Buscar

AVALIAÇÃO FINAL OBJETIVA - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	
	
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em cada língua os classificadores apresentam suas especificidades, que podem ser constatadas de formas diversas, podendo ser uma desinência ou até mesmo uma partícula colocada entre palavras. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um classificador é um elemento abundante em cada língua e pressupõe um tipo definido de sinalização.
(    ) Na Libras, os classificadores se configuram como marcadores de concordância de gênero, que podemos visualizar quando são sinalizadas pessoas, animais e/ou coisas.
(    ) Um classificador pode ser identificado como uma desinência que acompanha um verbo no estabelecimento de uma concordância.
(    ) As configurações de mão são reconhecidas como classificadores, pois funcionam como marcadores de concordância.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Em Libras utilizamos alguns sinais para indicar o nome dos animais. Tomando por base a figura a seguir, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao sinal indicado:
FONTE DA IMAGEM: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTE ? SED; FUNDAÇÃO
CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE. Vocabulário em língua de sinais. Florianópolis, [2003?].
	
	 a)
	Vaca.
	 b)
	Cachorro.
	 c)
	Galinha.
	 d)
	Porco.
	3.
	Cada sinal em Libras possui característica própria, geralmente se remete a uma letra, palavra, objeto etc. Conforme a frase que está sendo feita, o sinal pode ter sentidos diferentes. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: CAPOVILLA, Fernando Cesar; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico ilustrado trilíngue. São Paulo: EDUSP, 2001.
	
	 a)
	Palavra estudar.
	 b)
	Palavra fedido.
	 c)
	Palavra laranja.
	 d)
	Palavra passado.
	4.
	Segundo os estudos linguísticos, para dar significado a uma língua, existe um sistema de representação ou símbolos que resulta em uma escrita dessa língua. Na Libras também encontramos símbolos para representar sua escrita criada nos Estados Unidos, por volta do ano de 1974. Sobre essa escrita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com base nesses registros, pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos, aprenderam a escrita dos sinais, chamada "sinais vivos".
	 b)
	Com base nesses registros, pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos, aprenderam a escrita dos sinais, chamada "sign writing".
	 c)
	Registros mostram que os pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos aprendendo a escrita dos sinais, chamada "sign línguas".
	 d)
	Registros de pesquisadores dos Estados Unidos, ouvintes e um grupo de surdos aprenderam a escrita dos sinais, chamada "Sign sinais".
	5.
	A surdez-cegueira, na sua forma extrema, significa simplesmente que uma pessoa não pode ver e não pode ouvir, devendo depender total e completamente do tato para se comunicar com os outros, é nesse contexto que o profissional guia-intérprete de língua de sinais tem atuado. Sobre esse profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O guia-intérprete é o profissional que faz a mediação entre o mundo e o surdocego.
(    ) Esse profissional passa a descrever todos os acontecimentos, a fim de que o surdocego se aproprie das situações ao seu redor.
(    ) Dá-se preferência para atuarem como guia-intérprete pessoas surdas.
(    ) O guia-intérprete é o elo do deficiente físico que necessita de uma comunicação diferente com o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Os estudos sobre a literatura surda, inseridos na cultura pelos próprios surdos, são um tanto recentes no panorama acadêmico, propiciando reflexões sobre a aquisição de escrita e na Língua Portuguesa como (L2), de forma a contribuir para novas formas literárias. Leia o poema da autora surda Shiely Vilhauva:
Sabe...
Quantas vezes cheguei perto para falar e não consegui...
Quantas vezes meus olhos falaram e você nem ligou...
Quantas vezes minhas mãos chamaram e você nem se importou...
Sobre a importância da aquisição da (LP) como (L2) escrita para comunidade surda, analise as sentenças a seguir:
I- Pelo seu déficit auditivo, não há o impedimento para a aquisição da língua de modo oral-auditivo e escrito.
II- Utilizar estratégias cognitivas para aquisição da língua escrita vai ser determinante para o indivíduo surdo.
III- Deve-se pensar e criar diferentes formas de ação educativa para educação dos surdos.
IV- No Brasil, existem vários trabalhos dedicados ao estudo da aquisição da (LS) escrita para surdo e não na (LP).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VILHAUVA, S. Despertar do silêncio. Rio de Janeiro: Arara azul, 2004.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Para trabalhar com surdo, devemos utilizar várias tipos de materiais; o material concreto auxilia muito sua aprendizagem, assim como trabalhar com cores variadas. Tomando por base a figura a seguir, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao seguinte sinal:
FONTE DA IMAGEM: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTE ? SED; FUNDAÇÃO
CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE. Vocabulário em língua de sinais. Florianópolis, [2003?].
	
