Buscar

Fundamentos Psicoterapêuticos na Atuação junto às Políticas de Saúde - GRAN CURSOS

Prévia do material em texto

Entre o século XVIII e a metade do século XIX, acompanha-se, impulsionado pelo Renascimento e pela Revolução Industrial, o surgimento do modelo biomédico. Nesse período, conhecido como científico, ocorre a primeira revolução da saúde, na qual a saúde passa a ser entendida como resultante de um processo multifatorial, para o qual contribuem o meio-ambiente, as condições socioculturais, as condições biológicas e o comportamento.
C
Certo
E
Errado
Durante a pandemia de covid-19 a infodemia gerou medo, pânico e grande impacto na saúde mental da população, passando a ser um dos aspectos psicológicos evidentes nesse período.
C
Certo
E
Errado
As intervenções para interromper o uso de tabaco não estão integradas às rotinas dos serviços de saúde mental no mundo.
C
Certo
E
Errado
Em se tratando do processo saúde-doença, fatores biológicos, econômicos, sociais e culturais devem ser levados em consideração no contexto de adoecimento de Maria.
C
Certo
E
Errado
No caso apresentado, considerada a concepção do processo saúde-doença, exclui-se a presença de agentes etiológicos como fator de aparecimento da diabetes e do câncer, com maior enfoque para os fatores psicológicos.
C
Certo
E
Errado
Nesse caso hipotético, cabe ao psicólogo levar em consideração a crença, os sentimentos que Maria possui a respeito da doença, evitando propostas adaptativas à situação para que a paciente acredite em seu processo de cura.
C
Certo
E
Errado
Na segunda revolução da saúde, assiste-se à retomada de uma concepção ecológica da saúde, com a priorização das ações primárias em saúde e a meta do “saúde para todos no ano 2000”.
C
Certo
E
Errado
Apenas na década de 70 do século XX é que a psicologia da saúde reúne condições para se estabelecer como área independente da psicologia, que estuda os fenômenos psíquicos envolvidos nos processos de saúde e doença.
C
Certo
E
Errado
Uma das tendências que se intensificam no final do século XX e início do século XXI é a influência do modelo construcionista no campo da saúde. Segundo esse modelo, cada indivíduo seria o principal responsável por construir mudanças em direção a comportamentos mais saudáveis.
C
Certo
E
Errado
O diagnóstico de câncer pode gerar em Maria reações psicológicas que, se não trabalhadas, podem dificultar o seu ajustamento à situação de adoecimento, assim como contribuir para o agravamento do quadro e o desenvolvimento de transtornos emocionais e de personalidade.
C
Certo
E
Errado
A intervenção medicamentosa combinada com o papel da atenção primária na identificação da população de risco para doença crônica viabiliza a formulação de estratégias populacionais para enfrentamento e tratamento de doenças como a apresentada por Maria.
C
Certo
E
Errado
A reabilitação e a diminuição da prevalência de enfermidades, do seu período de duração e das sequelas da doença constituem objetivos primordiais da promoção de saúde.
C
Certo
E
Errado
Profissionais de saúde que usam linguagem formal e científica conseguem maior adesão do paciente ao tratamento do que profissionais que usam linguagem popular, tipicamente utilizada pelo próprio paciente e sua comunidade.
C
Certo
E
Errado
Em caso de um pedido de perícia psicológica, caberá ao psicólogo que atende o indivíduo a ser periciado realizá-la, devendo evitar informar os dados que foram obtidos durante o processo terapêutico.
C
Certo
E
Errado
O casal deve ser esclarecido de que fatores genéticos aumentam a vulnerabilidade individual à dependência química e que, por essa razão, as substâncias psicoativas afetam de modo diferenciado o cérebro e o comportamento dos indivíduos.
C
Certo
E
Errado
Para treinar o paciente com agorafobia a fazer a autoexposição, é adequado que o psicólogo solicite ao psiquiatra a suspensão da medicação ansiolítica durante o período de realização do procedimento.
C
Certo
E
Errado
Responder
O relato da paciente descreve respostas de produção continuada de adrenalina e de cortisol, que têm capacidade fisiológica de elevar a pressão arterial e alterar o sono.
C
Certo
E
Errado
Na evolução do conhecimento na área da saúde, é observado que o espaço ocupado pela psicologia foi sendo ampliado à medida que avançava o desenvolvimento científico e tecnológico da medicina. A identificação das relações de interdependência entre os fatores psicológicos e a etiologia de algumas doenças são exemplos de contribuições da psicologia.
C
Certo
E
Errado
Em uma avaliação psicológica eticamente fundamentada, deve-se atentar para o limiar entre fazer todo o possível para o bem-estar de Rita na situação em que se encontra e fazer apenas o que é possível, apenas aquilo que lhe beneficie verdadeiramente, evitando o que lhe é muito danoso, como, por exemplo, o excesso de exames invasivos.
C
Certo
E
Errado
No programa de prevenção primária, pacientes operados de câncer e já em quimioterapia receberão treinamento sobre cuidados para evitar a recidiva do câncer e incentivo para aderir aos exames periódicos de rotina nos anos seguintes.
C
Certo
E
Errado
A psicologia e a ética juntas contribuem para uma digna vivência da morte, ou seja, para que esta não seja reduzida simplesmente a um processo biológico que permita morrer sem dor. O amparo a Rita, cujos dados são compatíveis com a condição de paciente terminal, bem como à sua família, é importante para auxiliar na tomada de consciência do que está implicado no processo de morrer.
C
Certo
E
Errado
Por sua natureza episódica e inconstância, alternando períodos de estabilidade e baixo nível de sintomatologia com os de crise, as doenças reincidentes assustam e exigem flexibilidade.
C
Certo
E
Errado
O verdadeiro potencial da interconsulta tem sido atingido nos últimos anos com a formação cada vez mais qualificada dos profissionais, principalmente no conhecimento da interface entre biomedicina, psicologia e psiquiatria. Além disso, a padronização da avaliação e dos critérios diagnósticos utilizados tem facilitado o cruzamento de informações em pesquisas científicas.
C
Certo
E
Errado
O transtorno da compulsão alimentar periódica é uma das causas comportamentais da obesidade. A pessoa acometida ingere uma quantidade de alimentos desproporcional a suas necessidades e prioriza alimentos com alto nível calórico. Depois de se sentir muito cheia, a pessoa inicia uma prática purgativa com o objetivo de reduzir a absorção calórica dos alimentos ingeridos.
C
Certo
E
Errado
Os princípios da psicologia positiva são científicos e podem ser adequados aos programas preventivos ou programas em saúde de modo geral, porque focam nos aspectos saudáveis de virtude e força do organismo, em vez de focar nos processos patológicos.
C
Certo
E
Errado
No ordenamento jurídico brasileiro, as pessoas com transtornos mentais que cometem crimes, embora consideradas inimputáveis, são submetidas a tratamento compulsório, perpétuo ou por longo período, por meio da internação em manicômios judiciários. Observa-se, no entanto, que o Ministério da Saúde vem apoiando experiências interinstitucionais com objetivo de tratar o infrator fora do manicômio judiciário.
C
Certo
E
Errado
O atendimento de crianças e adolescentes no período pré-operatório, em programas de preparação para cirurgias, é considerado eficaz apenas quando reduz a freqüência de choro do paciente na sala de preparo e a ansiedade parental no período de espera do resultado.
C
Certo
E
Errado
O longo período de internação de Nilton não está de acordo com uma das diretrizes da reforma psiquiátrica, o da desospitalização, desrespeitando o direito do paciente de receber o tratamento no seio familiar; logo, o fim da internação de Nilton deveria ser apressado.
C
Certo
E
Errado
Dados de epidemiologias relativos à prevalência de internações por fatores associados a gravidez, parto e puerpério apontam para a necessidade de atuação do psicólogo na assistência a adolescentes grávidas e na orientação materno-infantil de adolescentes.
