Federação brasileira Aprenda tudo que você precisa

  • play_arrow 2 videos
  • subject1 Resumo
lock

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes.

Assine o Plano Premium e tenha acesso ilimitado a todas as aulas

AssinarVeja aula grátis

Federação Brasileira - Teoria

Nessa aula, vamos estudar os fundamenos e objetivos da Federação Brasileira, seus princípios e símbolos.

  • thumb_down 0
  • Plano completo
  • Transcrição
  • play_arrowFormas de Estado e características da Federação - Teoria

    lockFederação Brasileira - Teoria

    lockResumo - federação brasileira - Resumo

  • Oi, pessoal. Beleza?
    Hoje, a gente vai fechar o tópico sobre federação, e vamos falar justamente da Federação Brasileira e dos fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil, além dos princípios que fundamentam a nossa federação nas relações internacionais. A federação no Brasil surgiu em 1889, como vimos durante as aulas sobre formação constitucional do Brasil, com o Decreto Número 1 de 1889.
    Esse decreto instituiu, além da federação, a forma republicana de governo. Essas escolhas da federação e da forma republicana de governo se consolidaram com a Constituição de 1891 e foram mantidas pelas outras constituições, apesar de que, em algumas delas, como, no caso da Constituição de 1937 e da de 1967, a federação meio que só existiu formalmente, tipo uma federação de fachada, como também já falamos aqui.
    Vamos ver como é a federação na Constituição de 1988. A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, municípios e do Distrito Federal, se constitui em um estado democrático de direito, de acordo com o caput do artigo 1º, e é uma organização político-administrativa que compreende a União, o estado, o Distrito Federal e os municípios, que são todos autônomos, de acordo com o caput do artigo 18.
    Só para ficar mais fácil de marcarmos essas características, que já foram faladas várias vezes ao longo das últimas aulas, vamos colocar aqui que a forma de governo no Brasil é republicana, a forma de estado é a federação, o sistema de governo é presidencialista, que o Brasil é um estado democrático de direito, e que os entes que compõem a federação são a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Vamos ver aqui os fundamentos e os objetivos da República Federativa do Brasil.
    Vamos começar pelos fundamentos. Em primeiro lugar, a soberania, que é um fundamento da República Federativa do Brasil, e não da União enquanto ente federativo.
    Isso é importante, a soberania, na verdade, do conjunto formado pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, e não só da União. A cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político.
    Esses fundamentos, como a gente pode perceber, surgem na A gente vai ver que a Constituição de 1988 em si, como a gente já viu, surgem em um contexto social e político que envolve o fim do regime militar, que durou mais de 20 anos no país. Como a gente viu, o papel do poder constituinte originário, através da Assembleia Constituinte, é exatamente expressar no texto constitucional aquilo que é importante para a sociedade em um determinado momento, principalmente quando a gente está falando da elaboração de uma nova constituição em um contexto de redemocratização.
    Esses fundamentos que aparecem aqui são super importantes nesse contexto, já que garantem direitos que tinham sido suspensos, ainda que informalmente durante a ditadura. Muitos formalmente, e outros, informalmente.
    Aí, a gente entende isso bem quando lê o artigo 3º da Constituição, que traz os objetivos fundamentais da Constituição, que não são a mesma coisa que os fundamentos. Isso é importante lembrar também, principalmente para quem está estudando para concurso.
    Os fundamentos são inerentes ao estado. Ou seja, fazem parte da estrutura do estado, esse estado novo que surge com a nova constituição.
    Os objetivos exprimem algo que é exterior, algo que a gente quer conquistar. Então, a República Federativa do Brasil tem como objetivos Construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e outras formas de discriminação.
    Vamos ver os princípios que regem a República Federativa do Brasil nas relações internacionais. De acordo com o artigo 4º da Constituição, a República Federativa do Brasil é regida pelos seguintes princípios Independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, não intervenção, igualdade entre os estados, defesa da paz, solução pacífica dos conflitos, repúdio ao terrorismo e ao racismo, cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, e a concessão de asilo político.
    Para fechar a aula de hoje, a gente vai apresentar rapidinho os símbolos da República Federativa do Brasil. Só para marcar aqui, o idioma oficial é a língua portuguesa, o que garante que o ensino fundamental regular tem que ser feito em língua portuguesa.
    No caso das comunidades indígenas, é assegurado o direito de que eles usem as línguas maternas e seus próprios métodos de aprendizagem. Isso aqui está no artigo 13, caput, combinado com o artigo 210, parágrafo 2º da Constituição.
    Os símbolos são a bandeira, o hino, as armas e os selo nacionais. Vale lembrar também que os estados, o Distrito Federal e os municípios podem ter seus próprios símbolos.
    Está aqui, artigo 13, parágrafos 1º e 2º. É isso, galera.
    A gente fechou o nosso tópico sobre a Federação Brasileira. Na aula que vem, abriremos um tópico importante, que é a organização dos poderes nos estados, Distrito Federal, municípios e territórios.
    Até lá. ...

Tópicos relacionados

Direitos Individuais

Direitos Individuais

28 Vídeos 18 Resumos
Constituição - conceito e classificação (tipologia)

Constituição - conceito e classificação (tipologia)

3 Vídeos 1 Resumo
Poder constituinte

Poder constituinte

3 Vídeos 1 Resumo
Normas constitucionais

Normas constitucionais

1 Vídeo 1 Resumo
Hermenêutica

Hermenêutica

3 Vídeos 1 Resumo
Formação Constitucional do Brasil

Formação Constitucional do Brasil

5 Vídeos 1 Resumo
Organização dos poderes

Organização dos poderes

6 Vídeos 1 Resumo
Intervenção

Intervenção

1 Vídeo 1 Resumo
Separação dos poderes

Separação dos poderes

1 Vídeo 1 Resumo
Poder Legislativo

Poder Legislativo

18 Vídeos 18 Resumos
Poder Executivo

Poder Executivo

4 Vídeos 4 Resumos
Poder Judiciário

Poder Judiciário

13 Vídeos 13 Resumos
Funções essenciais à justiça

Funções essenciais à justiça

10 Vídeos 10 Resumos
Defesa do Estado e das instituições democráticas

Defesa do Estado e das instituições democráticas

4 Vídeos 4 Resumos

Planos de estudo com tudo o que você precisa

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Exercícios passo a passo
  • check Videoaulas e resumos