Buscar

Pedro, aluno da disciplina Teoria Geral do Processo e Fase de Conhecimento no Processo Civil, após estudar a jurisdição, foi realizar os exercícios...

Pedro, aluno da disciplina Teoria Geral do Processo e Fase de Conhecimento no Processo Civil, após estudar a jurisdição, foi realizar os exercícios do Atividade Autônoma Aura para verificar seus conhecimentos. Sobre a jurisdição, ele assinalou que:
A) A jurisdição é a função atribuída a terceiro imparcial de realizar o Direito de modo imperativo e criativo (reconstrutivo), reconhecendo/efetivando/protegendo situações jurídicas concretamente deduzidas, em decisão insuscetível de controle externo e com aptidão para tornar-se indiscutível.
b) A delegabilidade é um dos princípios da Jurisdição. Tal princípio informa que: O exercício da função jurisdicional pode ser delegado, desde que mediante autorização expressa de quem exerceria.
c) Se o Supremo Tribunal Federal delegasse atribuições para a prática dos atos processuais relacionados à execução dos seus julgados, estaria sendo ferido o princípio da indelegabilidade da jurisdição.
d) Não pode ser submetida à apreciação do Poder Judiciário a apreciação de pedido que não tenha previsão expressa no ordenamento jurídico brasileiro.

Essa pergunta também está no material:

02 Plano de Aula
52 pág.

Teoria Geral do Processo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A jurisdição é a função atribuída a terceiro imparcial de realizar o Direito de modo imperativo e criativo (reconstrutivo), reconhecendo/efetivando/protegendo situações jurídicas concretamente deduzidas, em decisão insuscetível de controle externo e com aptidão para tornar-se indiscutível. - Esta alternativa está correta. A jurisdição é de fato a função atribuída a terceiro imparcial para aplicar o Direito de forma imperativa e criativa. B) A delegabilidade é um dos princípios da Jurisdição. Tal princípio informa que: O exercício da função jurisdicional pode ser delegado, desde que mediante autorização expressa de quem exerceria. - Esta alternativa está incorreta. A delegabilidade não é um princípio da jurisdição. A jurisdição é indelegável. C) Se o Supremo Tribunal Federal delegasse atribuições para a prática dos atos processuais relacionados à execução dos seus julgados, estaria sendo ferido o princípio da indelegabilidade da jurisdição. - Esta alternativa está correta. A indelegabilidade da jurisdição impede que o exercício da função jurisdicional seja transferido a terceiros. D) Não pode ser submetida à apreciação do Poder Judiciário a apreciação de pedido que não tenha previsão expressa no ordenamento jurídico brasileiro. - Esta alternativa está incorreta. O Poder Judiciário pode sim apreciar pedidos que não tenham previsão expressa no ordenamento jurídico, desde que sejam fundamentados em princípios gerais do Direito. Portanto, a alternativa correta é a letra A) A jurisdição é a função atribuída a terceiro imparcial de realizar o Direito de modo imperativo e criativo (reconstrutivo), reconhecendo/efetivando/protegendo situações jurídicas concretamente deduzidas, em decisão insuscetível de controle externo e com aptidão para tornar-se indiscutível.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina