Buscar

Apresentação Estátua da Liberdade

Prévia do material em texto

Construção Histórica
Disciplina: Segurança na Construção Cívil
Docente: Helca Pereira
Discentes: Lorrayne Trajano e Yamara Alves 
Estátua da Liberdade
Patrimônio Mundial da Unesco;
A liberdade iluminando o mundo;
Construída na França pelo Artista Frederic Bartholdi e os engenheiros Eugene Emmanuel e Alexandre Gustave Eiffel em 1876;
Localizada em Nova York na ilha da liberdade, inaugurada em 28 de outubro de 1886;
 7 marvilhas do mundo.
Trata-se da escultura mais pesada do mundo, com 225 toneladas. Sem o pedestal a estátua mede 46,5 metros, sendo que com ele, alcança os 92,99 metros. Para chegar até o topo, são 354 degraus, o equivalente a 22 andares.
As 7 pontas da coroa representa os 7 
mares e os 7 continentes;
O fogo da tocha erguida representa a 
liberdade do povo;
25 janelas, simboliza as jóias encontradas
Naquelas terras;
Na tábua está escrito : 4 de Julho de 1776
Materiais de Construção Utilizados 
Cobre
Ouro
Gesso
Ferro
Repoussé
Para a sustentação da estátua, ele sugeriu uma estrutura com uma torre central em ferro, firmemente ancorada no pedestal, e ela consistiria em um andaime de ferro com reforços diagonais.
Agravado pela penetração da água da chuva nas chapas de cobre que se dilataram com o tempo, formando aberturas entre elas. Para sanar o problema, a estrutura do monumento foi trocada por aço inoxidável, o que levou um ano. Ao todo, foram trocados 3000 metros de barras da estrutura.
Medidas de Segurança Adotadas
.
Entre 2001 e 2009, a visitação à Estátua da Liberdade foi proibida como medida de segurança em consequência dos atentados de 11 de setembro. A visitação à estátua também chegou a ser proibida por nove meses depois da passagem de um furacão por Nova York. Em 16 de maio de 2019, foi aberto um museu na ilha onde está localizada a estátua, chamado Museu da Estátua da Liberdade."
Após o atentado de 11 de setembro, a visita à Estátua da Liberdade passou a ser controlada por um sistema de segurança semelhante ao utilizado nos aeroportos, ou seja, os turistas devem passar a bagagem por um sistema de raios-X, e posteriormente devem eles próprios passar, descalços, por um detetor de metais. Todo e qualquer material potencialmente perigoso, tais como armas, facas ou isqueiros, são expressamente proibidos.
Só em 2009, a coroa foi reaberta ao público pela primeira vez desde os ataques de 11 de Setembro, em 2001, tendo já adotado este sistema de segurança.
Na época em que foi construída, a estátua da liberdade era o monumento mais alto do mundo, com 92 metros, sendo capaz de oscilar 7,5 cm com um vento de 80 km/h, como um ótimo exemplo da combinação entre resistência e flexibilidade.