Buscar

bibliotecas e frameworks na linguagem de programação Javascript

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE SERTÃOZINHO – SP
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO WEB
ALEXANDRE VEIGA
PROJETO INTEGRADOR IV:
CST EM ANÁLISE E DSENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
SERTÃOZINHO-SP
2023
ALEXANDRE VEIGA
PROJETO INTEGRADO IV:
CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Trabalho de Projeto integrador IV apresentado como requisito parcial a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Desenvolvimento em Javascript, Desenvolvimento de E-commerce com Cms, Tecnologia Web Service, Programação Web e Desenvolvimento Responsivo.
Orientadores: Prof. Anderson Emidio de Macedo Goncalves, Prof.ª Elisa Antolli Paleari e Romulo de Almeida Neves.
SERTÃOZINHO-SP
2023
Sumário
1	Introdução	4
2	DESENVOLVIMENTO	5
2.1	TAREFA 1	5
2.1.1	Explique a diferença entre bibliotecas e frameworks em Javascript, forneça um exemplo de cada evidenciando suas vantagens e desvantagens e um exemplo de utilização.	5
2.2	TAREFA 2	7
2.2.1	O termo design responsivo foi cunhado por Ethan Marcotte em 2010, e descreveu o uso de três técnicas combinadas:	7
2.3	TAREFA 3	8
2.3.1	Descreva detalhadamente todos os métodos HTTP existentes e cite um exemplo de utilização para cada um deles.	8
2.4	TAREFA 4	10
2.4.1	O REST é um protocolo de comunicação mais recente que surgiu com o objetivo de simplificar o acesso aos Web Services. Este baseia-se no protocolo HTTP e permite utilizar vários formatos para representação de dados, como JSON (um dos mais utilizados), XML, RSS, entre outros.	10
2.5	TAREFA 5	12
2.5.1	Explique o conceito de assincronismo aplicado ao e-commerce, como é gerenciado o fluxo assíncrono de operações, sua importância e forneça um exemplo prático.	12
3	conclusão	13
4	referências	14
Introdução
Neste projeto vamos compreender melhor as diferenças entre bibliotecas e frameworks na linguagem de programação Javascript.
Iremos descrever as três técnicas combinadas do design responsivos, Grids fluidas, Imagens fluidas e Média queries.
Será detalhado todos os métodos HTTP existentes com exemplos.
Sobre o REST descreveremos e explicaremos suas vantagens no seu uso.
Assincronismo aplicado ao e-commerce seu gerenciamento de fluxo e operação, sua importância e um exemplo prático.
DESENVOLVIMENTO
TAREFA 1
Explique a diferença entre bibliotecas e frameworks em Javascript, forneça um exemplo de cada evidenciando suas vantagens e desvantagens e um exemplo de utilização.
Bibliotecas
Uma biblioteca é um conjunto de funções, métodos e classes que podem ser usados em um projeto. As bibliotecas são projetadas para ajudar os desenvolvedores a realizar tarefas específicas, como trabalhar com banco de dados, manipulação de arquivos, ou até mesmo criar interfaces gráficas de usuário. As bibliotecas são geralmente criadas por outros desenvolvedores e são disponibilizadas para uso público.
Usar bibliotecas em seu projeto pode ajudar a economizar tempo e esforço na programação. Em vez de escrever código complexo do zero, você pode usar uma biblioteca que já tenha o que precisa. No entanto, é importante ter em mente que as bibliotecas não fazem todo o trabalho para você. Você ainda precisará escrever o código que usa as funções da biblioteca e integrá-las em seu projeto.
Frameworks
Um framework é um conjunto de ferramentas e recursos que ajudam os desenvolvedores a criar um projeto do zero. Frameworks fornecem uma estrutura para o desenvolvimento de software, definindo as convenções e regras que os desenvolvedores devem seguir. Os frameworks também fornecem bibliotecas pré-construídas, como bibliotecas de banco de dados, que podem ser usadas para construir o projeto.
Usar um framework pode ajudar a garantir que seu projeto siga as melhores práticas de programação. Isso pode resultar em um código mais limpo e organizado, e pode até mesmo ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento. No entanto, os frameworks podem ser mais difíceis de aprender e podem exigir que você siga certas convenções que podem não se adequar ao seu estilo de programação.
A principal diferença entre bibliotecas e frameworks é que as bibliotecas são usadas para realizar tarefas específicas, enquanto os frameworks fornecem uma estrutura para o desenvolvimento de um projeto completo. As bibliotecas são usadas como ferramentas para ajudar a construir o projeto, enquanto os frameworks são usados como um esqueleto para o projeto.
Exemplo de uma biblioteca:
jQuery é a principal biblioteca de Javascript que existe atualmente;
Vantagens do jQuery:
· Ele “entende” que nem todos os navegadores podem possuir os mesmos recursos ou que podem ter recursos iguais, mas com nomes diferentes permitindo uma boa compatibilidade entre os browsers;
· Utiliza seletores CSS para localizar elementos da estrutura de marcação HTML da página;
· Possui arquitetura compatível com instalação de plug-ins e demais extensões;
· Vasta quantidade de plug-ins disponíveis no seu repositório;
· Não há a necessidade de construção de loops para localização de elementos;
· Permite programação encadeada;
· Possibilita criar e inserir novas funcionalidades;
· Excelente documentação;
· Ocupa pouco espaço em disco.
Desvantagens do jQuery:
· As aplicações precisam de um servidor para criar e gerenciar sessões;
· É necessário outro aplicativo para fornecer os dados, escritos em outra linguagem;
· Aplicações mais complexas podem se tornar mais lentas dependendo da máquina utilizada;
· O código-fonte não é tão protegido com jQuery;
· Podem ocorrer conflitos entre scripts dificultando a depuração em alguns casos.
Pode ser usado para selecionar por classe;
Se quiser selecionar elementos com uma determinada classe, utiliza um ponto(.) e o nome da classe.
<pclass="pWithClass">Parágrafo com uma classe.</p>
$(".pWithClass").css("color","blue");
TAREFA 2
O termo design responsivo foi cunhado por Ethan Marcotte em 2010, e descreveu o uso de três técnicas combinadas:
a) Grids fluidas
b) Imagens fluidas
c) Média queries.
a) Grids fluidas é aquele em que as medidas das linhas e colunas são definidas de forma relativa, usando medidas como percentagem. Ao fazer uso de porcentagem, os elementos no grid ocupam espaços relativos ao tamanho da tela. Isso garante a flexibilidade do layout, que se ajusta em função do tamanho da tela [3, 6].
b) Imagens fluidas tornar uma imagem fluida, ou responsiva, é bem simples. Quando você carrega uma imagem em seu site, ela tem largura e altura padrão. Para tornar uma imagem responsiva, você precisa dar um novo valor à sua propriedade de largura. Em seguida, a altura da imagem se ajustará automaticamente. Uma coisa importante a se saber é que você deve usar sempre unidades relativas para a propriedade de largura, como porcentagem, ao invés de unidades absolutas como pixels. 
c) Media queries nada mais é do que uma estrutura do CSS que permite aplicar estilizações especificas para uma página web de acordo com certas condições, fazendo assim com esta página possa se adequar ao layout de tela em diferentes tamanhos e tipos de mídia.
TAREFA 3
Descreva detalhadamente todos os métodos HTTP existentes e cite um exemplo de utilização para cada um deles.
GET
O método GET solicita a representação de um recurso específico. Requisições utilizando o método GET devem retornar apenas dados. Por exemplo, se desejamos visualizar a home de um site enviamos a seguinte requisição: 
GET / HTTP/1.1 Host: www.sitequalquer.com.br 
HEAD
O método HEAD solicita uma resposta de forma idêntica ao método GET, porém sem conter o corpo da resposta.
POSTO método POST é utilizado para submeter uma entidade a um recurso específico, frequentemente causando uma mudança no estado do recurso ou efeitos colaterais no servidor. Os dados enviados são armazenados no corpo da requisição HTTP. POST /cadastro.php HTTP/1.1 Host: www.sitequalquer.com.br nome=Fulano&sobrenome=Detal
PUT
O método PUT substitui todas as atuais representações do recurso de destino pela carga de dados da requisição. PUT /new.html HTTP/1.1
Host: example.com
Content-type: text/html
Content-length: 16
DELETE
O método DELETE remove um recurso específico. DELETE /arquivo.html HTTP/1.1
CONNECT
O método CONNECT estabelece um túnel para o servidor identificado pelo recurso de destino. CONNECT server.exemplo.com:80 HTTP/1.1
Host: server.exemplo.com:80
Proxy-Authorization: basic aGVsbG86d29ybGQ=
OPTIONS
O método OPTIONS é usado para descrever as opções de comunicação com o recurso de destino. curl -X OPTIONS http://example.org -i
TRACE
O método TRACE executa um teste de chamada loop-back junto com o caminho para o recurso de destino.
PATCH
O método PATCH é utilizado para aplicar modificações parciais em um recurso. PATCH /file.txt HTTP/1.1 
Host: www.example.com
Content-Type: application/example
If-Match: "e0023aa4e"
Content-Length: 100
TAREFA 4
O REST é um protocolo de comunicação mais recente que surgiu com o objetivo de simplificar o acesso aos Web Services. Este baseia-se no protocolo HTTP e permite utilizar vários formatos para representação de dados, como JSON (um dos mais utilizados), XML, RSS, entre outros.
1- Descreva e explique as vantagens do uso REST.
REST, ou Representational State Transfer, é um estilo arquitetônico aplicado para fornecer padrões entre sistemas de computador na web, facilitando a comunicação entre eles. Os sistemas em conformidade com REST, muitas vezes conhecidos como sistemas RESTful, são reconhecidos pelo jeito como separam as preocupações do cliente e do servidor. 
No estilo REST, a implementação do cliente e do servidor pode ser feita de forma independente, sem que cada um conheça o outro. Isso significa que o código do lado do cliente pode ser alterado a qualquer momento, sem afetar a operação do servidor, e o contrário também é válido.
Ao utilizar uma interface REST, clientes diferentes atingem os mesmos pontos finais REST, executam ações iguais e recebem as mesmas respostas. Como os sistemas REST interagem por meio de operações padrão sobre recursos, eles não dependem da implementação de interfaces.
Essas restrições ajudam as aplicações RESTful a alcançar maior nível de confiabilidade, além de possibilitar um desempenho rápido e escalável. Todos os componentes podem ser gerenciados, atualizados e reutilizados sem afetar o sistema como um todo, mesmo durante a operação.
Um benefício principal do uso desse estilo, tanto do ponto de vista do cliente quanto do servidor, é que as interações baseadas em REST acontecem usando estruturas que são familiares a qualquer um que esteja acostumado a usar o HTTP da Internet. Um exemplo desse arranjo são as interações baseadas em REST — todas comunicam seu status usando códigos de status HTTP padrão.
Portanto, um erro 404 significa que um recurso solicitado não foi encontrado. Um código 401 quer dizer que a solicitação não foi autorizada. Em um código 200, tudo está ok e, em um 500, houve um erro de aplicação irrecuperável no servidor.
Outro benefício do uso de REST é sua abrangência. No lado do servidor, há uma variedade de frameworks baseados no estilo para ajudar os desenvolvedores a criar serviços web RESTful, incluindo RESTlet e Apache CXF.
Do lado do cliente, todos os novos frameworks JavaScript, tais como JQuery, Node.js, Angular e EmberJS, têm bibliotecas padrão incorporadas em suas APIs, que fazem da utilização de serviços web RESTful e do consumo dos dados baseados em XML ou JSON um esforço relativamente simples.
TAREFA 5
Explique o conceito de assincronismo aplicado ao e-commerce, como é gerenciado o fluxo assíncrono de operações, sua importância e forneça um exemplo prático.
Assincronismo em uma aplicação e-commerce refere-se à capacidade do sistema de executar operações de forma não bloqueante, permitindo que várias tarefas ocorram simultaneamente, sem depender da conclusão imediata de cada uma. Um exemplo de aplicação na prática é, ao realizar o processamento de pagamentos em uma loja online, o sistema não precisa esperar que cada transação seja concluída antes de prosseguir para a próxima.
Assincronismo em aplicações de E-commerce
Em uma aplicação e-commerce, o assincronismo é gerenciado através do uso de threads, filas ou callbacks, que permitem que as operações sejam executadas em paralelo, melhorando a eficiência e a escalabilidade do sistema. Dessa forma, tarefas como processamento de pedidos, envio de confirmações de compra ou atualização de estoque podem ser realizadas em segundo plano.
A importância do assincronismo em e-commerce reside na melhoria da experiência do usuário, evitando atrasos e tempos de resposta lentos. Por exemplo, se o sistema ficasse bloqueado esperando o processamento de um único pedido, outros clientes poderiam enfrentar atrasos em suas interações, prejudicando a eficiência da plataforma.
Com o assincronismo, cada tarefa é executada de forma independente, garantindo que a aplicação possa atender várias requisições simultaneamente, proporcionando uma experiência de compra mais rápida e agradável.
conclusão
Vimos as diferenças entre bibliotecas e frameworks em Javascript, fornecendo um exemplo, o design responsivo com suas três técnicas combinadas, descrevemos detalhadamente todos os métodos HTTP com exemplos de utilizações, o protocolo de comunicação mais recente que surgiu com o objetivo de simplificar o acesso aos Web Services o REST e por fim o assincronismo aplicado ao e-commerce.
Agregando cada vez mais para o desenvolvimento web.
referências
https://www.dio.me/articles/framework-vs-biblioteca-qual-a-diferenca-e-como-escolher-a-melhor-opcao-para-seu-projeto
https://blog.geekhunter.com.br/frameworks-javascript-e-bibliotecas-java/
https://www.freecodecamp.org/portuguese/news/tutorial-de-imagens-responsivas-em-css-como-tornar-as-imagens-responsivas-com-o-css/
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Methods
https://rockcontent.com/br/blog/rest/#:~:text=REST%20%C3%A9%20um%20estilo%20de,r%C3%A1pido%20e%20f%C3%A1cil%20de%20conduzir.
image1.png

Continue navegando