Buscar

raça e sexualidade

Prévia do material em texto

NOEMÍ ABREU DE SOUZA 
RAFAELA CARVALHO ARAUJO 
 
 RAÇA E SEXUALIDADE 
Feira de Santana – BA
2024
NOEMÍ ABREU DE SOUZA 
RAFAELA CARVALHO ARAUJO 
RAÇA E SEXUALIDADE 
Trabalho solicitado pela Docente Mariana, referente a disciplina Psicologia Grupal e Comunitária do curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Nobre.
Feira de Santana – BA
2024
Introdução
Para Crenshaw (1989), a intersecção entre raça e sexualidade é um campo complexo que influencia profundamente as experiências individuais e coletivas das pessoas. Ao longo da história, a sociedade têm construído a ideia de identidade e pertencimento que são moldadas pelas as categorias de raça e sexualidade tendo em vista então que desde a discriminação até as formas de resistências, esses aspectos da identidade humana estão intrinsecamente interligados (Hooks,1974). 
A intersecção entre raça e sexualidade constitui um campo de estudo crucial na psicologia grupal e comunitária, uma vez que explora as nuances das identidades individuais e coletivas em cenários sociais e culturais específicos. Ao analisar de que maneira elementos como raça e sexualidade afetam as interações em grupos e comunidades, os psicólogos conseguem aprimorar sua compreensão sobre os processos de desenvolvimento de identidade, preconceito, discriminação e resistência.
Ao analisar tais questões no âmbito de grupos e comunidades, os psicólogos podem descobrir formas de intervenção e capacitação que considerem as diferentes facetas da identidade (Moreira, 2018). Além disso, uma compreensão mais aprofundada entre raça e sexualidade pode contribuir para a criação de espaços mais inclusivas e acolhedores (Amaral,2016).
Metodologia
Foram realizadas duas entrevistas, com duas psicólogas tendo suas áreas em foco raça e sexualidade.
Perguntas realizadas para a psicóloga de raça:
1- Como a terapia aborda as questões raciais e étnicas dos pacientes?
2- Como a terapia aborda a questão do racismo sistêmico e estrutural?
3- Quais são os desafios comuns enfrentados pelos seus pacientes nesse aspecto e como a terapia os aborda?
Perguntas realizadas para a psicóloga de sexualidade:
1- Quais são as implicações psicológicas da discriminação e do preconceito relacionados à sexualidade e gênero?
2- Quais são as principais considerações éticas e de inclusão que os terapeutas devem ter ao trabalhar com pacientes da comunidade LGBTQIAPN+?
3- Quais são os desafios comuns enfrentados pelos clientes nesse aspecto e como a terapia os aborda? 
Análise e discussão dos dados
REFERÊNCIAS
Crenshaw, K. (1989). "Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics." University of Chicago Legal Forum, 140(1), 139-167.
hooks, b. (1984). "Feminist Theory: From Margin to Center." South End Press.
Amaral, P. (2016). “Psicologia Comunitária e Intervenção Psicossocial: Desafios Contemporâneos.” São Paulo: Editora Saraiva.
image1.jpg