Buscar

Filosofia e Etica Exercicio 5


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia e Etica
1.O fundamento da filosofia surge na Grécia Antiga como um motor à atividade filosófica — por que ou para que se filosofa? Desse modo, o ato de filosofar está intrinsecamente ligado com a relação que se estabelece com o mundo e com a existência. Para tanto, a terminologia do termo “filosofia”, habitualmente, serve como ponto de partida para esse questionamento e essa reflexão.
Acerca do sentido e da significação do termo, assinale a resposta correta.
Resposta correta.
B. Amor à sabedoria.
A junção de philo e sophos indica a filiação da sabedoria ao amor, à vontade e ao desejo em conhecer, ter o saber.Nesse sentido, por mais que haja amor ao questionamento, e o questionamento seja um elo central à reflexão filosófica, a terminologia aponta para outro significado.Isso pode ser aplicado também à vontade de aprender, pois o aprendizado é um componente comum da reflexão filosófica, mas ele, em si, não constitui o significado do ato potencializador da filosofia.Outrossim, é possível dizer que, na terminologia do termo, a sabedoria é um componente da palavra filosofia; já o termo verdade, não.Por fim, o conhecimento (gnosis) e a razão (logos) participam da atividade filosófica, mas não compõem o seu significado.
2.Desde a Antiguidade, com o surgimento da lógica, a filosofia desenvolve e se baseia em métodos conhecidos como indutivos e dedutivos. Nesse contexto, ela passa a se articular sob a organização de argumentos, seguindo uma lógica e assumindo premissas (alegações) para se chegar a uma conclusão.
Acerca do que se entende por argumento dedutivo, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
A. Argumento em que as premissas garantem a verdade da conclusão.
Ao contrário do indutivo, o argumento dedutivo apresenta os elementos necessários para se chegar à conclusão sobre algo.Exemplo: Meu pai tem dois filhos. O mais velho é mais alto que o mais novo. Eu sou o filho mais novo. Logo, sou o mais baixo.Já, quando um argumento se organiza por premissas falsas e conclusão verdadeira, ou vice-versa, se diz que é uma falácia.Exemplo: Cães existem por toda parte. Se um beagle é um cão, há beagles em toda parte.Os argumentos filosóficos podem ser tanto dedutivos quanto indutivos. O mesmo pode ser dito dos filósofos, que podem argumentar sob várias perspectivas e com base em diversas posições, de acordo com a validade do argumentoPor fim, tanto os argumentos dedutivos quanto os indutivos podem apresentar falácias. Estas são tropeços do raciocínio ou são utilizadas para "ganhar" um embate (debate) enquanto retórica.
3.Muitos teóricos, ao longo da tradição filosófica e também de outras matrizes de conhecimento, reconhecem na filosofia o surgimento de diversos saberes que, atualmente, são tidos como autônomos. Isso porque a filosofia se diferencia das demais ciências.
Acerca dessa temática, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
D. A filosofia se preocupa com princípios fundamentais da explicação, definindo também as demais ciências.
A filosofia fundamenta-se pela estruturação do raciocínio sobre as coisas, dando lógica e razão ao conhecimento humano. Por isso, ela se preocupa, de modo geral, com todo o saber humano, não sendo restrito ou específico.Um erro comum é achar que fazer filosofia é dizer coisas "profundas" ou sem sentido. A filosofia tem organização e estrutura que se definem de acordo com a proposição que se busca afirmar ou negar no raciocínio. Por exemplo, se afirmo que a terra é redonda, a justificação dessa alegação é um raciocínio filosófico.Contudo, explicações para a vida não são exclusivas da filosofia. Há ciências específicas para tal, de modo que o conhecimento pode ser tomado com base em outras reflexões, como a religião, por exemplo.De fato, apesar de ciências específicas como a biologia serem fragmentadas, a filosofia pode ser tanto abrangente como particular, de acordo com o questionamento.
4.A metáfora de "claro e escuro" remete à possibilidade de conhecer. Nesse sentido, a claridade está ligada ao olhar, à luz e ao dia — na medida em que só se consegue enxergar quando tudo está dado e iluminado. Essa metáfora tem um valor filosófico muito significativo, pois circunda a questão: o que é “pensar claramente” segundo a filosofia?
A partir dessa reflexão, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
A. A metáfora diz respeito a ser capaz de clarificar várias ideias e opiniões, mas também envolve ser lógico.
É muito comum o uso da metáfora da luz a fim de apontar que o conhecimento "esclarecido" é aquele que foi iluminado, desobstruído, deixou de ser obscuro. Sendo assim, trata-se de ser capaz de clarificar várias ideias e opiniões, mas também envolve o ser lógico: considerar e, às vezes, descobrir razões para as opiniões, junto com a capacidade de avaliar de modo bem-sucedido quando as razões são boas ou não.Por isso, tornar algo claro é permitir que a ideia deixe de ser subjetiva e que todos entendam sem que tenham que recorrer às suas próprias vontades, opiniões e desejos.Um argumento bom deve organizar suas premissas de modo a não favorecer o engano sobre elas.Do mesmo modo, um pensamento claro remete a afastar suas crenças e opiniões. Assim, a verdade é um elemento da filosofia que não é relativo à vontade do indivíduo.Por fim, um erro comum de raciocínio é tomar a falácia como ferramenta da argumentação. É uma estratégia desonesta intelectualmente e apenas "obscurece" o argumento a fim de se ganhar o embate pela "força".
5.O ato de justificar, na filosofia, está associado à validade do argumento. Assim, uma sentença, um argumento ou uma reflexão que não apresente um substrato que a(o) justifique deixa o campo da filosofia e adentra o campo da opinião. Portanto, para um argumento ser válido na filosofia, deve ter alegações justificadas.
A partir dessa reflexão, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
C. Apontar as razões suficientes para tomar a alegação como verdadeira.
Uma alegação verdadeira se baseia em outra também verdadeira. Por isso, toda verdade precisa estar sustentada em outra, seguindo uma lógica causal da relação de verdade.É possível ter raciocínios verdadeiros com premissas falsas, mas isso é um argumento inválido. Nesse sentido, o argumento, ou raciocínio, deve ser fundamentado por completo, e não apenas por um.Obviamente, a conclusão deve estar justificada nas premissas, mas estas também exigem uma justificação que lhes confira uma verdade.

Mais conteúdos dessa disciplina