Buscar

MAPA CONCITUAL - MARCELA

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	 Marcela de Araújo Barbosa Sousa
	R.A. 22171841-5
	Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
	 Disciplina: DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA
	Valor da atividade: 3,0
	Prazo: 3/11/2023
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso seja identificada cópia de colegas, ambos os trabalhos sofrerão decréscimo de nota;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial, tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT;
7. Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
8. Critérios de avaliação: Utilização do formulário padrão; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
1. Insira a foto do momento em que você estava confeccionando o brinquedo (você precisa aparecer nesta foto):
	
 
2. Insira a foto do brinquedo pronto (você não precisa aparecer nesta foto):
3. Plano de Aula
3.1 Nome da atividade: 
Construindo o próprio brinquedo (vai-vem)
3.2 Conceito psicomotor (trabalhado na atividade):
Com esse brinquedo a criança vai exercitar a coordenação motora por meio de uma brincadeira muito divertida chamada: vai e vem. Essa brincadeira favorece a socialização, o passatempo, cálculos de direção, força e impulso, além de desenvolver a atenção.
3.3 Objetivo:
O objetivo da brincadeira com o vai-vem é de socialização, passatempo, cálculo de direção, cálculo de força, impulso, atenção, desenvolvimento muscular
3.4 Desenvolvimento da atividade:
Para cada “Vai e Vem”:
 1 - Separa duas garrafas pet limpas e sem rótulos e corta com a tesoura 1/3 da garrafa pet a partir do fundo;
2 – Utiliza as partes de cima que sobraram das garrafas para fazer o “vai-e-vem” encaixando-as uma na outra, deixando os gargalos voltados para o lado de fora, como mostrado na foto do brinquedo pronto;
3 – Separa dois fios de barbante (o comprimento do barbante vai depender da idade da criança, ou seja, do quanto ela consegue abrir os braços). Passa esses dois fios de barbante dentro das garrafas, em seguida amarra cada ponta do barbante em uma argola de plástico. As argolas podem ser feitas de garrafa pet e também do material que tiver disponível. 
4 – Para decorar o “vai-vem” passa durex colorido ou fita adesiva em volta das garrafas. Quem quiser também pode pintar as garrafas que fica muito bacana.
3.5 Recursos necessários para a aplicação da atividade:
· Duas garrafas plásticas. Não precisa ser pet de refrigerante pode ser de leite ou de suco, mas as de formato arredondado são melhores;
· Uma corda de varal. Aqui vale dizer que precisa ser daquelas mais antigas, que parecem enceradas ou são de plástico mesmo. 
· Tesoura;
· Fita adesiva para prender as metades do vai-vem;
· Quatro argolas; 
· Durex colorido (ou fitas adesivas), tintas.
4. Texto (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas):
A Psicomotricidade é uma área que tem como objetivo o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, trabalhando o desenvolvimento integral da criança. Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são inúmeras formas de aplicar a psicomotricidade dentro dos campos de experiências por meio de linhas traçadas entre o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
A criança, na interação com seus pares e com adultos, vive experiências de atenção pessoal e outras práticas sociais nas quais aprende a se perceber como um “eu” — alguém que tem características, desejos, motivos, concepções —, a considerar seus parceiros como um “outro” — com desejos e interesses próprios — e a tomar consciência da existência de um “nós” — um grupo humano cada vez mais amplo e diverso. Nesse processo, vai se constituindo como alguém com um modo próprio de agir, sentir e pensar (OLIVEIRA, 2018, p. 3).
De acordo com a citação acima e diante do que foi estudado, conclui-se que o brincar com o “vai-vem” não é perda de tempo na aprendizagem das crianças, pois os brinquedos possibilitam o desenvolvimento integral da criança e promovem um envoltório psicossocial, de forma envolvente e prazerosa, em que a criança pode criar e recriar as regras do jogo, com alternativas para resolver entraves que surgem no ato do brincar. 
5. Referências
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
FONSECA, V. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
OLIVEIRA, Vera Barros de (Org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image1.png
image6.png