Buscar

DIREITO CIVIL - OBRIGAÇÕES - atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACADÊMICA: 
ATIVIDADE: Marilda foi designada pelo juízo da 14ª vara de família da comarca de São Paulo/SP para ser tutora de Jaqueline, menor impúbere, herdeira de um patrimônio avaliado em 10 milhões de reais. Após aceitar a nomeação, Marilda traz Jaqueline para morar consigo, e no primeiro dia de convivência tutora e tutelada entram em litígio, oportunidade em que Jaqueline começa a fazer pirraça e quebra diversos objetos de vidro do imóvel.  Ante os estilhaços, Marilda chama Antônia para fazer a limpeza do local, e durante a limpeza Antônia cai em cima dos cacos de vidro e corta seu braço direito. Diante da situação, Marilda e Antônia apuram todos os danos suportados por Antônia, e Jaqueline quita os danos apurados, porém, alguns meses depois, Antônia demanda Marilda e Jaqueline judicialmente pelos danos suportados e já quitados, como se nenhum valor houvesse recebido.
Fonte: Saraiva Educação.
Diante do caso hipotético, responda as perguntas a seguir de modo fundamentado:
a) é correto Jaqueline pagar pelos prejuízos suportados por Antônia?
b) qual o tipo de responsabilidade no presente caso, subjetiva ou objetiva?
c) quais as consequências jurídicas que Antônia terá por demandar dívida já paga?
RESPOSTA:
a) É correto sim que Jaqueline pague pelos prejuízos, pois agiu de maneira negligente permitindo a situação que teve como resultado os danos.
b) A responsabilidade é subjetiva, pois se faz necessária a comprovação de imprudência ou negligência da Jaqueline para que seja responsabilizada pelos danos.
c) As conseqüências poderão ser algumas possíveis sanções por litigância de má-fé e o arquivamento do processo por falta de interesse de agir.

Continue navegando