Buscar

Políticas Sociais da Saúde e Previdência Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
De acordo com Nolasco (2012), em uma descrição da sequência histórica, podemos observar a evolução da previdência social no Brasil. 
Acerca do exposto, assinale a alternativa INCORRETA: 
FONTE: NOLASCO, Lincoln. Evolução histórica da previdência social no Brasil e no mundo. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 98, mar 2012. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11335&revista_caderno=20. Acesso em: 5 maio 2017.
A
A Constituição de 1934, prevê um sistema tripartite que conhecemos hoje. A partir desse momento, a Constituição previa que o trabalhador, o empregador e o Estado deveriam contribuir no financiamento da Previdência.
B
Na Constituição de 1967, a instituição do seguro desemprego e do salário família foram as inovações significativas dessa Constituição.
C
A Constituição de 1910, prevê um sistema tripartite que conhecemos hoje. A partir desse momento, a Constituição previa que o trabalhador, o empregador e o Estado deveriam contribuir no financiamento da Previdência.
D
Constituição de 1937. Entretanto, nesse contexto, o termo seguro social cai em desuso e, em termos constitucionais, é substituído por Previdência Social.
2
A gestão da saúde pública, no período da ditadura militar, ficou marcada pela retirada da proteção social do Estado. Nesse contexto, inicialmente observaram-se melhorias nos ganhos do país, porém, ao final do regime militar, a recessão passou a afetar de forma intensa a população brasilera. Sobre as características da política de saúde no período militar, analise as sentenças a seguir:
I- Tomaram espeço na gestão pública ações comoa formulação de umavpolítica nacional e o incentivo as pesquisas em saúde.
II- As campanhas de erradicação iniciaram um processo no qual as ações de saúde visavam somente a cura das doenças.
III- Ações no âmbito da assistência médica ambulatorial, da prevenção à saúde e do controle sanitário ganharam força na ação ministerial.
IV- As ações nesse período representam as bases para o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta. 
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta. 
3
O conceito de saúde remete às relações amplas e que vão além da dicotomia doente/saudável. Por saúde entende-se além dos fatores biológicos que levam à doença, pois compreende-se nesse universo variadas questões. Dessa forma, para um entendimento amplo da noção de saúde, apresentou-se uma divisão por campos. 
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esses campos relacionados à saúde:
A
Meio ambiente, a organização da assistência à saúde, área dermatológica.
B
A biologia humana, o meio ambiente, o estilo de vida, a organização da assistência à saúde.
C
Meio ambiente, econômico, área dermatológica.
D
Área agrária, a organização da assistência à saúde, previdência.
4
Antes da CF/88, a seguridade era um modelo que atendia apenas à necessidade dos trabalhadores vinculados (que tinham uma contribuição prévia). Eles seguiam uma legislação que obrigava os patrões a “protegerem” os trabalhadores em casos de acidentes trabalhistas e manter a renda em situação de risco. Após a CF/88, de acordo com o Art. 194, o que se compreende sobre o novo modelo de seguridade social?
A
Um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social aos trabalhadores vinculados.
B
Um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social aos cidadãos que contribuem para a Previdência Social.
C
Um conjunto integrado de ações de iniciativa exclusiva da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social aos representantes eleitos.
D
Um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social aos cidadãos independentes de sua vinculação ou pagamento.
5
Cabe lembrar que a diferença entre a política de assistência social, a política de saúde e a previdência social está na forma de financiamento. Enquanto as políticas de assistência e saúde são políticas não contributivas, a previdência é uma política contributiva. Sobre a evolução histórica da Previdência Social no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Constituição de 1824.
II- Constituição de 1934.
III- Constituição de 1967.
IV- Constituição de 1988.
( ) Remete a esse documento o entendimento da garantia dos direitos aos conhecidos, como “socorros públicos”. Apesar da garantia à previdência fazer parte da Constituição, na prática as pessoas não tinham acesso a esse direito e também não tinham condições de cobrar o cumprimento da lei. Mesmo diante da falta de efetividade, podemos considerar um avanço o reconhecimento legal da necessidade e relevância da previdência.
( ) Passa a ser previsto o sistema tripartite que conhecemos hoje. A partir desse momento, a Constituição previa que o trabalhador, o empregador e o Estado deveriam contribuir no financiamento da Previdência. Característica considerada um progresso no que se refere à Previdência.
( ) A instituição do seguro desemprego e do salário família foram as inovações significativas dessa Constituição. No plano infraconstitucional destacam-se o seguro de acidentes de trabalho, a inclusão do trabalhador rural na previdência, a criação do Programa de Integração Social (PIS), a criação do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), a criação do Programa de Assistência ao Trabalhador Rural (PRÓ-RURAL), inclusão dos empregados domésticos, criação do Ministério da Previdência e Assistência Social, criação do Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV), a Consolidação das Leis da Previdência Social, criação do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS) e a nova Consolidação das Leis da Previdência Social.
( ) O retorno do Estado democrático de direito marca a discussão a respeito da eficácia dos direitos fundamentais de segunda dimensão, incluindo o direito à Previdência. Esses direitos passam a ser garantidos mesmo diante de emendas constitucionais, porém a nossa de universalidade de cobertura e atendimento os coloca numa posição distante do que, de fato, é alcançado pela realidade. Enquanto o sistema de Saúde e Assistência é garantido a todos por não ser contributivo, a exigência de contribuição por parte da Previdência torna ainda mais distante a universalidade do atendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A
I - II - IV - III.
B
I - II - III - IV.
C
I - III - II - IV.
D
II - I - III - IV.
6
A história de saúde mostra certas epidemias em locais específicos, por exemplo, as chamadas endemias rurais, como a bouba, que pode ser altamente debilitante para tecidos e ossos se não for tratada. Por isso, foi necessário desenvolver uma campanha de conscientização, para evitar os agravos dessa doença. 
Acerca da área do corpo que a bouba afeta, assinale a alternativa CORRETA:
A
Camadas da unha.
B
Camadas do cabelo.
C
Camadas da pele.
D
Camada dos olhos.
7
Desde os primórdios da profissão, a família é um sujeito privilegiado de intervenção do Serviço Social. No Brasil, ela nasce vinculado aos movimentos de ação social numa proposta de dinamização da missão política de apostolado social junto às classes subalternas, particularmente, e junto à família operária.
Acerca do serviço social no trabalho com famílias, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Ter compromisso social, conhecimentos críticos e saberes sobre a realidade, supondo
superação da cultura privatista, corporativa, paternalista, clientelista e patrimonialista.
B
Superar a visão do Estado como conjunto de órgãos governamentais, de organizações não governamentais e de reunião de segmentos sociais movidos por interesses solidários gerais, desprovidos de interesses particulares de classe.
C
Buscar a determinação econômica, social, política e culturalmente de forma a levar a marca das relações contraditórias do capital e trabalho, sustentada por diversos projetos societários em disputa pela hegemonia.
D
Reconhecer quais são as tendências predominantes na incorporação da família no campo da política social enquanto seu sujeito destinatário, tendo como foco de interesse central a relação família e proteção social.
8
Desde sempre, o sistema tributário esteve fundamentado em critérios mais contraditórios e injustos possíveis, sendo um determinante na diferenciação da concentração de rendas, afligindo diretamente os assalariados, principalmente os que recebem uma menor renda, e os consumidores, que são afetados através dos impostos que indiretamente são introduzidos nos preços das mercadorias. 
Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA: 
A
Nesse período de implementação das políticas neoliberais, algumas das propostas elaboradas por segmentos de esquerdas foram debatidas, como o início da progressividade na pertinência das taxas e alíquotas, em conjunto com a melhora na Receita Federal, que objetivasse o combate à sonegação de impostos.
B
O porcentual tributário do PIB é um dos mais baixos se comparado com todos os outros países, um dos mais baixos mundialmente, isso devido à sonegação de impostos que atinge quase a metade que poderia ser arrecadado.
C
O trabalhador é sempre penalizado duplamente, pois, quando recebe seu salário, tem o seu imposto recolhido mensalmente pela fonte pagadora, e a parcela melhor sucedida da sociedade tem recursos estratégicos para sonegar impostos, e em muitas vezes envia clandestinamente dinheiro para contas bancárias no exterior, as chamadas caixa-dois.
D
Mesmo diante dessa realidade, não foram necessárias medidas econômicas e políticas de uma maior precisão, que os mesmos compromissos com uma redistribuição perdessem o sentido, onde as políticas públicas seriam apenas um instrumento ratificador e reprodutor das desigualdades sociais.
9
A preocupação com a saúde teve início com a criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública (Decreto nº 19.402, de 14/11/1930). Esse documento estabelece necessidades em relação à Educação, elaboração do um Plano Nacional de Educação, que tenha como destaque a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar. Diante desse contexto, nessa época, também se necessitava de ações de combate e diminuição de uma doença contagiosa. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Febre amarela.
B
Peste bubônica.
C
Varíola.
D
Chikungunya.
10
A degradação do quadro sanitário no país em muito se deveu ao recrudescimento de epidemias, principalmente as de febre amarela. A doença aparecera de forma epidêmica em Pernambuco, e na Bahia no final do século XVII. Não há notícias de outras epidemias no período colonial. Em 1849, a febre amarela voltaria a atacar a Bahia, de onde se alastrou para outras regiões litorâneas, chegando ao Rio de Janeiro ainda no mesmo ano. A partir de então, a doença visitaria constantemente a cidade, transformando-se num pesadelo para a população e para os governantes, pelo grande número de mortes que causava e, também, pelo estigma que gerava em relação à capital do Império. Tal qual a febre amarela, a varíola também passou a atingir mais fortemente a capital do Império na segunda metade do século XIX (ESCOREL; TEIXEIRA, 2012, p. 281). Neste período, existiram algumas características.
Acerca dessas características, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: ESCOREL, Sarah; TEIXEIRA, Luiz Antônio. História das políticas de Saúde nov. Brasil de 1822 a 1963: do império ao desenvolvimentismo populista. In: GIOVANELLLA, Ligia (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012.
A
Outra característica marcante desse momento histórico são as transformações sociais ocasionadas pela dinamização da economia agroexportadora nacional. Nesse contexto, consolida-se a política do “café com leite” responsável por alternar no poder lideranças paulistas e mineiras e pelo crescimento e modernização da economia brasileira.
B
A degradação do quadro sanitário no país em muito se deveu ao recrudescimento de epidemias, principalmente as de febre amarela.
C
Não há notícias de outras epidemias no período colonial. Em 1849, a febre amarela voltaria a atacar a Bahia, de onde se alastrou para outras regiões litorâneas, chegando ao Rio de Janeiro ainda no mesmo ano.
 
D
Contudo, vale ressaltar que o crescimento e a modernização da econômica não chegaram com as mesmas proporções aos serviços de saúde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando