Buscar

Visita Técnica à Sandoz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À SANDOZ
Modalidade Estágio Supervisionado em Produção de Alimentos
 FARMÁCIA
1. INFORMAÇÕES GERAIS
· Local da Visita Técnica 
A fábrica da Sandoz, localizada em Cambé (PR), já foi inspecionada e aprovada por autoridades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da agência regulatória europeia EMA (European Medicines Agency). SANDOZ DO BRASIL Industria Farmacêutica LTDA na Rod. Celso Garcia CID, SN, Km 87 no bairro Ribeirão Jacutinga sua inscrição CNPJ 61.286.647/0001-16. A visita técnica se deu no dia 26/04/2017 no período da manhã, conforme foi agendado as 9:00h e teve uma duração de 2h e 30min. 
A Sandoz, divisão do Grupo Novartis, segunda maior fabricante mundial de medicamentos genéricos, oferece uma ampla gama de cerca de 1.100 produtos de alta qualidade e acessíveis que não são mais protegidos por patentes válidas.Com aproximadamente 26.500 mil colaboradores em 160 países, a Sandoz mantém a liderança global em biossimilares bem como em genéricos injetáveis, produtos oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos. Grupos de produtos-chave incluem medicamentos para o tratamento do sistema nervoso central, distúrbios do aparelho digestivo, tratamentos cardiovasculares e terapias hormonais.
· Profissional Responsável 
Farmacêutica Responsável: Carla Tofano.
 
· Objetivos Didáticos da Visita Técnica 
Objetivo da Visita foi ampliar conhecimentos do profissional farmacêutico em mais uma área de atuação. 
2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Nossa chegada foi pelo período da manhã na indústria Sandoz, onde fomos na recepção fazer o cadastro e pegar crachás de identificação de visitantes, esperamos alguns minutos fomos para um auditório, onde fomos recebidos pela responsável pelo Rh Maria Raquel, onde nos deu as boas-vindas e deu uma leve apresentação da indústria, onde foi fundada, o porquê da cidade de Cambé, medicamentos fortes de venda e programas de estágios. Fomos divididos em 2 grupos para melhores explicações e para não haver tumultos para o pessoal que estavam trabalhando, ao esperar a Farmacêutica Carla que nos levaria para Bloco de produção, tivemos um coffe Brack e logo em seguida, ela se apresentou e nos levou para os vestiários para nos preparar para entrar na linha de produção sem ter o medo de contaminar o local, foi nos dados jalecos próprios , toucas, luvas , máscaras e sapatilhas e entramos no local de embalagem por que o setor de produção não fomos autorizados a entrar.
Observamos os funcionários em um pavilhão divididos por medicamentos, montando caixotes para colocar as caixinhas devidamente conferida, principalmente o peso, caso fosse maior que o normal, era aberta a caixa e visto se não houve duplicidades de blister ou bula.Fechados e colocados em palhetes e levado para um segundo pavilhão de armazenamentos. Algumas dúvidas foram explicadas sobre as boas práticas da produção e como funcionaria a produção, já que fomos conhecer o processo final do produto. A Farmacêutica Carla comentou que a fabricação de um medicamento requer um conjunto de diversas tecnologias. É necessária durante as etapas do processo, a realização de vários ensaios que comprovem a qualidade do produto e, é nesse momento que os funcionários da área de controle de qualidade atuam. Estes ensaios são realizados a partir do momento em que a matéria-prima chega à indústria, onde se verifica a identidade e a pureza da matéria-prima, impedindo a probabilidade de medicamento falsificado. No decorrer das demais etapas de produção, são feitos outros ensaios que servem como controle do processo. Depois dessa explicação nos levou conhecer os laboratórios de pesquisas em outro bloco, onde havia painéis diversos, tanto orientação, como premiações, motivações, cuidado com seu setor e o que nos deixou contente foi saber que 90% do laboratório são farmacêuticos, nos dando oportunidade de conseguir essa área também. Como foi uma visita rápida, voltamos ao auditório, onde nos despedimos e voltamos a nossa cidade.
3. AVALIAÇÃO DA VISITA TÉCNICA
No meu ponto de vista, o estágio de indústria farmacêutica deveria ter uma carga horária equivalente ao de farmácia comunitária. O pouco tempo destinado à indústria pode dificultar a integração do estagiário na empresa, na percepção das tarefas e na assimilação de determinados conceitos. A indústria Sandoz só contrata alunos que tiveram estágios (presencial) em setor de indústria e nível de inglês. Podemos trazer da sala de aula para a pratica, o funcionamento de uma indústria e o papel do farmacêutico, que vai muito além do que estudamos. A responsabilidade e o conhecimento aprofundado e capacitação diária para se trabalhar como farmacêutico industrial. Foi de grande proveito, pena que foi muito curta e podemos observar somente o processo de embalagem dos medicamentos.
4. CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A carreira de farmacêutico industrial é uma das mais concorridas e valorizadas do mercado. Com o avanço das legislações do setor, a crescente preocupação com a qualidade dos produtos industrializados e a necessidade de aumento de produtividade industrial, esta carreira requer cada vez mais investimento em aperfeiçoamento profissional. A carreira de farmacêutico industrial é uma das mais concorridas e valorizadas do mercado. Com o avanço das legislações do setor, a crescente preocupação com a qualidade dos produtos industrializados e a necessidade de aumento de produtividade industrial, esta carreira requer cada vez mais investimento em aperfeiçoamento profissional.
5. OBSERVAÇÕES TÉCNICAS 
Cabe ao profissional planejar, implantar, organizar, gerenciar e avaliar todas as etapas dos processos de produção; realizar seleção, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos, cosméticos e correlatos; desenvolver e avaliar novos produtos farmacêuticos; implantar, supervisionar e treinar sistemas de garantia da qualidade; selecionar e controlar a qualidade de soluções, reagentes e equipamentos; pesquisar, desenvolver e/ou adequar novas metodologias analíticas, técnicas e procedimentos dentro de sua área de atuação; exercer o controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e correlatos; desenvolver estudos e pesquisas na área de medicamentos; integrar e atuar em equipe multiprofissional de saúde; colaborar na formação de profissionais da área de saúde; assessorar no planejamento, implantação e avaliação de programas e serviços na área de informações sobre medicamentos.
6. REFERÊNCIAS 
Conselho Regional Farmácia de São Paulo :< http://portal.crfsp.org.br/index.php/noticias/8120-resolucoes-da-anvisa-5.html > . Acessado em 28/04/2017.
ANVISA. Farmacopéia – Volume 1. Disponível em < http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/pdf/volume1.pdf >. Acessado em 3 de maio de 2017. 
PORTAL DO BRASIL: Ciência e Tecnologia. INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2010/12/industria-farmaceutica>. Acessado em 1 de maio de 2017.
Sandoz Industria Farmacêutica Ltda. Disponível em < http://www.sandoz.com.br/ >. Acessado em 01 de maio de 2017.

Mais conteúdos dessa disciplina