Buscar

Botânica de Fanerógamas- Avaliação Parcial

Prévia do material em texto

3ª Avaliação Parcial de Botânica de Fanerógamas
Aluna: Jéssica de Sousa Andrade
1- A partir das informações abaixo, faça as fórmulas e diagramas florais.
a) Flor actinomorfa, dialissépala, dialipétala, pentâmera, com 10 estames livres e gineceu súpero e monocarpelar, com placentação marginal.
b) Flor zigomorfa, dialitépala, trímera, diplostêmone, com estames livres e gineceu ínfero sincarpelar trímero, placentação axial.
c) Flor pentâmera, radial, gamossépala, gamopétala, isostêmone, com estames epipétalos e gineceu ínfero pentacarpelar, gamocarpelar, com placentação parietal.
d) Flor actinomorfa, trímera, corissépala, sincarpelar e tricarpelar com ovário súpero.
e) Flor actinomorfa, trímera corissépala, polistêmone, com estames monoadelfos.
2- A partir dos diagramas abaixo, faça as fórmulas florais das flores representadas e classifique o tipo de placentação.
3- Colete uma inflorescência na sua casa ou arredores, desenhe, cole ou fotografe e classifique se é indeterminada ou determinada e de qual tipo.
Flor Hortência: Hydrangea macrophylla
Inflorescência: Corimbo
Indeterminada
4- Considerando as características das flores abaixo, diga qual é a síndrome de polinização que apresentam e justifique:
a) A flor observada ao lado abre no início da manhã e sob luz ultravioleta têm
os guias de néctar evidenciados, produz néctar, tem pétalas delicadas que
liberam um odor adocicado.
Síndrome de polinização – Melitofilia, que a síndrome cujo vetor de polinização é as abelhas.
Justificativa: As abelhas se atraem para essas flores melitófilas, pois essas flores possuem muitos recursos como, o pólen, néctar, óleo, resinas e voláteis florais, que é o cheiro que elas emitem e atraem seus polinizadores que são as abelhas. Essas abelhas tocam nas regiões reprodutivas das flores melitófilas e fazem o processo de polinização.
b) As flores ao lado não possuem cheiro, abrem pela manhã e produzem grande quantidade de néctar.
Síndrome de polinização – Ornitofilia, cujo vetor dessa síndrome de polinização são os pássaros (aves).
Justificativa- Temos como exemplo desses vetores de polinização o beija-flor, que é um pássaro que busca essas flores ornitófilas, elas não possuem odor (cheiro) e por isso atraem para se os pássaros que não possuem o olfato muito desenvolvido, para assim acontecer a polinização.
5- As flores costumam ter algumas estratégias para evitar a autopolinização e favorecer a polinização cruzada. Escolha uma dessas estratégias e comente.
Estratégia escolhida: Auto-incompatibilidade: É 	quando não consegue produzir suas sementes, os gametas masculinos são incapazes de fecundar a oofesra da mesma. Vale lembrar que a alto polinização não é favorável para o desenvolvimento das plantas, por isso criou-se estratégias e mecanismos que são contra a alto polinização.

Continue navegando