Buscar

Este não pode simplesmente repousar tranqüilo sobre os hábitos e as tradições da sociedade em que vive



Continue navegando


Prévia do material em texto

Este não pode simplesmente repousar tranqüilo sobre os hábitos e as tradições da sociedade em que vive, ao descobrir que muitas das questões e dos conflitos básicos da vida estão centrados nele mesmo. Cada homem deve resolver, dentro de si mesmo, as questões pelas quais a sociedade sempre assumiu total responsabilidade. Com a promessa de resolver alguns desses conflitos, de proporcionar ao indivíduo um ajustamento mais satisfatório consigo mesmo, bem como um relacionamento mais satisfatório com os outros e com o meio ambiente, a psicoterapia tornou-se um foco significativo de interesse público e profissional.
O terapeuta empenhado nessa abordagem logo aprende que o desenvolvimento da maneira de ver as pessoas que fundamenta essa terapia é um processo contínuo, intimamente relacionado com o esforço de crescimento e integração do próprio terapeuta. Ele só pode ser "não-diretivo" na mesma medida de seu nível de respeito pelos outros dentro de sua própria organização de personalidade.
podemos dizer que o orientador escolhe trabalhar de modo coerente sobre a hipótese de que o indivíduo tem capacidade suficiente para lidar de forma construtiva com todos os aspectos de sua vida que possam, potencialmente, alcançar a percepção consciente. Isto significa a criação de uma situação interpessoal na qual o material possa chegar à consciência do cliente, e uma demonstração significativa da aceitação do cliente, por parte do orientador, como uma pessoa capaz de conduzir a si mesma.