Buscar

Prova_Aula 3 Compartimentalização_ Célula e tecidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 3- Compartimentalização: Célula e tecidos
1. As organelas são estruturas que se localizam dentro de um líquido gelatinoso denominado citoplasma celular. Essas estruturas são de suma importância para a célula, visto que se relacionam com o funcionamento dela. Por exemplo, os aminoácidos são substâncias fundamentais à sobrevivência da célula e usados para a síntese proteica. Isso ocorre em que organela?
A. Mitocôndria.
B. Retículo endoplasmático liso.
C. Retículo endoplasmático rugoso.
Cada organela tem uma função específica na célula. Assim, a organela do citoplasma responsável pela síntese de proteínas, juntamente com os ribossomos, é o retículo endoplasmático rugoso. Já a mitocôndria realiza a respiração celular, ao passo que o retículo endoplasmático liso está envolvido com a síntese de lipídios.
A membrana plasmática é envolvida com a proteção de seletividades das substâncias que entram e saem da célula. E o centríolo é a estrutura envolvida com a orientação da divisão celular.
A síntese proteica ocorre no retículo endoplasmático rugoso, uma organela celular com ribossomos aderidos à sua superfície. Os aminoácidos são transportados para o retículo endoplasmático rugoso, onde são utilizados para sintetizar as proteínas. Portanto, a resposta correta é a opção C - Retículo endoplasmático rugoso.
D. Membrana plasmática.
E. Centríolo.
2. A membrana celular é uma fina película cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros e sua função é a delimitação do citoplasma de todos os tipos de células. É constituída por duas camadas: uma com extremidade polar ou hidrofílica, tendo afinidade por água; e outra extremidade, caudalosa, com propriedades apolares ou hidrofóbicas, manifestando aversão à molécula de água.
Sobre a constituição química da membrana plasmática, analise os itens a seguir:
I. É constituída por acetonas e ácidos graxos.
II. É constituída por carboidratos e ácidos nucleicos.
III. É constituída por proteínas e lipídios.
IV. É constituída por ácido ribonucleico (RNA) e ácido desoxirribonucleico (DNA).
V. É constituída por proteínas e ácidos nucleicos.
É correto apenas o que se afirma em:
A. I.
B. II.
C. III.
A membrana celular é uma fina camada lipoproteica, isto é, formada por lipídeos e proteínas. Ao microscópio, é possível identificar duas camadas de fosfolipídios, formadas por uma molécula de glicerol, duas cadeias de ácidos graxos, sendo uma saturada e a outra insaturada, uma coligação fosfato e um grupamento polar. Além disso, essa bicamada lipídica tem em sua composição algumas proteínas (seja na superfície ou até mesmo transpassadas pelas camadas) que comunicam a face interna e a externa da célula, formando poros capazes de permitir a passagem de substâncias e partículas.
Dessa forma, apenas os carboidratos, os ácidos graxos e as proteínas fazem parte da membrana plasmática. Os ácidos nucleicos fazem parte do RNA e do DNA da célula, e estes, por sua vez, compõem o núcleo celular.
A composição química da membrana plasmática é principalmente de lipídios e proteínas. Portanto, apenas a afirmativa III - "É constituída por proteínas e lipídios" - está correta. As outras afirmativas estão incorretas, pois a membrana plasmática não é composta por acetonas, ácidos graxos, carboidratos, ácidos nucleicos (RNA e DNA) ou ácidos nucleicos e proteínas juntos. A resposta correta é a opção C - III.
D. IV.
3. As organelas celulares são compartimentalizações, estruturas envoltas por membrana celular, localizadas no citoplasma de células eucariotas que desempenham funções vitais para ela.
Suponha que as células de um tecido foram fragmentadas, separando-se um tipo de organela em tubos de ensaio. Em seguida, alguns componentes químicos de dois tubos foram identificados, como especificado a seguir:
Tubo I – Grande quantidade de DNA e RNA; proteínas de membrana.
Tubo II – Fosfolipídios, proteínas de membrana e proteínas de ribossomos.
Quais são as organelas presentes em cada um dos tubos?
A. Ribossomos, retículo endoplasmático liso.
B. Núcleo, retículo endoplasmático liso ou rugoso. 
As organelas presentes em cada um dos tubos são o núcleo e os retículos endoplasmáticos liso ou rugoso. ​​​​​​​O núcleo não faz parte do citoplasma e abriga o material genético da célula, controlando sua atividade. O retículo endoplasmático é formado por tubos, canais e bolsas interconectadas que se estendem desde a membrana plasmática até a carioteca. Pode ser classificado como liso ou rugoso, mediante a presença ou não de ribossomos aderidos à sua membrana. O retículo endoplasmático rugoso produz proteínas, ao passo que o retículo endoplasmático liso produz lipídeos e esteroides. Já as organelas como complexo de Golgi, mitocôndrias e lisossomos têm outras funções, como secreção, respiração e digestão celular.
Com base nos componentes químicos identificados em cada tubo, é possível inferir quais organelas estão presentes em cada um deles. O tubo I contém grande quantidade de DNA e RNA, o que indica a presença do núcleo, onde o material genético da célula é armazenado. Além disso, há proteínas de membrana, o que sugere a presença de membranas nucleares. Portanto, o tubo I contém o núcleo. Já o tubo II contém fosfolipídios e proteínas de membrana, indicando a presença de membranas celulares, bem como proteínas de ribossomos, sugerindo a presença de ribossomos aderidos a uma membrana. Essa descrição corresponde ao retículo endoplasmático rugoso. Portanto, o tubo II contém o retículo endoplasmático rugoso. A resposta correta é a opção B - núcleo e retículo endoplasmático liso ou rugoso.
C. Complexo de Golgi, ribossomos.
D. Mitocôndrias, complexo de Golgi.
E. Lisossomos, mitocôndrias.
4. Entre os compartimentos e as estruturas que constituem uma célula, destaca-se uma estrutura cuja característica se assemelha a uma muralha. Nela, são selecionadas as substâncias que entram e outras que são impedidas de entrar na célula. Essa característica (permeabilidade), no entanto, pode ser variável, pois ela contém diversos canais iônicos reguláveis e outras proteínas transportadoras com capacidade de variar a quantidade de substâncias que a atravessam.
A estrutura celular em questão recebe o nome de:
A. membrana plasmática.
A membrana plasmática regula a passagem e a troca de substâncias entre a célula e o meio em que ela se encontra. Ela tem uma barreira seletiva que permite entrar e sair substâncias, como nutrientes e oxigênio de dentro para fora e de fora para dentro da célula. Já a mitocôndria é a organela responsável pela respiração celular, ao passo que o ribossomo é uma organela associada ao retículo endoplasmático responsável pela síntese proteica e o lisossomo é responsável pela digestão intracelular. O DNA encontra-se no núcleo da célula e é responsável por conter o código genético das células.
A estrutura celular que é descrita como uma "muralha" e é responsável por selecionar as substâncias que entram e saem da célula é a membrana plasmática. Ela é uma fina camada que envolve toda a célula e é composta principalmente de lipídios e proteínas. A permeabilidade da membrana plasmática é regulada por diversos canais iônicos e outras proteínas transportadoras, que podem variar a quantidade de substâncias que atravessam a membrana. Portanto, a resposta correta é a opção A - membrana plasmática.
B. mitocôndria.
C. ribossomos.
D. lisossomos.
E. DNA.
5. O núcleo celular é uma importante estrutura encontrada nas células eucariontes. Ele desempenha diferentes funções como o controle das atividades celulares. A membrana nuclear é repleta de poros que garantem a passagem de substâncias do citoplasma para o interior do núcleo e vice-versa. Ainda no interior do núcleo, há o nucleoplasma (gel proteico com propriedades semelhantes ao citoplasma) e a cromatina (definida como DNA associado a proteínas histonas).
Sobre o núcleo, assinale a resposta correta.
A. O núcleo é composto por uma porção líquida, o citosol, e por nucléolos.
B. O núcleo celular é responsável por abrigar todo o DNA presente na célula.
O citosol é aporção líquida do citoplasma. O núcleo celular abriga o DNA nuclear, mas a célula também tem o DNA mitocondrial, que está presente em mitocôndrias do citoplasma. A membrana do retículo endoplasmático, de fato, se comunica com a membrana nuclear externa. Nucléolos são estruturas formadas por DNA, RNA e proteínas presentes no núcleo. O envelope nuclear é uma membrana dupla, não simples, que envolve o núcleo.
C. Nucléolos são estruturas formadas por proteínas presentes no núcleo.
D. O envelope nuclear é uma membrana simples que envolve o núcleo.
E. A membrana do retículo endoplasmático se comunica com a do núcleo.

Continue navegando