C
Certo
E
Errado
Dados de epidemiologia relacionados a morbidade e fatores de risco divulgados pelo Ministério da Saúde com base em internações por grupos dedoenças não permitem concluir acerca do maior ou menor valor de cobertura da assistência psicológica ambulatorial a pacientes com câncer.
C
Certo
E
Errado
É muito alto o percentual de internações por queda, sugerindo que há um dado subjacente desconsiderado ou omitido no registro das causas de internação. Geralmente, relatos verbais dos cuidadores de jovens que apontam a queda como causa de lesões não são fidedignos, constituindo uma forma de omitirem a punição por meio de ato de violência.
C
Certo
E
Errado
Dados sobre morte de crianças e adolescentes por homicídio não devem ter impacto na atuação do psicólogo em programas preventivos e de reabilitação social, no contexto da violência extrema.
C
Certo
E
Errado
Entre as recentes experiências de tratamento psiquiátrico, destacam-se os serviços residenciais terapêuticos: casas inseridas na comunidade, destinadas a servir de moradia para os pacientes egressos de internações psiquiátricas de longa permanência que não possuam suporte social e laços familiares. Esses serviços servem a pessoas que, tendo passado longo período de internação, perderam seus laços sociais e familiares, e tornaram-se dependentes de uma instituição asilar. Essas residências, ao promoverem uma moradia assistida, fora do ambiente hospitalar, auxiliam o processo de reabilitação psicossocial.
C
Certo
E
Errado
Os indicadores de internação sugerem que ambos, meninos e meninas, estão expostos a agressões com graves conseqüências, a ponto de ser exigida internação hospitalar. Portanto, os dados sugerem que a violência é um dos fatores de risco à saúde do adolescente e apontam para a importância da promoção de programas de intervenção psicológica que focalizem a assistência a vítimas.
C
Certo
E
Errado
A assistência em contexto de enfrentamento da morte quase sempre implica a abordagem da religiosidade do paciente e de sua família, não mais considerada um tabu, do ponto de vista ético. O papel da religião e os efeitos da busca de práticas religiosas e da religiosidade têm sido investigados na pesquisa psicológica científica no contexto da atenção à saúde de pacientes com doenças crônicas e terminais internados em instituição hospitalar.
C
Certo
E
Errado
Entre as estratégias de avaliação psicológica atuais, o uso combinado de técnicas múltiplas, como observação do comportamento, escalas, inventários e entrevistas, é eficaz para as tarefas de diagnóstico e de avaliação de resultados de intervenção no campo da saúde.
C
Certo
E
Errado
Esses dados apontam para a importância de programas de vigilância que incluam a verificação do contexto ambiental em que ocorrem quedas que vitimam crianças e adolescentes de ambos os sexos, uma vez que as quedas podem ocorrer em condições diversas de risco à segurança e bem-estar da pessoa, entre elas, acidentes de trabalho e episódios de violência no ambiente familiar.
C
Certo
E
Errado
O psicólogo, como agente de sensibilização da equipe de saúde para as questões de desenvolvimento dos jovens pacientes internados, deve buscar corrigir os erros cometidos por médicos que tratam pacientes de modo autoritário e despersonalizado e, com isso, provocam reações de recusa de contato e desobediência à prescrição.
C
Certo
E
Errado
Pesquisas científicas sobre fatores de risco para DSTs e gravidez na adolescência evidenciam baixo valor preditivo das variáveis psicológicas crenças e práticas sociais, medidas por relato verbal dos jovens com referência ao uso de preservativo como fator de proteção.
C
Certo
E
Errado
A educação para a saúde pode ocorrer no contexto de rotina de atendimento, em grupos de apoio, nas consultas médicas e nas atividades que envolvam demonstração da execução de procedimentos, entre outras situações. No desenvolvimento de programas de educação para a saúde, não se pode, entretanto, prescindir de procedimentos como palestras e aulas expositivas para a socialização das informações a serem transmitidas.
C
Certo
E
Errado