Buscar

Relatório de Prática_Fisiologia e Biofísica_Profa Juliana Gonçales

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA: 
	CURSO: 
	POLO: 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): 
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
	O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
	concisa;
	O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
	Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
	Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
	Espaçamento entre linhas: simples;
	Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
Atenção: desenvolva as respostas de maneira resumida, mas garanta que todo o conteúdo necessário foi abordado. Essa atividade precisa que seja indicado referência bibliográfica, pois será necessário pesquisa.
RELATÓRIO:
	A homeostase é um processo importante para diversas funções do corpo. Como a dinâmica ocorre entre o meio interno e externo das células?
A homeostase entre o meio interno e externo acontece com a circulação de fluidos pelas células e pelo meio externo. Esse líquido é chamado de líquido intersticial e ele carreia solutos dentre dele, mantendo equilíbrio hidroeletrolítico constante. A célula pode quebrar o equilíbrio hidroeletrolítico e continuar em homeostase, mas apenas através de meios de transportes ativos, gastando energia para vencer o gradiente de concentração, como é o caso dos processos de polarização de membrana plasmática.
	Os reflexos neurológicos são importantes para verificar as atividades e tempo de resposta, bem como, a relação do SNC e o SNP. Qual teste pode ser realizado para verificar esse reflexo? Qual mecanismo fisiológico conseguimos verificar? E quais doenças podem estar relacionadas a alteração dessa função.
Reflexo de estiramento muscular, mas conhecido como reflexo patelar.
O teste do reflexo de estiramento muscular, normalmente realizado no joelho com um golpe suave sob o tendão patelar, avalia a integridade das vias nervosas envolvidas no reflexo. O mecanismo fisiológico neste teste é o reflexo monossináptico, que envolve uma única sinapse entre o receptor sensorial e o neurônio motor na medula espinhal. Quando o tendão patelar é estirado, os fusos musculares detectam esse estiramento e enviam um sinal rápido para a medula espinhal, que gera uma resposta motora, fazendo o músculo contrair e o joelho se endireitar.
Alterações nos reflexos neurológicos, como diminuição ou ausência do reflexo patelar, podem indicar problemas neurológicos como a esclerose múltipla e a doença de Parkinson.
	A aferição da glicose pode indicar diversos aspectos fisiológicos, descreva como foi realizada essa medição e sua aplicabilidade para o paciente.
O exame ou aferição da glicemia detecta os níveis da glicose no sangue. O procedimento da aferição ocorre através de um aparelho (glicosímetro). Deve-se inserir uma fita de teste no aparelho, esperar o dedo com uma agulha estéril, encostar a fita no dedo para que haja contato com o sangue, para haver o resultado esperado.
No primeiro teste a medição foi feita no paciente em jejum, que deu um resultado. No segundo teste, o paciente ingeriu fruta (banana) e após alguns minutos, foi realizada uma nova medição que mostrou outro resultado devido a ingestão de açúcar.
	A pressão arterial é um dos mecanismos homeostáticos mais conhecidos, explique como foi realizada a medição, sua importância e associação com fisiologia cardíaca.
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue circulante contra a parede das artérias. Essa pressão é causada em parte pelo coração, que é o órgão muscular contrátil que impulsiona o sangue para as artérias. As artérias também são órgãos ligeiramente contráteis e quando contraídas ou dilatadas contribuem para determinar uma pressão arterial mais alta ou mais baixa.
A pressão arterial é registrada por dois números, os quais são separados por uma barra (120/80 mmHg). O primeiro número diz respeito à pressão sistólica, enquanto o segundo se refere à pressão diastólica. Valores permanentemente elevados de pressão arterial podem indicar um caso de hipertensão. Quando os valores estão permanentemente elevados acima dos limites de normalidade, dizemos que há um caso de hipertensão arterial. A hipertensão está relacionada com a ocorrência de problemas como acidente vascular cerebral, infarto e insuficiência renal.
	
	RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01