Bioquímica estrutural (parte I)

Esse plano de estudos analisa as moléculas mais presentes nos seres vivos, tanto num aspecto estrutural, como funcional. O tópico se inicia com uma breve revisão de química orgânica necessária para o aprendizado e termina em príons (um grupo de proteínas patogênicas envolvidas em doenças que acometem o sistema nervoso).

  • remove_red_eye 533 Aulas assistidas
  • school 500 Estudantes

Aulas de Bioquímica estrutural (parte I)

lock

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes.

Assine o Plano Premium e tenha acesso ilimitado a todas as aulas

AssinarVeja aula grátis

Proteínas - Teoria

Estudaremos as estruturas proteicas, a importância biológica e abordaremos alguns métodos de purificação.

  • thumb_down 3 não aprovaram

EXERCÍCIOS RELACIONADOS A bioquimica-estrutural-parte-i

Bioquímica - Tradução da 8ª Edição Norte-Americana

Exercícios resolvidos: Bioquímica - Tradução da 8ª Edição Norte-Americana

Mary Campbell, Shawn O Farrell

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

VERIFICAÇÃO DE FATOS Explique por que os termos a seguir são importantes para a bioquímica: polímero, proteína, ácido nucleico, catálise, código genético.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos verificar nessa frase: Uma proteína é um polímero de aminoácido. Ou seja, um polímero é uma molécula maior formada pela união de várias unidades fundamentais, no exemplo, os aminoácidos.

Opa, tem mais exemplos na bioquímica? Sim, temos! O glicogênio é um polímero de glicose.

E se continuarmos respondendo a questão, o ácido nucléico é um polímero formado de nucleotídeos (Ex. RNA e DNA são ácidos nucléicos).

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Em relação a catálise. Você sabia que se não tivéssemos a catálise na bioquímica muitas reações demorariam horas ou até anos para acontecerem? Um exemplo disso é o nosso processo de digestão.

A catálise é um processo que faz com que o tempo de reação diminua aumentando a velocidade delas. As enzimas são exemplos de catalisadores biológicos, de grande importância para bioquímica, mas existem catalisadores químicos também.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Certamente você já deve ter ouvido falar em hereditariedade, certo!? Que uma pessoa puxou mais o pai que a mãe, que tem os olhos da mão, etc.

Então, o código genético é responsável por guardar as informações hereditárias de um indivíduo e garantir que essa informação seja transmitida de geração para geração.

Nosso DNA é que armazena através das bases nitrogenadas o código genético, vale lembrar que em alguns vírus o material genético é o RNA e não o DNA.