	 a)
	Azul.
	 b)
	Rosa.
	 c)
	Preta.
	 d)
	Branca.
	8.
	Ao longo da história, sempre houve grupos minoritários que sofreram com a chamada "cultura da maioria", é o caso da comunidade surda que viveu com as imposições da cultura ouvintista. Um dos elementos que faz parte da afirmação da identidade dos surdos é a língua "Libras". Sobre as identidades surdas, analise as sentenças a seguir:
I- Identidade Flutuante: na qual o surdo se espelha na representação de hegemonia do ouvinte, vivendo e se manifestando de acordo com o mundo ouvinte.
II- Identidade Híbrida: reconhecida nos surdos que nasceram ouvintes e se ensurdeceram, tendo presentes as duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral.
III- Identidade Surda: na qual o contato dos surdos com a comunidade surda é tardio, o que faz passar para a comunicação visual-oral.
IV- Identidade Inconformada: na qual o surdo não consegue captar a representação da identidade ouvinte, hegemônica, e se sente numa identidade subalterna.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	A abordagem oralista vigorou durante muitos anos na educação dos surdos e em seus contatos familiares. Naquela época, a língua de sinais foi até proibida, privando os indivíduos surdos de ter uma língua de fato, usavam alguns elementos que classificavam esse método oralista. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante essa abordagem eram destacados três elementos: o treinamento auditivo, a leitura labial e o desenvolvimento da fala.
(    ) Durante essa abordagem, o uso de prótese individual para amplificação de sons não é fundamental, porque não contribui para a oralização.
(    ) É uma abordagem que continua a ser usada durante a aprendizagem dos surdos e é considerada pelos profissionais da área a melhor opção.
(    ) Hoje as práticas oralistas são de livre escolha do indivíduo e da família, como uma alternativa, não mais como a melhor opção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	A inclusão do aluno surdo deve acontecerdesde a Educação infantil até a Educação Superior. Isso implica no domínio da língua escrita, dificultando o acesso e a permanência desse aluno nas universidades, constituindo um desafio para as instituições e os profissionais envolvidos. Sassaki (2009) indica características para uma Instituição Inclusiva. Neste sentido, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ter uma filosofia de que todas as crianças pertencem à escola e à comunidade, e que podem aprender juntos.
(    ) Os professores falam menos e assessoram mais, e os psicólogos atuam junto aos professores nas salas de aulas.
(    ) Defender testes e avaliações padronizadas, como forma de avaliar o progresso do aluno rumo aos respectivos objetivos.
(    ) Todos os ambientes físicos são acessíveis e, quando necessário, é oferecida uma tecnologia assistiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	11.
	(ENADE, 2014) Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
FONTE: VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
	 a)
	Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
	 b)
	Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
	 c)
	Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
	 d)
	Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
	12.
	(ENADE, 2014) A lei n° 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Essa alteração decorre da Emenda Constitucional n° 59, de 11 de novembro de 2009, a qual garante que a medida deverá ser implementada progressivamente até 2016.
Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada de teor desses dispositivos legais,de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública. Com relação às novas demandas da Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	I, III e IV.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	II e III.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina