Buscar

Contextualizada Avaliação - Teoria e Pratica


Prévia do material em texto

Atividade contextualizada – Avaliação: Teoria e Prática
Nome Completo: Lídia da Silva Fernandes Souza
Matrícula: 01351250
Curso: Pedagogia
Entende-se que a escola está mais atrelada a prática de verificação do que a prática da avaliação da aprendizagem que é diagnostica, inclusiva e construtiva, com isso, esta mesma prática atrela-se nas medidas, transformando-as em classificação, ou seja, em notas.
Desta forma existe ainda alguns professores que estão apegados ao ato de examinar seus alunos, sem se preocupar com sua aprendizagem e desenvolvimento educacional. Sendo assim o estudante deverá se dedicar ao máximo aos seus estudos, não só porque os conteúdos sejam importantes, significativos e prazerosos, mais sim porque passarão a ser avaliados por uma prova. No entanto, deve-se atentar ao modelo de avaliação, pois o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade e o desempenho dos estudantes, Segundo LUCKESI (2011), aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente a isso, aprender a prática a avaliação, traduzindo em atos cotidiano, aprender conceitos é fácil, o difícil mesmo é passar da compreensão para a prática (Pg 30), diante disso, uma aprendizagem se torna verdadeira quando se transforma em prática de vida, desse modo o professor está de certa forma utilizando o ato de avaliar na sua prática pedagógica ao modo de acompanhar o desenvolvimento dos educandos, investigando e proporcionando intervenções adequadas para o desempenho dos estudantes, juntamente com as avaliações formativas.
Diante a isso, sabemos que a avaliação formativa tem como foco a formação, ou seja, o aprendizado, ele começa a ser realizado logo após o diagnóstico e segue ao longo de todo o ano letivo. Após os conteúdos serem ensinados em sala de aula, a avaliação formativa é aplicada em forma de exercício e atividades, através deles o aluno faz a retomada de conteúdo, assimila o que aprendeu e consegue expor quais pontos não foram compreendidos, assim, ao mesmo tempo em que valem nota, as avaliações formativas também ensinam o aluno, dessa forma, à mesma é imprescindível para que o professor entenda, ao longo do percurso, se o aluno está seguindo em direção aos objetivos pretendidos e se está apto a avançar para os próximas etapas, porém, ela também traz resultados que possibilitam aos educadores investir na qualidade do ensino e adaptar seu trabalho com base nas necessidades dos alunos.
Neste processo também de define a avaliação somativa quando se finaliza as avaliações e vemos as habilidades e as competências que os alunos adquiriram no final do processo educacional.
Referências
https://www.fazeducacao.com.br/diferenca-entre-avaliacao-diagnostica-formativa-e-somativa#:~:text=A%20diagn%C3%B3stica%2C%20geralmente%2C%20%C3%A9%20feita,final%20desses%20processos%20e%20ciclos.
https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-basica/programas-e-acoes/plataforma-de-avaliacoes-diagnosticas-e-formativas