Buscar

Exercicios Coleta Citologia Cervical (1)

Prévia do material em texto

CITOLOGIA DO TRATO GENITAL FEMININO INFERIOR – Coleta
Alunas: Marianny da Silva Gomes e Thaina Osório Lima
Exercícios 
1) Como a coleta do material cervical pode interferir na qualidade do exame preventivo?
Coleta insuficiente para análise, contaminação da amostra, erros na coleta, falhas no preparo das lâminas e erros de interpretação interferem na qualidade do resultado desse tipo de exame, uma vez que a presença de células JEC (junção dos epitélios do canal do colo do útero e da vagina) é um importante indicativo de que a coleta foi realizada com sucesso, assim, evitando resultados não desejados, como falso-negativo, por exemplo.
2) Como podem ser classificadas as alterações celulares encontradas? Somente a análise citológica é suficiente para confirmar o câncer de colo uterino? Justifique
Neoplasia intraepitelial cervical I (NIC I), Neoplasia intraepitelial cervical II – (NIC II), Neoplasia intraepitelial cervical III (NIC III), Carcinoma “in situ”, Carcinoma invasor. Ou também, Lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau (LSIL), Lesão intra-epitelial escamosa de alto grau (HSIL), que retrata diferentes potenciais evolutivos. Por si só, a análise citológica não é suficiente para confirmar o diagnóstico de câncer de colo uterino, é preciso acrescentar outros tipos de exames, como por exemplo, a colposcopia e exames histológicos, para evitar falso-negativo.
3) Por que deve ser feita a fixação do material coletado para a realização do exame citológico? Como isso é feito?
A fixação do material é feita imediatamente após a coleta, visa conservar o material colhido, mantendo as características originais das células, preservando-as. Pode ser feito com polietilenoglicol, que forma uma película que protege e preserva a amostra, spray fixador sob a lâmina a uma distância de 20 cm, sendo secas à temperatura ambiente, pois o álcool fixa e evapora, ou com álcool 95%, que é agente coagulante, que desidrata a célula intensificado sua diferenciação nuclear e citoplasmática após a coloração. Aumentando a qualidade da observação.
4) Na sua opinião, qual a principal causa de falsos negativos no exame citológico do colo uterino? 
Há várias ocasiões importantes que podem levar a um resultado falso-negativo, como por exemplo, a coleta inadequada do material cervical, e não há na amostra coletada células representativas das áreas onde as lesões pré-cancerosas ou cancerosas. Outros fatores também, como a presença de células contaminadas com muco, sangue ou outras substâncias sob a lâmina que interferem na análise; profissional interpreta de forma errada os exames, geralmente em decorrência de uma coloração inadequada e uma elaboração imprópria das lâminas.