadeias de aminoácidos durante a síntese proteica. Além disso, o RNA também pode atuar em processos regulatórios e catalíticos, como no caso dos ribossomos, complexos responsáveis pela tradução genética. Em resumo, o RNA é uma peça vital no funcionamento das células, contribuindo para a expressão genética e o funcionamento adequado dos organismos.

Fonte: adaptado de: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.Sobre a estrutura do RNA, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso.

(   ) O RNA é sempre uma molécula de cadeia dupla.

(   ) O RNA é composto por uma D-ribose, diferente da 2-desoxi-D-ribose do DNA.

(   ) O RNA pode ter várias estruturas tridimensionais importantes para sua função.

(   ) O RNA possui bases nitrogenadas idênticas ao DNA: Adenina, Timina, Citosina e Guanina.

Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:

A) V, V, F, F.


B) V, F, F, V.


C) V, V, V, F.


D) F, V, V, F.

Biomedicina

ESTÁCIO

User badge image

Carla Dias

User badge image

Carla Dias


Question Icon
A popularidade dos suplementos de proteína não se restringe mais aos fisiculturistas e atletas profissionais. Parece que este é um bom momento para...

A popularidade dos suplementos de proteína não se restringe mais aos fisiculturistas e atletas profissionais. Parece que este é um bom momento para observar as pesquisas existentes sobre a proteína em pó. Algumas pessoas tomam bebidas proteicas como lanche entre as refeições ou até para substituir uma refeição, quando não têm tempo de comer. As pessoas veganas, às vezes, usam esses suplementos para aumentar a ingestão de proteínas, quando acham que sua alimentação não está fornecendo o suficiente. [...] O pó pode vir de fontes animais, como ovos ou leite, ou vegetais. A proteína pode ser extraída de ervilhas, batatas, arroz e soja, por exemplo, e transformada em pó. Às vezes, as fábricas acrescentam aromatizantes para fornecer sabor agradável. As proteínas são importantes. Ninguém duvida que elas sejam uma parte essencial da nossa alimentação. Nós precisamos das proteínas para construir e reparar músculos, fortalecer nossos ossos, preservar o sistema imunológico e manter o nosso cérebro, coração e pele em condições de cumprirem suas funções. Mas quantos de nós realmente precisamos de suplementação?

Sobre a estrutura das proteínas, analise as afirmativas a seguir:

I. A estrutura primária consiste na sequência de nucleotídeos.

II. A estrutura secundária é constituída de arranjos estáveis e recorrentes.

III. A estrutura terciária é baseada nas interações formadas por ligações fracas entre as estruturas.

IV. A estrutura quaternária é formada por associação de subunidades distintas, podendo formar multímeros ou oligômeros.

User badge image

Carla Dias

User badge image

Carla Dias


User badge image

Aprendendo Através de Exercícios


Question Icon
2 Muito utilizado para queimar gorduras e pelos praticantes de atividades físicas, os termogênicos são substâncias que impedem a formação de energ...
2 Muito utilizado para queimar gorduras e pelos praticantes de atividades físicas, os termogênicos são substâncias que impedem a formação de energia proveniente dos alimentos, o que faz com que a temperatura do corpo aumente, os batimentos cardíacos fiquem mais elevados e a pessoa se sinta mais disposta para malhar. No Brasil, a maioria desses suplementos tem cafeína em sua composição, no entanto, ainda é possível encontrar produtos com efedrina e dinitrofenol (DNP), que podem causar problemas sérios nos olhos, como catarata e glaucoma. Essas duas substâncias são proibidas no Brasil e nos Estados Unidos [...]. O DNP é um queimador de gordura muito eficiente, pois atua diretamente no metabolismo do ATP (molécula que serve para armazenar e utilizar energia), evitando sua formação. Pouca produção de ATP faz com que o organismo tenha que metabolizar mais açúcar para queimar energia. Sendo assim, como todo o alimento que ingerimos não é usado para formação de ATP, o organismo tem que tirar dos seus estoques de gordura a energia necessária para sobrevivência. Os sintomas observados com o uso dessa substância são transpiração excessiva, desidratação, respiração ofegante, taquicardia, aumento da pressão arterial, elevação das taxas metabólicas, insônia e náuseas. Fonte: adaptado de: CRF-SP. Usados por quem quer emagrecer, termogênicos podem afetar a visão.
User badge image

leticia Sidloski

User badge image

leticia Sidloski


Question Icon
Os carboidratos, também conhecidos como açúcares, são compostos orgânicos que desempenham um papel essencial na química dos seres vivos. Sua estrut...

Os carboidratos, também conhecidos como açúcares, são compostos orgânicos que desempenham um papel essencial na química dos seres vivos. Sua estrutura química é baseada em cadeias de carbono, hidrogênio e oxigênio. 

Essas cadeias podem variar em tamanho, formato e complexidade, resultando em uma diversidade de carboidratos. Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos, como a glicose e a frutose, que possuem uma única unidade de açúcar. Por outro lado, os polissacarídeos são cadeias longas compostas de várias unidades de  monossacarídeos interligadas. A estrutura química dos carboidratos permite que eles  sejam fontes de energia, elementos estruturais e desempenhem funções de reconhecimento celular.

Fonte: adaptado de: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Também chamado de “hidrato de carbono”, seu nome está relacionado à fórmula empírica Cn(H2O)n, onde para cada carbono temos uma molécula de água. Com base na estrutura química dos carboidratos, analise as afirmações considerando V para erdadeiro e F para falso:

(  ) O número de isômeros é determinado por 2n, onde n é o número de carbonos totais na molécula.

(  ) Os açúcares epímeros são açúcares em que a posição de uma hidroxila é invertida em relação ao açúcar original.

(  ) A celulose é um dissacarídeo formado por duas unidades de glicose que pode ser  quebrado por enzimas específicas dos ruminantes.

(  ) A forma cíclica do monossacarídeo é formada a partir de uma reação de condensação entre o hemiacetal e o álcool do mesmo composto, liberando H2O.


User badge image

Marcos Rios

User badge image

Marcos Rios


Question Icon
em relação as infrações civis e criminais, tanto o poder legislativo, como o poder judiciario, atuam por meio de leis e julgados garantindo os dire...

em relação as infrações civis e criminais, tanto o poder legislativo, como o poder judiciario, atuam por meio de leis e julgados garantindo os direitos do proprietario intelectual. nesse sentido, assinale a alternativa corerta.


A. O pressuposto legal para identificar a violação dos direitos do autor é que se atenha ao fim comercial. entretanto, ainda que o usuario final não demonstre natureza comercial, em tese, a pena prevista sera imposta ao usuario.

B. deve-se compreender que a pena e distinta para aquele que viola o direito autoral de software, enquanto que o ato de vender, expor a venda, importar, adquirir, ocultar ou guardar, para fins de comercio, original ou copia de software e conduzido tão somente na esfera criminal.

C. o poder judiciario tem responsabilizado empresas que comprovadamente violam direitos autorais relacionados a utilização não licenciada de software, condenando os infratores ao pagamento de indenização a titulo de danos morais levando-se em consideração o valor de mercado dos programas utilizados indevidamente, em virtude da pratica da contrafação.

D. A indenização deve reparar o prejuizo sofrido pelo autor ou titular do software e desestimular a pratica ilicita no mercado.

E. embora não haja rigor na condenação do uso indevido, de natureza comercial ou industrial, de direitos autorais que envolvam tecnologia da informação e comunicação, a lei ao menos tenta assegurar o necessario estimulo economico ao desenvolvimento de novas tecnologias e proteger os investimentos realizados contra a pirataria.

User badge image

Wallace Ribeiro dos Santos

User badge image

Wallace Ribeiro dos Santos


Question Icon
Conforme pontuado por Albrecht (2019), dentre as demais vertentes da teoria democrática, a maioria consiste em alternativas a esse modelo. No geral...

Conforme pontuado por Albrecht (2019), dentre as demais vertentes da teoria democrática, a maioria consiste em alternativas a esse modelo. No geral, as teorias circundam, principalmente, três conceitos importantes no estudo da democracia: Representação, Participação e Deliberação. Tais eixos podem auxiliar a compreensão acerca das semelhanças e diferenças entre teorias que servem de base para a construção de modelos de democracia e suas respectivas variações. Os regimes contemporâneos são, na verdade, mesclas de elementos pertencentes aos três eixos.

