Buscar

Se, por um lado, Descartes desenvolve sua teoria do conhecimento a partir da razão em ligação com as ideias, um outro grupo de pensadores modernos ...

Se, por um lado, Descartes desenvolve sua teoria do conhecimento a partir da razão em ligação com as ideias, um outro grupo de pensadores modernos acredita que o conhecimento não está na ideia, mas nos objetos. Isso significa que o conhecimento acontece quando o sujeito vai até o objeto e extrai dele sua verdade.

Sobre o empirismo, considere as afirmações a seguir:

 

I – Francis Bacon desenvolveu a teoria dos ídolos, sendo eles: ídolos da tribo, ídolos do teatro, ídolos da imagem e ídolos da caverna.

II – O ídolo da tribo corresponde a humanidade como tudo ou a ajuntamentos sociais; estes ídolos surgem quando nos condicionamos a ver a realidade de apenas uma perspectiva, isto é, quando elegemos determinados conhecimentos como verdadeiros apenas por meras convicções ou por se apresentarem assim aos nossos sentidos.

III - Para David Hume o conhecimento se encontra primeiramente na razão.

IV – David Hume desenvolveu a teoria dos ídolos, sendo eles: ídolos da tribo, ídolos do teatro, ídolos do foro e ídolos da caverna.

V – O ídolo da caverna é a  metáfora que representa nossa individualidade; cada um de nós está preso em sua caverna, assim, estamos sujeitos a equívocos pela forma singular que vemos e interpretamos o mundo.

 

São consideradas verdadeiras apenas as afirmações:

Grupo de escolhas da pergunta



I e III


I, III e IV


I e II


II e V


I, II e V

Respostas

40 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações verdadeiras sobre o empirismo são: I e II. Francis Bacon desenvolveu a teoria dos ídolos, sendo eles: ídolos da tribo, ídolos do teatro, ídolos da imagem e ídolos da caverna. O ídolo da tribo corresponde à humanidade como tudo ou a ajuntamentos sociais; estes ídolos surgem quando nos condicionamos a ver a realidade de apenas uma perspectiva, isto é, quando elegemos determinados conhecimentos como verdadeiros apenas por meras convicções ou por se apresentarem assim aos nossos sentidos. Já a afirmação III é falsa, pois para David Hume o conhecimento se encontra primeiramente na experiência, e não na razão. As afirmações IV e V também são falsas, pois a teoria dos ídolos foi desenvolvida apenas por Francis Bacon, e não por David Hume. E o ídolo da caverna é uma metáfora utilizada por Platão, e não por Bacon ou Hume.

0
Dislike2
User badge image

Laerte Melo

II e V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina