Buscar

SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO_QUESTIONÁRIO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
QUESTIONÁRIO - UNIDADE 1 
Pergunta 1:
Repare que uma conversa entre duas pessoas, um sinal de código, um gesto, enfim, todas as formas de comunicação entre pessoas (mesmo aquelas entre crianças) são formas conhecidas e partilhadas por todos os que se comunicam. Tais formas de comunicação são sociais, porque estão na sociedade, portanto, são também culturais. Elas integram o campo de pesquisa da SC, mas não constituem seu alvo principal. Por quê?
	a.
	Porque elas não são intencionalmente preparadas e deliberadamente ampliadas para todos os integrantes da sociedade, para um ou vários de seus segmentos. Elas acontecem nos circuitos pessoal e grupal, sem o propósito ou condição de serem ampliadas.
	b.
	Porque elas não são intencionalmente preparadas e deliberadamente ampliadas para todos os integrantes da sociedade, para um ou vários de seus segmentos. Elas não acontecem nos circuitos pessoal e grupal, sem o propósito ou condição de serem ampliadas.
	
c.
	Porque elas são intencionalmente preparadas e deliberadamente ampliadas para todos os integrantes da sociedade, para um ou vários de seus segmentos. Elas não acontecem nos circuitos pessoal e grupal, sem o propósito ou condição de serem ampliadas.
	d.
	Porque ela tenta intencionalmente propor novas formas dentro do circuito pessoal.
	e.
	Nenhuma das anteriores.
Pergunta 2:
Em 1988, no Brasil, chegou um poderoso recurso de comunicação, qual foi?
	a.
	Cinema.
	b.
	Televisão.
	c.
	Internet.
	d.
	Panfletos.
	e.
	Jornais.
Pergunta 3:
O que se pode entender por comunicação social?
	a.
	O ato de conversar, na mesma língua que outra pessoa que irá te entender e conseguir gerar respostas.
	
b.
	É a preparação intencional/profissional e a amplitude social da circulação que caracterizam a comunicação social pelos meios massivos; é a individualização do sinal, a circulação da mensagem por uma rede de dispositivos e recursos tecnológicos que caracteriza a comunicação social em espaço virtual.
	c.
	Individualização do sinal, circulação da mensagem por uma rede de dispositivos e recursos tecnológicos que caracteriza a comunicação social em espaço virtual de forma profissional.
	d.
	O ato de conversar, na mesma língua ou não que outra pessoa que irá te entender e conseguir gerar respostas, seja por meio de símbolos ou de fala.
	e.
	Nenhuma das anteriores.
Pergunta 4:
Eu queria poder dormir mais, pois assim acordo melhor, “sacou”?
Note que essa pergunta se valeu de uma palavra (“sacou”) e de um gesto (polegar para cima), mas ninguém imaginou que se esperava ensacar o texto. Os dois verbos (sacar e ensacar) ficaram subentendidos, mas remetendo para outro sentido: o de chegar a um entendimento da questão proposta. Houve nesse simples exemplo a presença de um ou mais aspectos importantes da comunicação social, ambos trabalhados pela SC. Quais são eles?
	a.
	A possibilidade de um mesmo significante (por exemplo, a palavra ou a figura) remeter a significados (sentidos) distintos e a possibilidade de significantes distintos (palavras, imagens, sons e gestos) remeterem a um mesmo significado (sentido).
	b.
	A possibilidade de um mesmo significante (por exemplo, a palavra ou a figura) remeter a significados (sentidos) distintos.
	c.
	A possibilidade de significantes distintos (palavras, imagens, sons e gestos) remeterem a um mesmo significado (sentido).
	d.
	A impossibilidade de um mesmo significante (por exemplo, a palavra ou a figura) remeter a significados (sentidos) distintos e a possibilidade de significantes distintos (palavras, imagens, sons e gestos) remeterem a um mesmo significado (sentido).
	e.
	A impossibilidade de um mesmo significante (por exemplo, a palavra ou a figura) remeter a significados (sentidos) distintos e a impossibilidade de significantes distintos (palavras, imagens, sons e gestos) remeterem a um mesmo significado (sentido).
Pergunta 5:
Um modelo de comunicação foi responsável por instalar ao longo do século XX uma modalidade de comunicação de massa, destacando aspectos do cotidiano como temas principais, instaurando o que hoje os jornalistas denominam pauta, anunciando a matéria principal na capa com imagem, foto ou desenho. A noção de notícia foi ampliada, abrangendo fatos e processos em curso não somente no espaço de referência, mas no mundo. Outro aspecto importante desse modelo de comunicação foi a crítica política, com largo emprego de caricaturas e charges (um exemplo no Brasil foi O Malho). Qual era esse modelo de comunicação?
	a.
	Jornais impressos.
	b.
	Rádio.
	c.
	Televisão.
	d.
	Revista.
e.Todas as anteriores.
Pergunta 6:
O debate de ideias pelos meios de comunicação de massa foi um processo extremamente importante durante um fato importante do século XX, qual foi ele?
	
a.
	Neocolonialismo.
	
b.
	2a Revolução industrial.
	c.
	Revolução Russa.
	d.
	Primeira Guerra Mundial.
	
	e.
	Segunda Guerra Mundial.
Pergunta 7:
Segundo a cronologia da Expansão dos DRCS, assinale qual a ordem correta de acontecimentos:
	
a.
	1995 UOL (Brasil) - Informação, serviços e áreas de atividade à disposição dos usuários; 1997 1995 The Globe - Permitir que os usuários personalizem informações e perfis, interagindo com pessoas com interesses em comum; 2003 YouTube - Plataforma destinada a facilitar a reprodução e produção de vídeos; 2005 - Permitir contatos, opiniões, encontros etc.
	
	b.
	1995 The Globe - Permitir que os usuários personalizem informações e perfis, interagindo com pessoas com interesses em comum; 1997 Myspace - Permitir contatos, opiniões, encontros etc.; 2003 YouTube - Plataforma destinada a facilitar a reprodução e produção de vídeos; 2005 UOL (Brasil) - Informação, serviços e áreas de atividade à disposição dos usuários.
	c.
	1995 The Globe - Permitir que os usuários personalizem informações e perfis, interagindo com pessoas com interesses em comum; 1997 Myspace - Permitir contatos, opiniões, encontros etc.; 2003 UOL (Brasil) - Informação, serviços e áreas de atividade à disposição dos usuários; 2005 YouTube - Plataforma destinada a facilitar a reprodução e produção de vídeos.
	d.
	1995 The Globe - Permitir que os usuários personalizem informações e perfis, interagindo com pessoas com interesses em comum; 1997 UOL (Brasil) - Informação, serviços e áreas de atividade à disposição dos usuários; 2003 Myspace - Permitir contatos, opiniões, encontros etc.; 2005 YouTube - Plataforma destinada a facilitar a reprodução e produção de vídeos.
	e.
	Todas as respostas anteriores estão com datas erradas.
Pergunta 8:
Dois aspectos são importantes ao se discutir a interposição, quais são eles?
	a.
	Delimitação por características do interceptor, possibilidade que permite aos meios de comunicação determinar públicos ou audiências para cada programa e anunciante, caracterizando públicos preferenciais para comerciais. O segundo aspecto é parecido, mas diz que o receptor que possibilita determinar públicos ou audiência.
	b.
	Delimitação por características do Emissor, possibilidade que permite aos meios de comunicação determinar públicos ou audiências para cada programa e anunciante, caracterizando públicos preferenciais para comerciais. O segundo aspecto vem na direção oposta, os meios insistem na interatividade.
	c.
	Delimitação por características do receptor, possibilidade que permite aos meios de comunicação determinar públicos ou audiências para cada programa e anunciante, caracterizando públicos preferenciais para comerciais. O segundo aspecto vem na direção oposta, os meios insistem na interatividade.
	
d.
	Delimitação por características do Emissor, possibilidade que permite aos meios de comunicação determinar públicos ou audiências para cada programa e anunciante, caracterizando públicos preferenciais para comerciais. O segundo aspecto é parecido, mas diz que o receptor que possibilita determinar públicos ou audiência.
	e.
	Nenhuma das anteriores.
Pergunta 9:
O Livro-Texto de Sociologia da Comunicação diz: “Nas páginas anteriores, o foco de análise estava dirigidopara a comunicação social por meios massivos, agora o foco será dirigido para o processo de comunicação entre inúmeros emissores e inúmeros receptores, simultaneamente, formando uma imensa rede de comunicação social. Contudo, cada nó dessa rede implica um processo de mediação simbólica semelhante ao descrito para os meios massivos, mas não exatamente o mesmo. Essas diferenças residem em alguns aspectos”. Quais aspectos são esses?
	
a.
	Na modalidade de espaço em que se dá a mediação (o espaço virtual); na dimensão de tempo; no modelo dialógico dessa modalidade de comunicação social; no fato de esse processo de comunicação (em rede) emprestar à sociedade atual sua denominação mais adequada (sociedade em rede).
	b.
	Na modalidade de espaço em que se dá a mediação (o espaço virtual); na dimensão de tempo; no modelo dialógico dessa modalidade de comunicação social.
	c.
	Na modalidade de espaço em que se dá a mediação (o espaço virtual); na dimensão de tempo; no modelo de monólogo dessa modalidade de comunicação social; no fato de esse processo de comunicação (em rede) emprestar à sociedade atual sua denominação mais adequada (sociedade em rede).
	d.
	Na modalidade de espaço em que se dá a mediação (o espaço virtual); na dimensão de tempo; no modelo de monólogo dessa modalidade de comunicação social.
	e.
	Na modalidade de espaço em que se dá a mediação (o espaço virtual); na dimensão de tempo; no modelo dialógico dessa modalidade de comunicação social; no fato de esse processo de comunicação (via jornais) emprestar à sociedade atual sua denominação mais adequada (sociedade em rede).
Pergunta 10:
Foi no ambiente social e político de germinação do nazismo na Alemanha que se desenvolveu uma abordagem crítica em relação ao papel dos meios de comunicação (rádio, cinema e imprensa) na sociedade. Essa abordagem crítica foi denominada por um nome, qual foi?
a.Escola de Munique.
b.Escola de Leipzig.
c.Escola de Berlim.
d.Escola de Frankfurt.
e.Escola de Hamburgo.
image1.png