Buscar

Orientação sexual nas escolas

Prévia do material em texto

.
Orientação sexual nas escolas
 
O que é educação sexual?
A educação sexual para crianças e adolescente não é ensinar fazer sexo. A sexualidade da criança é diferente da do adulto e o foco é o conhecimento do próprio corpo. Muitos associam a sexualidade como sinônimos de relação sexual. Conversar com a criança sobre a sexualidade não estimula a prática sexual precoce, muito pelo contrário”. 
Nas escolas a orientação sexual é tratada como tema transversal e não como disciplina. Ela contribui em diversas áreas, como antropologia, história, economia, sociologia, biologia, medicina, psicologia e outras mais.
Como abordar a educação sexual nas escolas?
No entanto, o ensino nesse momento deve ser muito cuidadoso. As crianças ainda não têm formação para entender muito sobre o assunto, então a recomendação é ensinar o nome correto dos órgãos genitais, mostrar que eles não são motivos de piada e explicar a ideia de privacidade e de respeito ao próprio corpo e ao corpo alheio.
A sexualidade ainda é vista como tabu, pois ainda para alguns adolescentes ela vem acompanhada de dúvidas, repreensões ou traumas. E o trabalho da orientação sexual é exatamente esse proporcionar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa.
1
image1.jpeg

Continue navegando