Buscar

ANÁLISE SWOT MAGAZINE LUIZA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise SWOT – Magazine Luiza
	Forças
	Fraquezas
	· Múltiplos canais de atendimento
· Grande reputação no mercado nacional
· Grande número de lojas físicas
· Qualidade de atendimento
· Preservação da Cultura
· Agilidade nas decisões
· Liderança forte
· Funcionários fiéis
· Ousadia e pioneirismo
	· Dificuldades com o crescimento acelerado de lojas
· Alto custo operacional
· Grande estoque de mercadorias
· Manter a cultura na transição de gestão
	Oportunidades
	Ameaças
	· Aquisição de pequenas redes varejistas em municípios afastados das grandes cidades
· Aprimoramento da cultura digital
· Liberação do FGTS
	· Crise econômica/desemprego
· Amazon no Brasil
· Ampliação virtual da concorrência
· Abertura de marketplace da concorrência
Forças:
· Múltiplos canais de atendimento: Lojas físicas, lojas físicas virtuais, televendas, plataformas, e-commerce, Magazine e você, venda corporativa.
· Grande reputação no mercado nacional: Selo diamante na Certificação EBIT (índice que reflete a satisfação dos consumidores) e classificação RA1000 para empresas que possuem excelentes índices de atendimento no Reclame Aqui.
· Grande número de lojas físicas: Mais de 800 unidades, incluindo lojas físicas virtuais.
· Qualidade de atendimento: Atrelado aos valores praticados pela empresa, tem boas classificações em medidores de satisfação do cliente e funcionários altamente treinados.
· Preservação da cultura: Programa de imersão para novos gerentes, funcionários altamente treinados e preservação de valores, todos falam a mesma língua.
· Agilidade nas decisões: A empresa não se paralisa diante de impasses e assim, aproveitam outras oportunidades que surgem, como o caso das aquisições de lojas ao sul do Brasil, quando o plano era seguir para Belo Horizonte.
· Liderança Forte: A gestão da empresa abre espaço para sugestões das equipes, existe proximidade dos funcionários, a Luiza Helena – atual presidente do Conselho; é vista como líder inspiradora. 
· Funcionários fieis: A empresa está há duas décadas no ranking de Great Place to Work, sendo o 2° lugar geral do ranking de 2018. Existe uma boa comunicação com os funcionários, chamados de magalus. A empresa disponibiliza diversos canais de comunicação como, rede social própria, canal de TV e emissora de rádio. Os magalus possuem autonomia para sugerir ofertas, fechar vendas e avaliar créditos, visto que o sistema de remuneração é atrelado a isso.
· Ousadia e Pioneirismo: LuizaCred (2001), primeira financeira cujo sócios são um banco (Unibanco) e uma rede de varejo; Lojas físicas virtuais, que são lojas sem produtos expostos, as compras são feitas por computador. Hoje em dia possuem 180 unidades e o investimento gira em torno de 15% do investimento em uma loja física convencional.
Fraquezas:
· Dificuldades com o crescimento acelerado de lojas: Treinar os colaboradores a tempo para manter o nível de qualidade de atendimento.
· Alto custo operacional: Com mais de 800 lojas físicas, o custo para manter as operações, incluindo logística é muito elevado.
· Grande estoque de mercadorias: O que também contribui para a elevação de custos, devido ao grande rol de produtos disponibilizados para vendas.
· Manter a cultura na transição de gestão: No final de 2015, a empresa anunciou para o ano de 2016 a alteração da presidência da Magazine Luiza, da Luiza Helena para seu filho Frederico Trajano. Hoje, Luiza Helena é presidente do Conselho.
Oportunidades:
· Aquisição de pequenas redes varejistas em municípios afastados das grandes cidades: Ampliação de mercado onde as grandes varejistas não atuam, aumentando o Market share.
· Aprimoramento da cultura digital: Tanto nas lojas físicas com investimentos em equipamentos mais tecnológicos para gestão de estoque e vendas, quanto na plataforma digital com retirada dos itens do Marketplace nas lojas físicas da Magazine Luiza.
· Liberação do FGTS: A liberação de parte do saldo do FGTS é uma oportunidade para impulsionar as vendas.
Ameaças:
· Crise econômica/desemprego: A crise econômica no Brasil retraiu as vendas, devido ao grande número de desempregados, e isso pode fazer aumentar também o número de inadimplentes.
· Amazon no Brasil: a entrada da Amazon no Brasil pode influenciar fortemente nos resultados da Magazine Luiza.
· Ampliação virtual da concorrência: Aumento no atendimento virtual e da multicanalidade da concorrência com propostas como “retire aqui”.
· Abertura de marketplace da concorrência: As grandes varejistas estão ampliando o mercado com a abertura de marketplace.
Perspectiva para o Segmento
· Crescimento das vendas por internet no segmento de eletroeletrônicos, de acordo com a consultoria Ebit Nielsen, previsão de aumento de 15%, além dos resultados em geral do e-commerce, que vem ganhando grande notoriedade no cenário de vendas.
· Crescimento dos resultados no último semestre de 2019 devido à disponibilidade de parte do saldo do FGTS.
· Votação de reformas apostando no impulsionamento da economia, ainda que a geração de empregos ocorra de forma discreta inicialmente.
· Omnichannel.
Referências
BORINI, Amanda Sanchez; SILVA, Andreia Ribeiro, et al. ESTRATÉGIA DE MARKETING: caso Magazine Luiza em Nova Andradina-MS. II Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação. Mato Grosso do Sul, 2018.
REVISTA EXAME. 5 lições do Magazine Luiza, segundo Harvard. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/revista-exame/5-licoes-do-magazine-luiza-segundo-harvard-m0078722/>. Acesso em: 05/10/2019.
REVISTA EXAME. A fórmula do Magazine Luiza para sobreviver na crise. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/revista-exame/a-nova-cara-da-luiza/>. Acesso em: 05/10/2019.
MAGAZINE LUIZA. RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE 2017. Disponível em: <https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Relatorio-Anual?=BbuKf7H6X12vxuD6Hytzyw==>. Acesso em: 05/10/2019.

Mais conteúdos dessa disciplina