 

Fonte: GIMENES, É. R. Interesse Social – Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2023.

Considerando a discussão exposta, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. A democracia deliberativa relaciona-se a mecanismos de participação direta, em que o comprometimento e participação do cidadão ocorre de forma não mediada.


II. De acordo com a democracia deliberativa, a discussão é um instrumento para encontrar soluções conjuntas detendo a ação das diferenças de poder.


III. Deliberação está associada à ação do representante voltar-se ao seu próprio interesse, sendo uma representação não democrática ou de uma mera transferência de poder.

É correto o que se afirma em:


User badge image

Rafael Yuri de Lima

User badge image

Rafael Yuri de Lima


Question Icon
Considerando o escopo de atuação dos profissionais de enfermagem no atendimento pré-hospitalar (APH) analise V para verdadeiro e F para falso?

O atendimento pré-hospitalar (APH), por ser uma área com amplos conhecimentos e de específica atuação, tem exigido dos profissionais uma formação que seja compatível com a realidade dos atendimentos solicitados pela população. Essa realidade abrange diversos tipos de agravo em todas as faixas etárias, o que torna imprescindível a presença de equipes inter-relacionadas, compostas por profissionais de diferentes classes, cada um com práticas e saberes específicos. Nesse contexto, o enfermeiro e o técnico de enfermagem desempenham papéis essenciais, contribuindo de maneira significativa para o sucesso do APH.

Fonte: adaptado de: CASTRO, G.L.T. et al. Proposta de passos para a segurança do paciente no atendimento pré-hospitalar móvel. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 27, n. 3, p. e3810016, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/SK6knGY8ZP56n4kxYfsYVqm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 7 jul. 2023.

Considerando o escopo de atuação dos profissionais de enfermagem no atendimento pré-hospitalar (APH) analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso: ( ) A participação do enfermeiro na Central de Regulação das Urgências (CRU) se restringe a participar da construção de protocolos assistenciais e administrativos para regulação. ( ) Realizar assistência de enfermagem a pacientes em estado crítico e com risco iminente de óbito, demandando conhecimento científico apropriado e habilidade para tomar decisões rápidas é uma atribuição do enfermeiro e do técnico de enfermagem que atuam no APH. ( ) O enfermeiro que atua no APH poderá prestar cuidados de enfermagem à gestante, à parturiente e ao recém-nascido e realizar partos sem distócia. ( ) O técnico de enfermagem poderá supervisionar e avaliar as atividades da equipe de enfermagem durante o APH e/ou elaborar procedimentos que estejam em conformidade com essa diretriz. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência: A) F, F, V, F. B) V, F, F, V. C) V, V, F, F. D) F, V, V, F.

Enfermagem

UNIASSELVI

User badge image

MALU MALU

User badge image

MALU MALU


Question Icon
s enzimas são proteínas altamente especializadas e eficientes que desempenham um papel essencial na estrutura e função biológica. Sua complexa estr...
s enzimas são proteínas altamente especializadas e eficientes que desempenham um papel essencial na estrutura e função biológica. Sua complexa estrutura tridimensional permite que elas catalisem reações químicas específicas em organismos vivos. Agindo como catalisadores biológicos, as enzimas aceleram as reações químicas, garantindo que ocorram em uma taxa adequada para sustentar a vida. Com alta especificidade, as enzimas reconhecem e interagem seletivamente com seus substratos, graças à forma e aos resíduos aminoácidos em seu sítio ativo. Além disso, as enzimas são capazes de operar em condições suaves, como temperaturas moderadas e pH neutro, sendo essenciais para a manutenção da homeostase. Fonte: adaptado de: TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, L. C. Microbiologia. 12. ed. São Paulo: Artmed, 2017.Com base nos conceitos sobre as enzimas, analise as afirmativas a seguir: I. A função da enzima é aumentar a velocidade da reação, sendo consumida durante o processo. II. As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores e requerem cofatores, como íons metálicos ou coenzimas, para desempenhar suas funções catalíticas. III. O aspecto fundamental das enzimas é a sua capacidade de aumentar a energia de ativação necessária para que uma reação química ocorra, permitindo que a reação ocorra mais rapidamente. IV. As reações enzimáticas ocorrem por meio da criação de um caminho alternativo com uma energia de ativação menor. Esse caminho envolve a formação de um estado de transição ou complexo enzima-substrato transitório. É correto o que se afirma em: A) II e IV, apenas. B) I e III, apenas. C) I, II, III e IV. D) I, II e III, apenas.
User badge image

Jaira Heringer

User badge image

Jaira Heringer


Question Icon
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC TP 01 (R1) – os laudos periciais apresentam algumas terminologias específicas. O laudo deve co...

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC TP 01 (R1) – os laudos periciais apresentam algumas terminologias específicas. O laudo deve contemplar o resultado alcançado por meio de elementos de prova incluídos nos autos ou arrecadados em diligências que o perito tenha efetuado, por intermédio de peças contábeis e quaisquer outros documentos, tipos e formas.

Considerando o texto apresentado versa sobre terminologias no laudo pericial contábil, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso.

(   ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é o critério. É a faculdade que tem o perito de distinguir como proceder em torno dos fatos alegados para decidir as diretrizes e os procedimentos que deve seguir na elaboração do trabalho pericial. 

(   ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é o método. É um procedimento de análise técnica e/ou científica de valoração dos elementos probantes que instruíram a demanda, predominantemente aceito pelos especialistas da área do conhecimento do qual se originou.

(   ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a conclusão. É a exposição sintética da matéria fática constatada, indicando o suporte técnico-científico que justifica as conclusões a que chegou o perito ou o assistente técnico. 

(   ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a forma redundante. Trata-se da redação apresentada de várias formas diferentes, dizendo a mesma coisa, visando fornecer dados detalhados do que se deseja apresentar.


Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:

A) V, F, F, V.


B) F, V, V, F.


C) V, V, V, F.


D) V, V, F, F.

Perícia Contábil

UNIASSELVI

User badge image

Ricardo de Cristo

User badge image

Ricardo de Cristo


Question Icon
O sistema reprodutor masculino possui diversas outras funções além da mais conhecida, que é a produção de espermatozoides. Esse sistema é composto ...

O sistema reprodutor masculino possui diversas outras funções além da mais conhecida, que é a produção de espermatozoides. Esse sistema é composto pelos testículos, ductos genitais, glândulas acessórias e pênis, estruturas que caracterizam o sexo masculino.

Com base no texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As células reprodutivas masculinas são chamadas de espermatozoides e são produzidas pelos testículos a partir de um processo denominado de espermatogênese, que ocorre nos túbulos seminíferos e dura de 64 a 74 dias.

PORQUE

II. A testosterona é o principal hormônio masculino e tem como função promover as principais características secundárias desse sexo, como: crescimento dos pelos, densidade óssea, desejo sexual, desenvolvimento muscular, concentração, humor. É sintetizada por enzimas encontradas nas mitocôndrias e no retículo endoplasmático liso.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
  • b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
  • c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
  • d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
  • e) As asserções I e II são proposições falsas.


Enfermagem

UNOPAR

User badge image

francinejoliveira

User badge image

francinejoliveira


Question Icon
O sistema muscular é o sistema que permite que o corpo se mova. Os músculos são necessários para pequenos movimentos, como sorrir, e para grandes m...

O sistema muscular é o sistema que permite que o corpo se mova. Os músculos são necessários para pequenos movimentos, como sorrir, e para grandes movimentos, como correr ou jogar. Sobre os tipos de músculos, analise as assertivas abaixo:

I. Músculos Esqueléticos: São encontrados nas paredes de órgãos internos, como o estômago, intestinos, bexiga e vasos sanguíneos. Eles também são involuntários e desempenham um papel crucial em processos como a digestão, a regulação do fluxo sanguíneo e a excreção de resíduos do corpo.

II. Músculos Cardíacos: é exclusivo do coração e é involuntário, o que significa que ele funciona automaticamente, sem controle consciente. Esses músculos contraem-se ritmicamente para bombear sangue para todo o corpo, garantindo o funcionamento do sistema circulatório.

III. Músculos Lisos: Esses músculos estão ligados aos ossos por meio de tendões e são responsáveis pelo movimento voluntário do corpo. Eles são controlados pelo sistema nervoso somático e permitem que você realize ações como andar, correr, levantar objetos e realizar atividades físicas.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas
  • d) I e II, apenas.
  • e) I, II e III.


Enfermagem

UNOPAR

User badge image

francinejoliveira

User badge image

francinejoliveira


Question Icon
Composta de uma bicamada lipídica, a membrana celular é responsável por delimitar o interior da célula e controlar a entrada e saída de substâncias...

Composta de uma bicamada lipídica, a membrana celular é responsável por delimitar o interior da célula e controlar a entrada e saída de substâncias. Além disso, possui proteínas que desempenham funções importantes, como transporte de moléculas, comunicação intercelular e reconhecimento de sinais. Sua flexibilidade permite que a célula se adapte às mudanças do ambiente, garantindo a homeostase. A membrana celular também possui glicoproteínas e glicolipídios, que desempenham papéis na adesão celular e no reconhecimento imunológico. Assim, é uma estrutura essencial para a vida, presente em todas as células dos organismos vivos. 

Fonte: adaptado de: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.Com base no transporte de biomoléculas pela membrana celular, analise as afirmativas a seguir:

I. No transporte ativo, proteínas transportadoras especiais são chamadas de bombas.

II. No transporte ativo, as moléculas são transportadas do local de menor para o local de maior concentração, e requer gasto de energia celular.

III. No transporte passivo, as moléculas movem-se contra o gradiente de concentração, sem gasto de energia celular. Isso pode ocorrer por difusão simples ou por difusão facilitada.

É correto o que se afirma em:

A) I, II e III.


B) I e II, apenas.


C) I, apenas.


D) II e III, apenas.

User badge image

Carla Dias

User badge image

Carla Dias


User badge image

kore zallem


Question Icon
A estereoquímica é o ramo da química que estuda os aspectos tridimensionais das moléculas. Para se entender o que é estereoquímica, deve-se entende...

A estereoquímica é o ramo da química que estuda os aspectos tridimensionais das moléculas. Para se entender o que é estereoquímica, deve-se entender o que é isomeria e como ela se divide. 

A isomeria é o fenômeno que leva dois ou mais compostos a compartilharem a mesma fórmula molecular, mas apresentarem estruturas químicas ou arranjo dos átomos diferentes. Ela pode ser dividida em isomeria constitucional e estereoisomeria.

A isomeria constitucional abrange o estudo de moléculas que possuem a mesma fórmula molecular, mas diferem no tipo de grupo funcional presente ou na posição do grupo funcional na cadeia, ou mesmo no tipo de cadeia (normal ou ramificada). Já a estereoisomeria trata dos casos de isomeria em que as moléculas possuem a mesma fórmula molecular, o mesmo tipo de cadeia, o mesmo grupo funcional e a mesma posição para esse, diferindo somente no arranjo espacial dos átomos ou grupos.

.Com base na estereoquímica e as biomoléculas, analise as afirmativas a seguir:

I. A estereoquímica não tem influência na atividade biológica das moléculas, sendo uma característica puramente estrutural.

II. As moléculas quirais podem exibir atividade óptica, onde diferentes enantiômeros giram o plano de polarização da luz em direções opostas.

III. Os enantiômeros são um tipo de isômero estereoisomérico que são imagens espelhadas não sobreponíveis, também conhecidas como formas quirais.

IV. A isomeria geométrica, também conhecida como cis-trans, ocorre quando ligantes idênticos estão em diferentes posições ao redor de uma ligação dupla ou anel.

É correto o que se afirma em:

Bioquímica I

Uniasselvi

User badge image

Clea Mara Cardoso

User badge image

Clea Mara Cardoso


Ranking

Como funciona?
  • Curso
  • Universidade
  • Geral
  • Tiago
    ORACULO

    #1

    Tiago

    Centro Universitário Leonardo da Vinci

    8,303,399 pts
  • Waldeck
    ORACULO

    #2

    Waldeck

    Universidade Estácio de Sá

    3,070,231 pts
  • Nelson
    ALIEN

    #3

    Nelson

    Anhanguera de Belo Horizonte

    700,723 pts
  • Davi
    ALIEN

    #4

    Davi

    Universidade Estácio de Sá

    539,903 pts