Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
“A Educação de Jovens e Adultos nasceu na década de 1940 com a criação do Serviço de Educação de Adultos (SEA), em 1947, pelo Departamento Nacional de Educação e Saúde. Dentre os seus objetivos estava a coordenação e integração das ações educacionais voltadas para adolescentes e adultos, a distribuição de materiais didáticos e a mobilização tanto da sociedade civil quanto das esferas governamentais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ALMEIDA, Adriana de; CORSO, Angela Maria. Educação de jovens e adultos: Interfaces política, histórica e pedagógica. <http://repositorio.unicentro.br/bitstream/123456789/338/1/EDUCA%C3%87%C3%83O%20DE%20JOVENS%20E%20ADULTOS.pdf>. Acesso em 07 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base educação de jovens e adultos, a educação de jovens e adultos está atrelada à desigualdade social. Quais são os fatores que desencadeiam essa relação? Analise as afirmativas a seguir:
I. Baixa escolaridade; ideologia relacionada a trabalho no campo e estudo.
II. Inclusão social; formação adequada de professores.
III. Exclusão social; inserção nas relações de trabalho.
IV. Deficiência na formação dos professores; prática tardia da educação escolar pública e da educação de adultos no país.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	II e III.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	I e II.
Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No final da década de 1950 e início da década de 1960, ocorria um forte embate por reformas de base, e a Educação de Jovens e Adultos [...] passa a se constituir em uma espécie de pomo de discórdia de natureza política, social, cultural e pedagógica [...]. Ao lado de práticas pedagógicas baseadas no entendimento de que o processo educativo deve suprir a não-escolarização na idade considerada própria e diminuir a suposta marginalização cultural da população [...], cresce uma concepção onde o processo educativo é visto como emancipador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VENTURA, Jaqueline P. Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil: Revendo alguns marcos históricos. <http://www.uff.br/ejatrabalhadores/artigo-01.htm>. Acesso em: 05 de fev. 2017.
De acordo com o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos no que se refere aos aspectos político-pedagógicos ligados à Educação de Jovens e Adultos no final da década de 1950, leia as afirmativas abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. (  ) No cenário político da época, o objetivo com a educação era estimular a consciência crítica, possibilitando aos sujeitos da educação transformarem a si mesmos e a sua situação vivida no mundo.
II. (  ) A concepção pedagógica da época se modificava, pois buscava a superação das dimensões instrumentais e valorizava a interação professor-educandos. Os educandos, por sua vez, eram identificados como seres concretos, históricos e com saberes do mundo.
III. (  ) Na visão política da época, a educação deveria continuar com a concepção tradicional, colocando o educando como sujeito oprimido e partícipe de uma educação que reproduzia uma prática educacional “bancária”.
IV. (  ) A concepção pedagógica no final desta década buscava contribuir para a sociedade opressora, desvalorizando a relação professor-aluno, deixando clara a condição de sujeito detentor do conhecimento por parte dos educadores.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – F
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
"A oferta de EJA no Brasil vem sendo marcada historicamente pela presença de dois atores: o Estado e a sociedade civil. [...] A partir dos anos 1990, a prática das parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil recrudesceu, e passou a ser utilizada como estratégia em diferentes contextos e escalas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Hugo Henrique Alves; MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. As parcerias entre Estado e sociedade civil na oferta de EJA. <http://www.anped.org.br/sites/default/files/poster-gt18-4273.pdf>. Acesso em 16 mar. 2017.
Segundo os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os programas de EJA efetivados por meio de parcerias entre o Estado e a sociedade civil, o programa de EJA, destinado a jovens de 15 a 17 anos, que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional é denominado de:
	
	A
	Programa Brasil Alfabetizado.
	
	B
	Programa Alfabetização Solidária.
	
	C
	Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
	
	D
	Projovem Campo - Saberes da Terra.
	
	E
	Projovem Integrado – Adolescente.
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia a citação a seguir:  
“[No] 2º Congresso [Nacional de Educação de Adultos, as] delegações participantes enfatizaram [...] a precariedade dos prédios escolares, a inadequação dos métodos de ensino e a falta de qualificação profissional para atender o adulto analfabeto. Estava presente a delegação de Pernambuco, composta, entre outros educadores, por Paulo Freire, fazendo outras críticas, evidenciando a necessidade de uma maior comunicação entre educador e educando, bem como a necessidade de se adequar os conteúdos e os métodos de ensino às características socioculturais do aluno adulto pertencente às classes populares”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SANTOS, Edicleia A. A. dos; OLIVEIRA, Rita de C. de. Resgate do Histórico do Analfabetismo Adulto no Brasil: Um caminho ainda por se construir, p. 9. <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada6/trabalhos/819/819.pdf>. Acesso em 16 de mar. 2017.
De acordo com a citação acima e o livro-base A Educação de Jovens e Adultos sobre as reflexões de Freire sobre a concepção de alfabetização como ato de conhecimento, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. Para esta concepção de alfabetização, os analfabetos são seres concretos, criadores e recriadores, são sujeitos que pensam e que produzem saberes na sua prática social.
II. Esta concepção de alfabetização apresenta, como uma de suas características, uma prática educativa baseada na opressão.
III. Para esta concepção de alfabetização, os únicos seres considerados concretos, criadores e recriadores, bem como sujeitos ativos capazes de interagir, pensar e produzir são os alfabetizados e letrados.
IV. Esta concepção de alfabetização apresenta, como uma de suas características, uma prática educativa baseada no diálogo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV
	
	B
	I e II
	
	C
	II e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"O Programa Alfabetização Solidária era um subprograma da Comunidade Solidária, estratégia do governo para a gestão das políticas públicas, que desenvolvia programas inovadores. No entanto, algumas das suas características inovadoras, tais como parcerias com empresas, duração dos módulos, mudança de alfabetizador após seis meses de desempenho, utilização de alfabetizadores leigos, entre outras, só podem ser entendidas se o Programa for considerado a partir do seu contexto histórico."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARREYRO, Gladys Beatriz. O "Programa Alfabetização Solidária": Terceirização no contexto da reforma do Estado. Educar em revista [online], Curitiba, n. 38, p.175-191,2010. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000300012>. Acesso em 07 mar. 2017.
De acordo os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre programas e projetos de EJA brasileiros, o Programa Alfabetização Solidária é caracterizado como:
I. Todo o trabalho que é desenvolvido com base em parcerias mantidas com o Ministério da Educação, empresas, pessoas físicas, organizações, governos municipais e estaduais, instituições de ensino superior e outras.
II. Aquele que visa sensibilizar a sociedade civil, bem como organismos governamentais, nacionais, internacionais, estrangeiros, bilaterais e multilaterais no sentido de criarem instrumentos que viabilizem programas educacionais para a promoção da qualidade de vida das famílias de baixa renda, visando o desenvolvimento sustentável.
III. Aquele que tem, entre os objetivos, manter convênios com entidades privadas de ensino, para proporcionar trabalhos de coordenação e alfabetização com o público escolar, especialmente para alunos com idade de 10 a 15 anos que ainda não foram alfabetizados.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e II
	
	D
	I e III
	
	E
	III

Mais conteúdos dessa disciplina