Buscar

AVALIAÇÃO II - CONTABILIDADE PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO II – CONTABILIDADE PUBLICA
1 - Não podemos falar em Administração Pública sem mencionar os princípios que norteiam esta atividade. Sobre o Princípio da Universalidade, assinale a alternativa CORRETA:
A) Na LOA, devem ser evidenciadas todas as receitas e despesas do Ente, ou seja, deve abranger todas as entidades que compõem a administração direta e indireta de todos os Poderes do Ente. 
B) Como o orçamento deve ser elaborado através de uma lei específica (ordinária), o Ente deve cumprir com todos os trâmites legais cabíveis, desde a concepção do projeto de lei até seu sancionamento e publicação.
C) Na LOA, não devem ser evidenciadas todas as receitas e despesas do Ente, ou seja, deve abranger todas as entidades que compõem a administração direta e indireta de todos os Poderes do Ente. 
D) Esse princípio estabelece que o orçamento deva ser único por Ente, ou seja, é encaminhado um único projeto de lei para o Legislativo aprovar.
2 - “As receitas públicas classificadas como receitas orçamentárias são aqueles ingressos orçamentários pertencentes ao ente público, arrecadados exclusivamente para aplicações em programas e ações governamentais” (LIMA; CASTRO, 2007, p. 54). Receitas públicas, pelo enfoque orçamentário, são disponibilidades de recursos financeiros do exercício orçamentário e cuja finalidade precípua é viabilizar a execução das políticas públicas, a fim de atender às necessidades coletivas e demandas da sociedade. Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, a receita pode ser “efetiva” ou “não efetiva”.Sobre o conceito de Receita Orçamentária Efetiva, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LIMA, Diana Vaz de; CASTRO, Róbison Gonçalves de. Contabilidade Pública: integrando União, Estados e Municípios (SIAFI e SIAFEM). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
A) aquela que, no momento do reconhecimento do débito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
B) Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, não aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil aumentativo e diminutivo.
C) Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.
D) Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, diminui a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.
3 - É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade. A que o exposto se refere?
A) Estorno público.
B) Receita pública.
C) Despesa pública.
D) Dedução pública.
4 - Os créditos adicionais são adições, devidamente autorizadas pelo Legislativo, que ocorrem no orçamento, sejam para aumentar despesas já autorizadas – existentes no orçamento, ou para incluir novas despesas (despesas não computadas). Assinale a alternativa CORRETA que indica uma classificação dos créditos adicionais conforme o art. 41, Lei 4.320/1964:
A) Suplementar.
B) Relevante.
C) Particular.
D) Alternativo.
5 - A Contabilidade Pública é a ciência que permite acompanhar a evolução do patrimônio das entidades do setor público, através do fornecimento de informações que visam auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores e demais usuários desta. A respeito dos créditos adicionais, assinale a alternativa CORRETA:
A) É permitida a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.
B) Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente. 
C) A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública e se dará sempre por decreto legislativo.
D) Os créditos adicionais classificam-se em suplementares quando destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
6 - São diversas as leis que se relacionam à contabilidade de maneira geral, principalmente no âmbito público. Sobre a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, assinale a alternativa CORRETA:
A) Lei de Gastos Públicos.
B) Lei Orçamentária.
C) Lei de Responsabilidade Fiscal.
D) Lei Anual.
7 - Os recursos financeiros arrecadados pelos entes públicos, em sua grande maioria, destinam-se ao financiamento de gastos orçamentários. Esse raciocínio decorre da ideia de que a receita orçamentária é entendida pelos estudiosos como meio para permitir o alcance dos objetivos de governo que se dá via execução de despesa orçamentária, que é o fim. Sobre os recursos financeiros que ingressam durante o exercício orçamentário, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Das fontes de financiamento público. 
B) Da disponibilidade de caixa público. 
C) Do fluxo financeiro orçamentário.
D) Da receita orçamentária.
8 - A codificação com relação ao detalhamento da natureza de despesa padronizada e de utilização obrigatória por todos os entes da federação pode ser encadeada de maneira específica. Sobre essa codificação, assinale a alternativa CORRETA:
A) Categoria Econômica / Grupo de Natureza da Despesa / Elemento da Despesa / Modalidade de Aplicação / Desdobramento do Elemento da Despesa.
B) Categoria Econômica / Grupo de Natureza da Despesa / Modalidade de Aplicação / Elemento da Despesa / Desdobramento do Elemento da Despesa.
C) Desdobramento do Elemento da Despesa / Grupo de Natureza da Despesa / Modalidade de Aplicação / Elemento da Despesa / Categoria Econômica.
D) Grupo de Natureza da Despesa / Categoria Econômica / Modalidade de Aplicação / Elemento da Despesa / Desdobramento do Elemento da Despesa.
9 - Despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada. Sobre a classificação da despesa orçamentária quanto ao seu impacto na situação líquida patrimonial, assinale a alternativa CORRETA:
A) Despesa orçamentária efetiva: aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo. 
B) Despesa orçamentária não efetiva: aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo. 
C) Classificação das Despesas Orçamentárias quanto a sua situação líquida patrimonial. Efetiva: despesas de capital.
D) Com relação a esta classificação, ela ocorre em razão do impacto que esta causa na situação líquida patrimonial. Esta poderá ser efetiva ou não efetiva. 
10 - Corresponde ao tipo de receita que não reflete na situação líquida patrimonial quando do reconhecimento do crédito. Desse modo, cria o fato contábil permutativo, assim como ocorre nas operações de crédito. Sobre essa receita, assinale a alternativa CORRETA:
A) Receita orçamentária não afetiva.
B) Receita orçamentária patrimonial.
C) Receita orçamentária definitiva.
D) Receita orçamentária afetiva.

Mais conteúdos dessa disciplina