Buscar

O órgão mede cerca de 30 cm de comprimento e 2 (Recuperação AuCtomática)

Prévia do material em texto

O esôfago é um órgão tubular distensível, composto por músculo membranoso, responsável por conduzir o alimento da boca até o estômago através de contrações musculares coordenadas, um processo conhecido como peristaltismo (SANTOS, 2012). Sendo assim (KÖNIG; LIEBICH, 2016) cita que o esôfago começa dorsal á cartilagem cricóidea da laringe e termina na cárdia do estômago. Conforme o alimento passa pela faringe, ele estimula os reflexos no esôfago, em grande parte controlados pelo nervo vago. Esses reflexos desencadeiam o peristaltismo, resultando na contração das porções superiores e no relaxamento das porções inferiores do órgão, promovendo um fluxo unidirecional em direção ao estômago (BONFADA, 2005).
O megaesôfago, caracterizado pela dilatação e redução da capacidade de contração do esôfago, pode se manifestar como uma condição congênita ou adquirida, sendo categorizado como primário ou secundário. Geralmente, a forma adquirida surge na fase adulta e pode ser de causa idiopática. Em certas raças caninas como Pastor-alemão, Labrador, Golden Retriever, Setter Irlandês, Greyhound, Shar-pei e Dogue-alemão, observa-se uma predisposição para o megaesôfago congênito, enquanto no Fox Terrier de pelo duro e no Schnauzer miniatura essa condição é hereditária. Nos gatos, o megaesôfago é menos comum, porém, a raça Siamesa é a mais suscetível a essa condição. Kozu et. al.,
JERICÓ, Márcia M.; KOGIKA, Márcia M.; NETO, João Pedro de A. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos 2 Vol. . [Rio de Janeiro – RJ]: Grupo GEN, 2014. E-book. ISBN 978-85-277-2667-2. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2667-2/. Acesso em: 19 dez. 2023.

Continue navegando