Buscar

A1 ADM Pública

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SERVIDOR E SERVIÇO PÚBLICO
ALUNA: TOUTY MARIAM AMINATA DO NASCIMENTO DIENE
MATRÍCULA: 20212100356
A1 – RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
RIO DE JANEIRO
2023
Município escolhido: Monte Carlo – SC.
Consórcio a ser estudado: CIGA – Consórcio de Inovação da Gestão Pública.
1 – O Consórcio de Inovação da Gestão Pública – CIGA, foi criado em 29 de novembro de 2007, com personalidade jurídica de direito público, sob a forma de associação pública objetivando ordenar a utilização dos recursos disponíveis e reforçar o papel do município na modernização da gestão pública, com observância da Lei n.º 11.107/05 e legislação municipal pertinente.
2 – As atividades realizadas constituem no desenvolvimento, implantação, capacitação, manutenção e suporte de sistemas, voltados para a relação governo-cidadão, que empreguem tecnologias da informação e comunicação aplicadas a um amplo arco das funções de governo, em especial a gestão administrativa e a relação do Poder Público com a sociedade civil, e que promovam o acesso a informações relevantes de governos, que implementem a provisão de serviços públicos pela web (internet e/ou intranet), promovam a inclusão digital, desenvolvam formas de acesso e comunicação com os gestores e induzam a modernização de rotinas e aumento de eficiência e eficácia da gestão pública.
3 – Existem mais de 400 municípios participantes do consórcio, porém existem 14 principais. São eles: Balneário Piçarras, Capão Alto, Curitibanos, Garuva, Gaspar, Lauro Muller, Luzerna, Massaranduba, Monte Carlo, Paraíso, Salete, São Carlos e Sombrio, todos no estado de Santa Catarina.
4 – Para um funcionamento efetivo o consórcio está organizado na seguinte estrutura: Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. Cada um possui seus líderes e sua forma de atuação.
5 – Eu proponho que a aferição seja feita em 3 faces: análise de horas trabalhadas em cada projeto/produto/serviço, quantia de dinheiro gasto na execução destes, porcentagem de reclamação e desempenho e confiabilidade para mensurar se os objetivos propostos foram alcançados.
6 – O CIGA possui sede à Rua General Liberato Bittencourt, n.º 1885, Centro Executivo Imperatriz, Sala n.º 102, Bairro Canto, CEP88.070-800, Florianópolis, Estado de Santa Catarina. É imóvel próprio, porém, não é aplicado a ele a tributação de impostos como IPTU por ser entendido a existência da autárquica. Artigo 150, § 2.º, da Constituição Federal de 1988,
7 – O consórcio possui uma frota de veículos. Não é aplicado a ele a obrigação de pagamento de impostos, conforme o artigo 150, § 2.º, da Constituição Federal de 1988, por possuir as mesmas imunidades que uma autarquia.
8 – O consórcio possui bens próprios como sua frota de veículos e sua sede. Nenhum deles é passível de penhora por corresponderem a bens públicos; tem sua proteção garantida no artigo 100 do Código Civil.
9 – O regime jurídico dos funcionários do CIGA é o de CLT; alguns funcionários dos municípios consorciados podem ser cedidos ao trabalho no consórcio e a eles será mantido seu regime jurídico primário. Para os funcionários regidos pelo regime celetista, a demissão imotivada – chamada demissão sem justa causa – de acordo com uma decisão do STF para empresas estatais que a doutrina entende que se estende aos consórcios públicos, não pode acontecer; e para os outros funcionários, por se tratarem de cargos comissionados, podem ser exonerados a qualquer momento.
2
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina