Buscar

FAVENI - ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FAVENI - ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
1) O que é Anatomia Macroscópica e quantas divisões ela apresenta?
 
É aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Ela apresenta um total de 7 divisões.
Estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta. Ela apresenta um total de 5 divisões.
É o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos. Ela apresenta um total de 7 divisões.
É qualquer plano vertical paralelo ao plano mediano; embora muitas vezes utilizado, o termo “parassagital” é redundante. Ela apresenta um total de 5 divisões.
2) Em relação aos temos relacionados ao movimento, marque a alternativa incorreta:
Rotação Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.
Pronação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha posteriormente.
Retrusão: movimento de retração (para frente) ocorre da mandíbula e no ombro.
Eversão: movimento da sola do pé para longe do plano mediano.
3) Os ossos são classificados de acordo com o formato. Marque V ou F quanto a classificação dos ossos:
(  ) Osso longo: Consiste em um corpo ou diáfise e duas extremidades ou epífises. A diáfise apresenta, em seu interior, uma cavidade, o canal medular, que aloja a medula óssea.
(  ) Osso laminar: Ossos do crânio, como o parietal, frontal, occipital e outros como a escápula e o osso do quadril, são exemplos bem demonstrativos
(  ) Osso curto: seu comprimento e sua largura são equivalentes, predominando sobre a espessura.
(  ) Osso irregular: apresenta uma morfologia complexa não encontrando correspondência em formas geométricas conhecidas
(  ) Osso pneumático: apresenta equivalência das três dimensões
(  ) Osso sesamóide : estão situados no crânio: frontal, maxilar, temporal, etmóide e esfenoide.
F, F, V, V, V, V
V, F, F, V, V, F
F, V, V, F, F, V
V, V, F, V, F, F
4) A cartilagem é uma forma de tecido de suporte firme e resistente, mas não tanto como o osso. Não tem vasos sanguíneos nem linfáticos e não recebe nervos. Quais são os 3 tipos conhecidos de cartilagem?
Três tipos são conhecidos - cartilagem hialina, fibrocartilagem e cartilagem elástica.
Três tipos são conhecidos - cartilagem lisa, fibrocartilagem e cartilagem estriada.
Três tipos são conhecidos - cartilagem hialina, fibrocartilagem e cartilagem estriada cardíaca.
Três tipos são conhecidos - cartilagem lisa, estriado e cartilagem elástica.
5) Os músculos têm funções específicas de movimento e posicionamento do corpo. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1- Músculo antagonista
2- Músculo fixador
3- Músculo sinergista
4- Músculo agonista
( ) Pode ser um auxiliar direto de um músculo agonista, atuando como componente mais fraco ou mecanicamente menos favorável do mesmo movimento.
( )Relaxam progressivamente, de forma coordenada, para produzir um movimento suave..
( ) Ele se contrai concentricamente para produzir o movimento desejado, fazendo a maior parte do trabalho.
( ) Estabiliza as partes proximais de um membro mediante contração isométrica.
3,1,4,2
2,3,1,4
4,2,3,1
1,4,2,3
6) Marque a alternativa correta quanto aos tipos de músculos e suas características:
I – Músculo estriado esquelético: é o músculo somático voluntário que forma os músculos esqueléticos que compõem o sistema muscular, movendo ou estabilizando ossos e outras estruturas (p. ex., os bulbos dos olhos).
II – Músculo estriado cardíaco: é um músculo visceral voluntário que forma a maior parte das paredes do coração e partes adjacentes dos grandes vasos, como a aorta, e suga o sangue.
III – Músculo liso: é o músculo visceral involuntário que forma parte das paredes da maioria dos vasos sanguíneos e órgãos ocos (vísceras), deslocando substâncias através deles por meio de contrações sequenciais coordenadas (pulsações ou contrações peristálticas).
I, II e III estão corretas.
II e III estão corretas.
Somente II está incorreta
I e II estão incorretas
7) O sistema circulatório transporta líquido por todo o corpo; é formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos e vasos linfáticos. Marque a alternativa correta em relação a grande circulação ou circulação sistêmica.
Circulação sistêmica: Ventrículo esquerdo, tronco aórtico, artérias de calibres progressivamente menores, capilares, veias de calibres progressivamente maiores, veias cavas superior e inferior, átrio direito.
Circulação pulmonar: Ventrículo direito, tronco pulmonar, artérias pulmonares direita e esquerda, com aumento progressivo de calibre , capilares pulmonares, veias pulmonares com diminuição progressiva de calibre, átrio esquerdo.
Circulação sistêmica: Ventrículo esquerdo, aorta,artérias de calibres progressivamente menores, capilares, veias de calibres progressivamente maiores, veias cavas superior e inferior, átrio direito.
Circulação pulmonar: Ventrículo direito, tronco pulmonar, artérias pulmonares direita e esquerda de calibre grosso, capilares pulmonares, veias pulmonares com aumento progressivo de calibre, átrio esquerdo.
8) Marque a alternativa incorreta em relação ao sistema linfático.
O sistema linfático é formado por vasos linfáticos e linfonodos situados ao longo do trajeto dos vasos. Estes atuam basicamente como um sistema auxiliar de drenagem, pois nem todas as moléculas presentes no sangue, passam para os capilares sanguíneos.
Os linfonodos são elementos de defesa do organismo e para tanto produzem glóbulos brancos, principalmente linfócitos. Os linfonodos variam muito em forma, tamanho e coloração, ocorrendo geralmente em grupos, embora possam apresentar-se isolados.
Os vasos linfáticos superficiais e profundos atravessam os linfonodos (geralmente vários conjuntos) em seu trajeto no sentido proximal, tornando-se maiores à medida que se fundem com vasos que drenam regiões adjacentes.
Quando há drenagem de proteína estranha de uma área infectada, anticorpos específicos contra a proteína são produzidos por células imunologicamente competentes e/ou linfócitos e enviados para a área infectada.
9) Os órgãos do sistema respiratório, além de dois pulmões, são:
(   ) fossas nasais,
(   ) Lábios,
(    ) faringe (nasofaringe),
(   ) laringe,
(    ) traqueia,
(    ) brônquios (e suas subdivisões),
(    ) bronquíolos (e suas subdivisões),
(    ) diafragma e os
(     ) alvéolos pulmonares reunidos em sacos alveolares.
Assinale a alternativa que corresponda a sequência correta:
V, V, V, V, V, V, V, V, V
V, F, V, V, V, V, V, V, V
V, F, V, F, F, V, V, V, V
F, F, V, V, V, V, V, V, F
10) Com relação a regulação da respiração, marque a alternativa incorreta:
A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
Os sinais para os músculos expiratórios, especialmente os músculos abdominais, são transmitidos para a porção baixa da medula espinhal, para os nervos espinhais que inervam os músculos.
O mais importante músculo da respiração, o diafragma, recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, o nervo trigêmeo, que deixa a medula espinhal na metade superior do pescoço e dirige-se para baixo, através do tórax até o diafragma.
Em condições normais, o centro respiratório (CR) produz, a cada 5 segundos, um impulso nervoso que estimula a contração da musculatura torácica e do diafragma, fazendo-nos inspirar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?