Buscar

Benefícios do Whey Protein


Prévia do material em texto

Afinal, o que é o whey protein?
O whey protein é um suplemento alimentar proteico feito a partir da proteína do soro do leite, composto de aminoácidos essenciais como a leucina, BCAA e glutamina, além de antioxidantes que auxiliam no condicionamento durante a prática da atividade física.
As principais proteínas do suplemento são as alfa e beta-globulinas. Vamos entender mais sobre elas?
As alfa-globulinas são um grupo de proteínas sanguíneas que ajudam no transporte de lipídios, íons e vitaminas, contribuindo com a coagulação do sangue e participando da defesa do organismo.
A beta-globulina é a proteína que trabalha no transporte de ferro plasmático, que atua na prevenção da falta de ferro no organismo, que pode causar anemia ferropriva.
Para que serve e quais são os benefícios do whey protein?
Além das proteínas e dos aminoácidos, o whey protein tem alta concentração de cálcio, trazendo benefícios para a saúde óssea do corpo.
O consumo do suplemento pode ajudar no aumento da força e da massa muscular após a prática de atividades intensas. Auxiliando também na recuperação muscular, na hipertrofia e na suplementação alimentar. O suplemento também traz os seguintes benefícios:
· Fortalece o sistema imunológico;
· Ajuda no processo de cicatrização;
· Previne o envelhecimento precoce;
· Controla a pressão sanguínea;
· Aumenta a saciedade e a imunidade;
· Possui ação antioxidante.
Por todos esses motivos seu uso é bastante disseminado entre atletas profissionais e amadores.
Quando o uso do whey protein é recomendado?
O uso do suplemento é recomendado para pessoas que estão com déficit nutricional ou para atletas de médio e alto desempenho que não conseguem, apenas por meio da alimentação, atingir os níveis ideais de proteína ao longo do dia, ou quando o corpo tem uma recuperação muscular mais lenta.
“Além de ajudar os desportistas a ter um rendimento melhor nos exercícios físicos, o whey protein também pode ser utilizado para ajudar no ganho de peso em pessoas desnutridas ou com problemas para ganhar e manter peso. Porém, o consumo deve ser feito sob orientação de um profissional”, explica a nutricionista Renata Avelar.
Qual a quantidade que devo consumir de whey protein?
Não existe uma tabela pronta indicando quantas vezes por dia pode ou não tomar o suplemento, esse cálculo vai variar de acordo com o objetivo individual do atleta.
Por isso, o consumo deve ser avaliado por um profissional da nutrição ou médico, pois eles conseguem identificar a necessidade de proteína extra para cada pessoa.
Alguns fatores podem influenciar na quantidade de suplemento ingerida por dia, como:
· Ingestão de proteína diária;
· Saúde do atleta;
· Tipo de proteína recomendada;
· Falta ou excesso de nutrientes;
· Idade;
· Rotina de alimentação.
“Vale destacar que quando o corpo estiver em repouso, uma dieta rica em proteínas fornece a quantidade necessária de nutrientes, não sendo necessário o consumo do whey nos dias em que não vá fazer atividade física”, pontua a nutricionista.
Whey protein isolado, concentrado ou hidrolisado?
Para que serve o whey protein isolado
Esse tipo de suplemento é o mais recomendado para intolerantes à lactose. Possui alta concentração de proteína e baixo teor de gorduras e carboidratos. Indicado para pessoas que desejam ganhar massa magra, perder medidas e que praticam atividade física de forma regular e de alta intensidade.
Para que serve o whey protein concentrado
Com função semelhante ao whey protein isolado, essa versão tem um melhor custo-benefício. Possui uma quantidade menor de proteínas e uma quantidade maior de carboidratos quando comparada à versão isolada ou hidrolisada. Ela não é recomendada para quem tem intolerância à proteína do leite, pois contém lactose.
Para que serve o Whey protein hidrolisado
A principal característica desse suplemento é a rápida absorção. Contém baixa quantidade de gorduras e carboidratos, com destaque para a alta concentração de proteínas hidrolisadas, que ajudam na absorção mais rápida dos nutrientes permitindo que o tecido muscular se recupere mais rápido. Por conta disso, é o whey protein mais caro e seu uso é mais recomendado para atletas de alta performance.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina