Buscar

Administração de Produção II Portifolio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
· Prezado acadêmico. Responda às questões abaixo e enviá-las através do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. 
· O prazo final para envio é dia 15 de OUTUBRO de 2.023.
· Cada questão tem valor de 1,25 pontos.
· Esta atividade é composta por 4 questões. (Valor total de 5,0 pontos).
QUESTÃO 01 - (Referente a aula 1 - Valor 1,25 pontos)
1) Na economia a oferta de bens e serviços é muito dinâmica e possui muitos substitutos e o consumidor buscará demandar o produto que mais lhe convier. Então é necessário identificar qual o nível de qualidade, flexibilidade e confiabilidade que é preciso desenvolver para satisfazê-lo. Normalmente, a análise de toda a cadeia de suprimentos, pode aumentar a eficiência da empresa, ajustando seus estoques de matérias primas e de produtos acabados. No gerenciamento do sistema, os gestores de produção estão envolvidos em três principais tipos de decisões.
R: Veremos abaixo:
• quanto pedir: cada vez em que um pedido de reabastecimento é colocado, o tamanho dele, volume;
• quando pedir: em algum momento em que o nível de estoque precisa ser reabastecido, ou que deveria ser recolocado (reposição);
• como controlar o sistema: quais os procedimentos e rotinas a serem implantados que irão ajudar a tomar tal decisão, como: 
• determinar “o quê” deve permanecer em estoque. número de itens;
• determinar “quando” se devem reabastecer os estoques.
• periodicidade;
• determinar “quanto” de estoque será necessário para um período determinado;
• assegurar o suprimento de matéria prima, material auxiliar, peças e insumos ao processo de fabricação de acordo com as necessidades organizacionais (quantidade, tempo e qualidade desejados);
• manter níveis de estoques que aperfeiçoem os custos de atendimento da demanda e manutenção de estoques; 
• acionar o setor de compras para executar a aquisição de estoque; dentre outros.
QUESTÃO 02 - (Referente a aula 2 - Valor 1,25 pontos)
2) A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e, dessa forma, uma maior satisfação do cliente, Essas ações são conhecidas também como "triângulo da gerência de projeto", onde cada lado representa uma variável. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar no outro. Com base no que foi ministrado em aula e nas informações acima, comente sobre essas variáveis no triangulo da gerencia.
R: O tempo, custo e escopo são as variáveis do triângulo da gerência. Todas são interligadas e sofrem interferências umas nas outras.
A restrição do tempo influencia o prazo até o termino do projeto. A restrição de custo informa o valor monetário incluído no orçamento disponível para o projeto. Já a restrição do escopo designa o que deve ser feito para produzir o resultado de fim do projeto. Estas três variáveis estão frequentemente competindo: o escopo aumentado significa tipicamente o tempo aumentado e o custo aumentado.
 - Tempo, custo e escopo
 O Tempo requerido para terminar os componentes do projeto, é normalmente influenciado quando se pretende baixar o tempo para execução de cada tarefa que contribui diretamente à conclusão de cada componente. Ao executar tarefas usando a gerência de projeto, é importante cortar o trabalho em diversas partes menores de modo que seja fácil definirmos condições de criticidade e de folga. O Custo para desenvolver um projeto depende de diversas condições iniciais que possuímos para o desenvolvimento de cada projeto, tais como: taxas labor, taxas materiais, gerência de risco, planta (edifícios, máquinas, etc.), equipamento e lucro. O Escopo são as exigências especificadas para o resultado final, ou seja, o que se pretende realizar. Assim, um componente principal do escopo é a qualidade do produto final. A quantidade de tempo por tarefas individuais determina a qualidade total do projeto.
QUESTÃO 03 - (Referente a aula 3 - Valor 1,25 pontos)
3) O M.R.P. é um sistema de planejamento das necessidades de materiais que expandiram e foram integrados a outras partes da empresa. Esta versão ampliada do MRP é conhecida atualmente como planejamento dos recursos de manufatura. Existe o sistema de MRP I e o MRP II. Diferencie estes dois sistemas.
R: Enquanto o MRP I utiliza uma abordagem com foco no planejamento de produção, o MRP II se estende para os recursos utilizados – como máquinas, ferramentas, operadores, dias úteis de produção, capacidades, entre outros. 
As duas ferramentas transformam as demandas do mercado em listas de materiais e ordens de produção. Mas a diferença entre o MRP I e o MRP II é que o segundo se integra mais facilmente a soluções recentes e se estende a áreas como vendas, negócios, operações etc. Desse modo, são complementares.
Ou seja, o MRP II é uma modernização do MPR I, este calculava de forma bem precária, quase que manualmente, a quantidade de matérias e os tipos que seriam necessários para um determinado momento, já o MRP II veio junto com a tecnologia, portanto ele é bem mais abrangente e seguro, pois os computadores conseguem fazer cálculos bem mais complexos.
Por tanto; Sistema MRP I é sistema utilizado nas empresas para verificar o que precisa na parte de materiais (quanto e quando comprar) já o MRPII é voltado na parte de equipamentos (como era produzir) verificando o que necessita investir em ativo.
Por fim, o MRP é um sistema computarizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa (SLACK, 2009). Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando aos mesmos que sejam providenciados no tempo certo, de modo que se possa executar os processos de produção.
Já o MRP II planeja e monitora todos os recursos da empresa – produção, MKT, finanças e engenharia – através de um sistema fechado que gerava análises financeiras. A segunda intenção era estimular o sistema de produção. Esse sistema permite a todos trabalhar com um mesmo plano, usando os mesmos números, sendo capaz de simular um plano e testar estratégias alternativas.
QUESTÃO 04 - (Referente a aula 4 - Valor 1,25 pontos)
4) Embora nenhuma operação produtiva seja indiferente a falhas, os gestores das operações produtivas devem estar sempre preocupados com a melhoria da confiabilidade, tanto na operação dos produtos e serviços como nas estratégias que visam a minimizar as falhas. Como as operações podem aprimorar suas falhas e melhorar a confiabilidade? 
R: No que tange as operações de aprimoramento das falhas, existem vários mecanismos para procurar detectar tais situações, as quais passam a mencionar:
1) verificações no processo, principalmente, no atendimento aos clientes;
2) diagnósticos de máquinas, obtendo o tempo de vida útil para a realização das atividades;
3) questionário final, aqueles que preenchemos no final depois de algum atendimento, a popular caixa de sugestões ou críticas;
4) pesquisas através de telefone, e-mail. É importante frisar que essas sugestões ou reclamações devem ser levadas em consideração tendo em vista a melhoria e o crescimento de modo geral (empresa/produto/ funcionário).
 Uma vez tendo este diagnóstico em mãos, o gestor deve se pautar nos resultados, para assim, buscar sanar os problemas apresentados. Deve-se destacar que o uso de tecnologia para a realização das atividades de recuperação das falhas deve ser visto como investimento e não como custo. O custo inicial do investimento passa a ser o menos importante devido à solução dos problemas e do ativo recuperado. Com isso melhoraremos a confiabilidade das operações e a precisão na recuperação das falhas do projeto, tornando as operações à prova de falhas e mantendo as instalações físicas em perfeitas condições.