Buscar

Transtornos psicóticos

Prévia do material em texto

Os transtornos psicóticos são um grupo de condições mentais que afetam a percepção, o pensamento, as emoções e o comportamento de uma pessoa, resultando em sintomas psicóticos significativos. Esses sintomas podem levar a uma perda de contato com a realidade, tornando difícil distinguir entre o que é real e o que é fruto da imaginação ou distorção da mente.
Os transtornos psicóticos podem ser debilitantes e exigem intervenção clínica adequada para o tratamento e a gestão dos sintomas. Alguns dos transtornos psicóticos mais comuns incluem:
1. Esquizofrenia: É um transtorno psicótico crônico caracterizado por uma variedade de sintomas, incluindo delírios, alucinações, fala e comportamento desorganizado, falta de emoção ou afeto, e outros déficits cognitivos.
2. Transtorno Delirante: Também conhecido como paranoia, é um transtorno caracterizado por delírios persistentes, não-bizarros (ou seja, plausíveis), que não são acompanhados por outros sintomas psicóticos significativos.
3. Transtorno Psicótico Breve: É um transtorno transitório, geralmente durando menos de um mês, caracterizado por sintomas psicóticos agudos, como alucinações, delírios ou pensamento desorganizado.
4. Transtorno Psicótico Induzido por Substâncias: Pode ocorrer quando o uso ou abuso de drogas (como álcool, maconha, cocaína, entre outras) ou a retirada dessas substâncias provocam sintomas psicóticos temporários.
5. Transtorno Psicótico Compartilhado (Transtorno Folie à Deux): É um fenômeno raro em que uma pessoa desenvolve sintomas psicóticos por influência de uma pessoa que já apresenta um transtorno psicótico.
6. Transtorno Psicótico devido a uma Condição Médica: Em alguns casos, problemas médicos, como tumores cerebrais, epilepsia ou outras condições neurológicas, podem desencadear sintomas psicóticos.
Os sintomas psicóticos comuns em transtornos psicóticos incluem delírios (crenças falsas e irrealistas), alucinações (percepções sem estímulos externos), pensamento desorganizado, discurso incoerente e problemas de funcionamento social e ocupacional.
O tratamento para transtornos psicóticos geralmente envolve uma combinação de medicamentos antipsicóticos, psicoterapia, apoio psicossocial e outras abordagens terapêuticas. A intervenção precoce e a adesão ao tratamento são cruciais para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pessoas afetadas por esses transtornos. O suporte da família e da comunidade também desempenha um papel importante na recuperação e no manejo dos transtornos psicóticos.

Continue navegando