Buscar

Existem razões que contribuem para o déficit de mão de obra qualificada na construção. No entanto, é importante lembrar que essa questão é complexa...

Existem razões que contribuem para o déficit de mão de obra qualificada na construção. No entanto, é importante lembrar que essa questão é complexa e pode ser influenciada por uma série de fatores econômicos, sociais e políticos. Na década (2020-2030), estamos assistindo a uma grande transformação da construção civil. Segundo os participantes do painel 'Industrializar, preciso Construção', os conceitos de indústria 4.0 irão se impor ao setor. Não por substituir, mas por complementar. Para eles, o emprego da tecnologia conseguirá fazer frente aos desafios envolvendo sustentabilidade, déficit de obras de infraestrutura, escassez de mão de obra e preservação de recursos naturais. Fonte: M. Pesquisa revela escassez de mão de obra na construção civil no Brasil. Portal, 19 mai 2022. Com base no texto apresentado, é CORRETO afirmar:

a) A falta de matéria-prima e insumos necessários para a construção pode afetar negativamente a produção e, consequentemente, a mão de obra.
b) Hoje há uma boa demanda de políticas públicas e excesso de programas de incentivo à formação e capacitação de trabalhadores na construção civil.
c) É importante que as empresas de construção façam pressão para que os governos arquem com o treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores.
d) Os trabalhadores sem qualificação no setor da construção civil são resultado da aceitação das empresas de não pagar mão de obra certa.
e) A falta de investimento na treinamento e educação são os gaps, os programas existentes não chegam a todos os trabalhadores para obter mão de obra qualificada.

Essa pergunta também está no material:

Unidade 1 - Introdução a Industria da Construção Civil
1 pág.

Construção Civil Faculdade MultivixFaculdade Multivix

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas apresentadas: a) A falta de matéria-prima e insumos necessários para a construção pode afetar negativamente a produção e, consequentemente, a mão de obra. - Correto. A escassez de matéria-prima pode impactar a produção e, por consequência, a mão de obra. b) Hoje há uma boa demanda de políticas públicas e excesso de programas de incentivo à formação e capacitação de trabalhadores na construção civil. - Incorreto. Geralmente, a demanda por políticas públicas e programas de incentivo à formação de trabalhadores na construção civil é considerada insuficiente. c) É importante que as empresas de construção façam pressão para que os governos arquem com o treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores. - Incorreto. Embora seja importante a colaboração entre empresas e governos, a responsabilidade pelo treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores geralmente recai sobre as próprias empresas. d) Os trabalhadores sem qualificação no setor da construção civil são resultado da aceitação das empresas de não pagar mão de obra certa. - Incorreto. A falta de qualificação dos trabalhadores pode ter diversas causas, não necessariamente ligadas à questão salarial. e) A falta de investimento na treinamento e educação são os gaps, os programas existentes não chegam a todos os trabalhadores para obter mão de obra qualificada. - Correto. A falta de investimento em treinamento e educação pode resultar em lacunas na qualificação da mão de obra. Portanto, as alternativas corretas são a) e e).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina