Buscar

Substancias Puras e Misturas

Prévia do material em texto

**Substâncias Puras e Misturas**
Este tópico aborda a distinção entre substâncias puras e misturas, que são conceitos fundamentais na química. 
As substâncias puras são compostas por um único tipo de substância, seja um elemento químico ou um composto químico. Elas têm propriedades físicas e químicas definidas e constantes, como ponto de fusão, ponto de ebulição e composição química fixa. Exemplos de substâncias puras incluem o oxigênio gasoso (O2) e o cloreto de sódio (NaCl).
Já as misturas consistem na combinação de duas ou mais substâncias puras, chamadas de componentes, em proporções variáveis. As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas. Nas misturas homogêneas, os componentes estão uniformemente distribuídos e não é possível distinguir suas partes individualmente a olho nu, como o ar atmosférico. Por outro lado, nas misturas heterogêneas, os componentes são facilmente identificáveis e apresentam diferentes fases, como uma salada de frutas.
Compreender a diferença entre substâncias puras e misturas é essencial para entender a composição da matéria e para realizar análises químicas e físicas. Este conhecimento é aplicado em diversas áreas, desde a indústria química até a pesquisa científica, fornecendo as bases para a compreensão e manipulação da matéria em suas diferentes formas.

Continue navegando