Buscar

trbalho Cancer

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR CHAVES
BIOLOGIA 
TEMA: PETROLEO E PRODUTOS DERIVADOS
EMYLLE VIEIRA DA SILVA; MARCELA APARECIDA SILVA SOARES; VICTOR AFONSO; WELLINGTON DA SILVA GREGÓRIO; MAYCON AUGUSTO; JOÃO A. DE OLIVEIRA NETO; GUSTAVO BOAVENTURA SOARES; JULIA SILVA .
TURMA: 1° ANO 1004 
PROFESSORA: PRISCILA MOREIRA
UBERABA – MG
2017
INTRUDUÇÃO
  O petróleo é um dos produtos mais valorizados e utilizados do mundo, por isso é de primordial importância que o conheçamos e saibamos suas formas de utilização, consequência de uso, produtos derivados e até mesmo sua história e origem. 
     Ele é utilizado para fazer gasolina, querosene de aviação que é combustível de aviões e querosene de iluminação que é utilizado como fonte de luz ou combustível doméstico, também serve para produzir gasóleo que é utilizado em motores de ignição por compressão ou para aquecimento, também é utilizado em lubrificantes que reduzem o atrito e o desgaste entre duas superfícies. Além de tudo isso, o petróleo gera brigas políticas, guerras, disputas, e ultimamente, tem sido utilizado para quase tudo, haja vista a variedade de produtos que são fabricados utilizando-o como matéria prima. 
Surgimento do petróleo
 
 A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha reservatório.
É de aceitação para a maioria dos geólogos e geoquímicos, que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação.
Uma outra hipótese, datada do século XIX, defende que o petróleo teve uma origem inorgânica, a partir dos depósitos de carbono que possivelmente foram formados com a formação da Terra.
Resumindo, há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos. Substância inflamável, possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
 
Uso e derivados
 
Gás liquefeito de petróleo (GLP) - consiste de uma fração composta por propano e butano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.
Gasolina - é um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil. Consiste de uma mistura de isômeros de hidrocarbonetos de C5 a C9, obtida primeiramente por destilação e por outros processos nas refinarias. Hoje em dia, com a finalidade de baratear e aumentar a octanagem da gasolina, são adicionados outros produtos não derivados de petróleo à gasolina, como, por exemplo, o metanol e o etanol. Uma curiosidade foi a introdução da gasolina na aviação, tendo início junto com o 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, no qual se utilizava um motor de carro.
Querosene - o querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido da destilação fracionada do petróleo in natura, com ponto de ebulição variando de 150 °C a 300 °C. O querosene não é mais o principal produto de utilização industrial, mas é largamente utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, tendo ainda aplicações como solventes. Tem como característica produzir queima isenta de odor e fumaça.
Óleo diesel - é um combustível empregado em motores diesel. É um líquido mais viscoso que a gasolina, possuindo fluorescência azul. Sua característica primordial é a viscosidade, considerando que, através dessa propriedade, é garantida a lubrificação. É comum a presença de compostos de enxofre no óleo diesel, cuja combustão dá origem a óxido e ácidos corrosivos e nocivos aos seres vivos, que geram a chuva ácida. O despertar da consciência de preservação do meio ambiente está induzindo os refinadores a instalar processos de hidrodessulfuração para reduzir o teor de enxofre.
Parafinas - É um produto comercial versátil, de aplicação industrial bastante ampla, como, por exemplo: impermeabilizante de papéis, gomas de mascar, explosivos, lápis, revestimentos internos de barris, revestimentos de pneus e mangueiras, entre outras.
Extração de Petróleo 
 
 A extração do petróleo consiste no processo pelo qual o petróleo utilizável é extraído e removido do subsolo, considerando que o mesmo se encontra em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar.
O processo de extração do petróleo e também do gás, é variável, acontece de acordo com a profundidade em que o material se encontra, considerando que ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou em milhares de metros abaixo do nível do mar.
As reservas e campos descobertos pelo Brasil colocam nosso país entre os maiores produtores do planeta, com o terceiro maior campo do mundo no campo Pão de Açúcar, descoberto em 2008.
Muito dinheiro é investido na extração do petróleo e gás, considerando que a exploração deste tipo de campo é um processo trabalhoso e muito caro. Com a produção feita na bacia de Santos, por exemplo, as mega reservas nos garantem muito dinheiro para fortalecimento da economia, considerando o investimento das empresas nacionais (como a Petrobras, a maior do segmento) na extração do petróleo e gás.
Como é feito o processo de extração do petróleo e gás
Para realizar a extração do petróleo e gás, são necessários três passos básicos: Prospecção, perfuração e extração. No passo de prospecção, é feita a localização de bacias sedimentares, através da análise detalhada do solo e do subsolo.
Através de equipamentos como gravímetros, magnetômetros, farejadores e sismólogos, os geólogos podem analisar as condições e localizações de bacias sedimentares na superfície.
Na fase de perfuração, são descobertas as jazidas de petróleo e são realizadas as marcações com coordenadas GPS e boias marcadoras, posicionadas sobre a água do mar. Se a análise é feita na terra, é realizada a perfuração do solo de um primeiro poço, considerando a perfuração de outros poços quando o petróleo é identificado e quando a extração é avaliada como viável economicamente.
As perfurações são feitas em terra por meio de sondas de perfuração, enquanto no mar, são realizadas por meio de plataformas marítimas.
Por fim, na fase de extração, o petróleo é encontrado acima da água salgada contando com uma camada gasosa de alta pressão logo abaixo do mesmo. Quando o poço é então perfurado, o petróleo pode jorrar até a superfície graças à pressão do gás, diminuindo o bombardeamento de petróleo para a superfície e garantindo que o material seja extraído com total segurança por meio de bombas em plataformas e outros equipamentos especiais.
 
