Buscar

SUSTENTABILIDADE SOCIAL (1)

Prévia do material em texto

SUSTENTABILIDADE SOCIAL		
TÓPICO I
- Oque é sustentabilidade social?
Ela está ligada a um conjunto de ações de pessoas que visam melhorar a qualidade de vida de uma população maior. No ambiente de trabalho, a sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Ou seja, a ideia é criar um modelo de negócios em que o lucro não está acima de tudo, mas fazer com que a empresa comece a se preocupar também com o seu impacto na sociedade.
TÓPICO II
-Como ela surgiu?
As primeiras menções à sustentabilidade social surgiram apenas em 1972, ganhando força com a publicação do Relatório Brundland, também conhecido como relatório “Nosso Futuro Comum” publicado em 1987 pela Comissão Mundial sobre meio ambiente, e do ciumento Agenda 21, que consiste em um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, sendo um dos principais resultados da conferência Eco-92.
TÓPICO III
- Vulnerabilidade 
A sustentabilidade social, que diz respeito as pessoas, aos grupos e as suas comunidades, está sob ameaça constantemente, ainda mais com os índices de desigualdade social tão absurdos. Essa vulnerabilidade da sustentabilidade possui dois aspectos de destaque, as tensões que são contínuas e cumulativas, como o crescimento populacional e a escassez sazonal; e os choques base são traumáticos e acontecem de repente, como incêndios, inundações e epidemias.
TÓPICO IV
- Aplicabilidade 
A aplicação da sustentabilidade social não deveria ser algo difícil, uma vez que basicamente é necessário agir de maneira ética seguindo a legislação. Portanto, nossas práticas individuais são determinantes para uma mudança de comportamento na sociedade é um impacto positivo no mundo. A forma como consumimos é uma das maneiras de cobramos das empresas que elas tenham uma produção sustentável.
TÓPICO V
- Exemplos de ações de sustentabilidade social
Podemos citar alguns exemplos, como a implantação de projetos educativos e sócios gratuitos; investimentos em educação pública; implantação de programas voltados para a inclusão social; qualificação profissional de jovens, através, principalmente, e cursos gratuitos; investimentos governamentais em saneamento básico e entre várias outras ações que podem ser tomadas visando a diminuição da desigualdade social.
TÓPICO VI
- Exemplo mais claro
Na comunidade do Vale Encantado, no estado do Rio de Janeiro, os moradores buscaram investimentos com colaboradores para melhoria do local onde vivem.Eles implantaram um sistema de esgoto, painéis solares, biodigestores, horta comunitária e oportunidades econômicas relacionadas com o turismo ecológico. Tais condições favoreceram a melhoria da qualidade de vida de todos.
A comunidade ficou reconhecida internacionalmente como um modelo de desenvolvimento sustentável
Eles implantaram um sistema de esgoto, painéis solares, biodigestores, horta comunitária e oportunidades econômicas relacionadas com o turismo ecológico. Tais condições favoreceram a melhoria da qualidade de vida de todos.
A comunidade ficou reconhecida internacionalmente como um modelo de desenvolvimento sustentável

Continue navegando