Buscar

1 Aprendizagem Significativa

Prévia do material em texto

Aprendizagem Significativa
	David Paul Ausubel vivia com dificuldades escolares, não se sentia bem no ambiente escolar entre seus colegas e professores. Ausubel, à partir disso, pesquisou sobre com a aprendizagem acontece e as discrepâncias da sala de aula.
	Ausubel defende a aprendizagem possui 2 eixos: aprendizagem por descoberta ou receptiva e aprendizagem mecânica ou significativa.
	A aprendizagem por descoberta ou receptiva refere-se ao processo de organização do processo de aprendizagem. Como o aluno recebe os conceitos: de modo pronto ou os descobre.
	A aprendizagem mecânica ou significativa refere-se a como o material a ser aprendido foi introduzido, se foi relacionado ao que já foi aprendido. Aqui o conteúdo novo deve relacionar-se com o conteúdo que já existe anteriormente nos conceitos dos alunos.
	Como ocorre a aprendizagem significativa:
	Conteúdo subsunçor – conceitos prévios que dão margem para o encaixe de novo conhecimento. 
	Organizadores prévios – informações introdutórias que provocam os subsunçores pertinentes.
	Inclusão obliteradora: o novo material, ao ser encaixado, altera a estrutura toda, não sendo mais possível discernir o que é novo do que já havia.
	Assimilação: é o momento final, quando toda a estrutura foi modificada.
	A hierarquia na aprendizagem de conceitos:
	Os subsunçores podem ser mais amplos, mais restritos ou equivalentes aos novos conceitos. Ocorre a diferenciação progressiva dos conceitos – como o conceito de cão e a ramificação de significados e variações do conceito de cão. Aprendizagem subordinada: quando os subsunçores são mais amplos que o novo material a ser aprendido.
	Entretanto, em oposição ao conceito anterior, na aprendizagem supra ordenada, quando o subsunçor é mais restrito que o novo material, estabelece-se a posição superior do novo conceito. O processo aqui é de reconciliação integradora. Significa o reajustamento das relações dos conceitos subordinados e os de posição superior, de modo a manter a coerência. 
	Cita-se ainda a aprendizagem combinatória – onde os conhecimentos prévios e o novo material possuem um nível hierárquico conceitual equivalente dentro da estrutura cognitiva. Esse processo pode tanto conduzir a uma diferenciação progressiva quanto a uma reconciliação integradora.

Mais conteúdos dessa disciplina