Principais países produtores de petróleo
 
 Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais. 
 
O Petróleo no Brasil 
 
 Podemos dizer que a História do Petróleo no Brasil teve início em 1892. Neste ano, o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou o primeiro poço em busca de petróleo em sua fazenda na cidade de Bofete (interior do estado de São Paulo). Porém, o poço de 488 metrosde profundidade teve come resultado apenas água sulfurosa. Foi a primeira tentativa de se encontrar petróleo em território brasileiro.
 Em 1938 foi criado o Conselho Nacional de Petróleo. Foi somente em 1939, no bairro de Lobato (Salvador- BA) que foi descoberta a primeira jazida de petróleo explorável comercialmente. 
 No ano de 1948 é criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, cujo objetivo era coordenar a campanha "O petróleo é nosso". 
Em 1949 entra em operação, na região do Recôncavo Baiano, o primeiro oleoduto brasileiro.
 Em 1950 ocorre a instalação da refinaria Landulfo Alves no município baiano de Mataripe. 
 Em 1950 o primeiro petroleiro (embarcação de transporte de petróleo) é lançado ao mar.
 Em 3 de outubro de 1953 é fundada a Petrobrás (empresa estatal) e instituído através de lei o monopólio na extração e refino do petróleo em território nacional.
  Em 1954 entra em operação a Petrobrás.
  Em 1968 ocorre a primeira descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema em Sergipe. Para aumentar a pesquisa de novas jazidas de petróleo no Brasil, em 1975 são adotados os contratos de risco entre a Petrobrás e empresas privadas.
  Em 1997 é sancionada a lei que quebra o monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo no Brasil.
  Em 2006 é alcançada a autossuficiência temporária em petróleo. Em janeiro de 2009 começa a operar a plataforma de petróleo da Petrobrás P-51, a primeira construída 100% no Brasil.
  Em setembro de 2008, começa a primeira produção no pré-sal no campo de Jubarte (a Bacia de Campos, litoral sul do estado do Espírito Santo).
  Em 2016, o Brasil se tornou o maior produtor de petróleo da América Latina com 918,7 milhões de barris. Foi um crescimento de 3,2% em relação ao ano de 2015. O Brasil já é o 10º maior produtor de petróleo do mundo.
Combustíveis Fósseis e outros
 Os combustíveis fósseis incluem o petróleo e seus derivados, o carvão mineral e o gás natural, todos formados pela decomposição de organismos vivos. 
Refinaria de petróleo onde são obtidos os derivados deste que é o combustível fóssil mais usado atualmente a maior parte da demanda mundial de energia (cerca de 75%) é suprida por meio da utilização de combustíveis fósseis, que são aqueles originados da decomposição de organismos animais e vegetais durante milhares de anos em camadas profundas do solo ou do fundo do mar. Os principais combustíveis fósseis são o petróleo, o gás natural e o carvão.
O uso dos combustíveis fósseis começou principalmente em meados do século XVIII com o advento da Revolução Industrial. O primeiro combustível fóssil que se tornou a fonte de energia mundial mais importante foi o carvão mineral, também chamado de carvão natural. Nessa época, o calor gerado na sua queima era utilizado na produção de vapor que movimentava máquinas, locomotivas e navios. O carvão mineral é formado pela fossilização da madeira, que vai perdendo água, dióxido de carbono e metano com o passar do tempo, o que produz uma mistura de substâncias complexas ricas em carbono.
No entanto, havia vários inconvenientes, como a dificuldade no transporte, as cinzas que ficavam como resíduos e, principalmente, o fato de ser altamente poluente porque possui muitas impurezas, entre eles o enxofre. Assim, ao ser queimado, além dos produtos normais oriundos da combustão que falaremos mais adiante e que já geram poluição, o carvão mineral libera também grande quantidade de óxidos de enxofre que reagem com a água da chuva e formam a chuva ácida.
Hoje o carvão corresponde a 6% da oferta de energia primária no Brasil. O carvão mineral é um combustível fóssil
O petróleo é, na atualidade, o combustível fóssil de maior aplicação comercial, pois, nas refinarias, ele passa por um processo em que são obtidos os seus derivados, tais como a gasolina — que detém entre todos a maior importância econômica —, o óleo diesel, o querosene e o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Além disso, esses derivados também são usados como matéria-prima na produção de plásticos e borrachas tão usados em nossa sociedade.
O petróleo e seus derivados correspondem a 37% da oferta de energia primária no Brasil.

Mais conteúdos dessa disciplina