Buscar

Introdução à climatologia

Prévia do material em texto

5
VANDERSON FERREIRA PACHECO
Climatologia e MeteorologiaClimatologia e MeteorologiaIntrodução à climatologia
São Luís
2024
Introdução
A climatologia e a meteorologia são as áreas do conhecimento que despertam a curiosidade e a imaginação das pessoas desde os primórdios da humanidade. Os gregos, a princípio, foram os primeiros a descrever e registrar os comportamentos da atmosfera. Por exemplo, Hipócrates, em 400 a.C., que escreveu um tratado sobre "Ares, Água e Lugares" e Aristóteles com sua obra "Meteorológica" em 350 a.C.(AYOADE, 2011). A climatologia e a meteorologia por muito tempo faziam parte do mesmo ramo do conhecimento. Porém, o homem, com o passar dos tempos e com técnicas e tecnologias, conseguiu apresentar explicações sobre os fenômenos naturais e definir a distinção existente entre os termos climatologia e meteorologia, e entre clima e tempo. 
Definiu-se, portanto, que o estudo da meteorologia ficaria vinculada ao campo das ciências naturais (física) e a climatologia ao campo das ciências humanas e naturais (MENDONÇA;DANNIOLIVEIRA, 2007).Para que você possa compreender melhor a distinção entre essas ciências, veremos a seguir as definições e conceitos da meteorologia e da climatologia, e de tempo e clima. Para Ayoade (2011) a meteorologia é definida como sendo a ciência da atmosfera e está relacionada ao seu estado físico, dinâmico e químico e as interações existentes entre eles e a superfície da Terra. Vianello e Alves (2012) apresentam a definição de meteorologia como o estudo da ciência da atmosfera em seu sentido mais amplo, ou seja, interesses que incluem a física.
Um dos principais conceitos de climatologia foi apresentado por Ayoade(2011) na década de 1980, referindo-se a tal ciência como o estudo da síntese do tempo atmosférico em um determinado lugar por um período de 30 a 35 anos. Para Vianello e Alves (2012),climatologia trata do estudo científico do clima, para o qual são utilizados os mesmos dados básicos da meteorologia e os seus resultados são usadospor meteorologistas na elaboração das previsões de tempo, na agricultura na saúde, dentre outros. Para a distinção entre tempo e clima apresentado por Ayoade (2011) e Mendonça e Danni-Oliveira (2007), destaca-se que, enquanto o tempo é o estado médio da atmosfera em um dado tempo e determinado lugar, o clima é uma síntese do tempo em determinado lugar e por um período que compreende 30 a 35 anos.
DESENVOLVIMENTO 
Ciente dos conceitos de meteorologia e climatologia, e tempo e clima, vamos abordar algumas das várias subdivisões de estudo da meteorologia e da climatologia, que são apresentadas por diversos autores, tais como Ayoade(2011, p.4), Vianello e Alves (2012, p. 379),Fiorin e Dal Ross(2015) e Vieira e Piculli(2009, p. 26). Veja as quatro subdivisões mais utilizadas da meteorologia e suas áreas de aplicações. • Meteorologia sinótica: trata da descrição, análise e previsão de tempo. • Meteorologia física: é o ramo da meteorologia que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a física e a química. • Meteorologia dinâmica: aborda os movimentos atmosféricos e sua evolução temporal. • Micro meteorologia: estuda as interações da superfície-atmosfera, com os fluxos de calor e massas e com a estabilidade atmosférica. As subdivisões da climatologia foram apresentadas por Ayoade (2011, p.3) e Vianello e Alves (2012, p. 379 e 380), seguem as quatros mais usadas: 12 U1 - Introdução ao estudo do clima • Climatologia sinótica: trata do estudo do tempo e do clima em uma área com relação ao padrão de circulação atmosférica predominante. • Climatologia física: é o estudo que envolve a investigação do comportamento dos elementos do tempo ou os processos atmosféricos em termos de princípios físicos. • Climatologia dinâmica: aborda os movimentos atmosféricos em várias escalas, particularmente na circulação geral da atmosfera. • Climatologia aplicada: estuda a aplicação do conhecimento climatológico nas soluções dos problemas que afetam a humanidade. Até aqui estudamos os conceitos e definições da meteorologia e da climatologia. Vamos agora passar a acompanhar a introdução aos fatores do clima.
Considera-se como fatores do clima as características naturais que são responsáveis pela diferenciação da paisagem, e que possuem a capacidade de gerar influência direta na determinação dos elementos climáticos e na caracterização dos tipos de clima. Para Torres e Machado (2008) e Mendonça e Danni-Oliveira (2007) os fatores climáticos são classificados em: latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, atividades antrópicas e a vegetação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As classificações climáticas têm por objetivo fornecer informações sobre os diferentes tipos de clima da Terra. Vários esquemas de classificação climáticas foram desenvolvidas por pesquisadores da atmosfera. Tais esquemas buscam incluir um número elevado de parâmetros climáticos e meteorológicos, procurando dividir o clima do planeta em grupos. Os principais elementos do clima servem de base para as classificações climáticas. São duas as abordagens para as classificações climáticas, conforme descrito por Ayoade (2011): as abordagens genéticas e a abordagem genética e empírica. A primeira é baseada nos controles climáticos e a segundanos elementos climáticos. Para a grande maioria das classificações climáticas, adotou-se a abordagem empírica por possuir uma maior disponibilidade de informações. São várias as classificações climáticas existentes, mas veremos aquelas descritas por Ayoade (2011) que compreendem as classificações de Fohn (1950), Strahler (1969), Teryng e Louie (1972), Köppen (1990-1936), Thoenthwaite (1948) e Miller (1965). Destas, vamos apresentar as de Stralher e Köppen.
O modelo de classificação apresentado por Köppen é considerado simples e é composto por um conjunto de letras maiúsculas e minúsculas que servem para designar os grandes grupos climáticos e seus subgrupos (MENDONÇA, DANNI-OLIVEIRA, 2007;AYOADE, 2011; VIANELLO, ALVES, 2012).
image1.png

Continue navegando