Buscar

Ventriculo Esquerdo


Prévia do material em texto

O átrio esquerdo recebe o sangue oxigenado através das veias pulmonares superior e inferior esquerda, e passa para o ventrículo esquerdo através da valva mitral. O ventrículo esquerdo é responsável por bombear o sangue oxigenado do pulmão para o resto do corpo através da artéria aorta. Devido ao acometimento do paciente, na qual ocorre regurgitação valvar, o sangue retorna para o átrio esquerdo, o que gera uma diminuição de volume sanguíneo que parte do coração. Na tentativa de compensar essa deficiência, o coração se hipertrofia e dilata, aumentando o volume de sangue bombeado. Este sistema de compensação permite que o cão não apresente sintomas por algum tempo, mas ao mesmo tempo, agrava o processo que eventualmente pode levar a uma insuficiência cardíaca congestiva. A dilatação do lado esquerdo do coração, faz com que o músculo cardíaco fique sobrecarregado, devido aumento de volume sanguíneo bombeado. Este excesso de trabalho faz com que o coração passe a bombear o sangue para o resto do corpo com menos eficiência. O corpo procura uma compensação, fazendo com que o coração bombeie um volume sanguíneo ainda maior, o que causará consequentemente, uma maior dilatação cardíaca.
Na ecocardiografia modo-M (movimento) é possível mensurar o diâmetro das estruturas e suas espessuras. No achado ecocardiográfico do ventrículo esquerdo, notou-se um diâmetro da câmara interna de 2cm, considerado aumentado. Um estudo com cães da raça Yorkshire Terrier demonstrou que a média do diâmetro do ventrículo esquerdo durante a sístole é de 0,93cm e durante a diástole 1,65cm (CASTRO,2011).
Referências:
CASTRO, M.G., et al. Ecocardiografia de cães da raça Yorkshire Terrier clinicamente normais. Belo Horizonte, p. 1082, 2011.
CONRADO, André L.V. A Ecocardiografia na clínica veterinária de pequenos animais: roteiro prático para graduandos em estágio. São Paulo, p. 10, 2017.