Buscar

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ- projeto


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
THAYLANA DOS SANTOS COSTA
THAYS DOS SANTOS COSTA
AS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NOS FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO NA METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO.
 
CAMETÁ –PARÁ
2017
THAYLANA DOS SANTOS COSTA
THAYS DOS SANTOS COSTA
Trabalho apresentado por meio de um portfólio do curso de Educação Física da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para conclusão das disciplinas: Fundamentos do movimento humano, crescimento e desenvolvimento humano e a metodologia do ensino do atletismo. Orientado pela professora Deuzilene Rodrigues Braga.
CAMETÁ- PARÁ
 2017
INTRODUCÃO
 	 De acordo com o tema abordado “As diferentes fases do desenvolvimento humano nos fundamentos do movimento humano na metodologia do ensino do atletismo” o mesmo vai despertar proposta teórica para os profissionais de educação física, com o objetivo principal a aprendizagem dos educandos e de sensibilizar com as metodologias de ensino.
 Querendo ou não, todos os dias encontramos situações que nos mostra as atividades físicas diferenciadas, com várias modalidades esportivas que podem ser individuais e coletivas. Dentre as modalidades individuais está o atletismo que não é muito popular dentro das escolas; no entanto, o atletismo é uma modalidade que deve ser inserido no contexto escolar de educação básica desde a educação infantil até o ensino médio. Neste sentido, essa modalidade deve ser analisada na creche municipal proinfância Rosa Maria Cardoso da Silva para fazer a devida inclusão na mesma, utilizando métodos adequados a faixa etária dos alunos, tornando as aulas mais atraentes.
 Os fundamentos do movimento humano são mais complexos, pois são capazes de ser expressar de várias maneiras: andar, correr, pular, etc. E estão presentes na sociedade atual. Relatando o crescimento, o mesmo está em constante desenvolvimento, desde o ventre materno, passando por diversas fases, até chegar a velhice. De acordo com essas fases existem situações problemas nas metodologias de educação física e na sua execução, pois não se deve esquecer a faixa etária do ser humano. Por isso que é importantíssimo fazer reflexão sobre as atividades físicas, considerando os aspectos fundamentais que darão suporte ao ensino e aprendizagem dos alunos.
 Segundo Freire (2007 e Gallardo 2009)
 Para melhorar qualidade da educação brasileira, o estado deve ter consciência de sua responsabilidade como instituições que respeita a história e as manifestações culturais que nela foram construídas, sendo essas premissas fundamentais nesse processo, deixando de lado os interesses corporativistas que priorizam a ampliação do mercado para o trabalho de educação física, sem levar em consideração a necessidade de uma educação adequada para as escolas brasileiras.
 De acordo com esta realidade, o mercado de trabalho está priorizando esta atividade no ambiente escolar, respeitando as manifestações culturais. Trabalhando em grupo para construir atividades que sejam familiares aos alunos. 
 “ No que se refere as metodologias...o esporte educacional deve buscar um ambiente lúdico, no qual o aluno aprende o esporte brincando de fazer esporte”. (FREIRE, 2012, p. 52)
 Portanto, a metodologia é de fundamental importância para os alunos, a mesma pode ser semanal, bimestral ou anual, depende de como será desenvolvida essas atividades.
JUSTIFICATIVA
Buscamos com esse tema abordado, incentivar propostas teóricas que irão ajudar no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, identificando problemas na comunidade escolar, analisando as metodologias que serão executadas no decorrer do ano letivo, esperamos sensibilizar sobre a importância desse tema que irá enriquecer os conceitos adotados pelo modelo teórico, levando em consideração as ferramentas avaliativas durante o processo de crescimento e desenvolvimento humano. Pois nos fizeram refletir cada vez mais sobre a importância de ministrarmos aulas que estimulem nossos alunos a aprender, trocar conhecimentos e refletir com senso crítico sobre diversas modalidades, buscando assim a relação de troca de experiência com os mesmos, facilitando a aprendizagem.
 A função do mesmo é relatar sobre as atividades desenvolvidas pelos educadores desta área, incentivando os pedagogos da creche municipal proinfância Rosa Maria Cardoso da Silva a analisar reflexão sobre as metodologias que vai ilustrar suas habilidades como educadores, tornando suas aulas mais atraentes, mesmo que o ambiente não tenha estrutura adequada. 
Portanto, o exercício físico é importantíssimo aos educandos, e é na escola que está inserido as primeiras modalidades esportivas, pois é nessa fase que são conhecidos os fundamentos do movimento, crescimento e as metodologias do ensino do atletismo.
OBJETO GERAL
· Promover reflexão sobre as metodologias do educador, encontrando caminhos que venham contribuir para aprimorar seus conhecimentos e aprendizagem nas modalidades na educação infantil.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Incluir o atletismo nas modalidades do ensino infantil.
· Incentivar os educadores a usarem materiais adequados para cada faixa etária.
· Promover palestras sobre as regulamentações da modalidade e das questões sobre as técnicas básicas e também específicas para o ensino/treino do atletismo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No decorrer da história humana ocorreram várias transformações no corpo de forma compartimentalizada, de acordo com as necessidades da época, os primeiros animais buscavam seus próprios alimentos para manter sua sobrevivência. Por meio dos movimentos entraram em contato com o mundo e por isso a locomoção é considerada responsável pelo contato do mundo externo.
A cinco mil anos os chineses desenvolveram a automassagem do-in, já buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente. E ao longo da história podemos observar várias descrições do que seria o corpo humano, por exemplo: de 300 a.c. até 1700 d.c. O corpo era considerado um “jardim secreto” fechado em si mesmo, inviolável, proibido e virgem; posteriormente foi considerado um corpo aberto, e o significado de corporeidade na maioria dos dicionários, está relacionado a um corpo humano biológico e fisiológico.
Para tornar nosso estudo mais prático é interessante apresentar situações ligadas ao nosso cotidiano, assim perceber como utilizar os conteúdos teóricos em situações reais da prática profissional. Relembramos sobre o atletismo, que é um esporte que está presente nas instituições de ensino público e privado em seus diferentes níveis e formas, para diferentes povos individuais e coletivos, dentre as modalidades individuais está o atletismo, que tem a origem grega: “Athlos” =força “(DORST BOURSCHEID, 2010)” Há indícios de que a prática do atletismo já se dava a 5.000 anos, iniciado pelo Egito e depois pela China, passando em seguida pela Grécia. Sua prática surgiu muito em função das atividades cotidianas, que era praticadas pelos povos da antiguidade, na maioria das vezes a prática se dava em função da necessidade de se locomover em razão da segurança para evitar confronto com os animais da época, assim, sua sobrevivência diária para fugir dos animais (praticando a corrida) ou caçar (arremessando abjetos para conseguir alimentos). Com o passar do tempo, essa habilidade oram sendo alocadas e utilizadas para a prática dos jogos da época.
Diante disso, podemos afirmar que o atletismo é praticado há muitos anos, pois os povos da antiguidade utilizavam como forma de sobrevivência, já que usavam para sua própria defesa. 
A IMPORTÃNCIA DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: É uma modalidade individual que não é muito popular nas creches, pois a maioria dos educadores optam por trabalhar com as tradicionais modalidades esportivas. Por essa razão que é importantíssimo esse portfólio que traz o tema “as diferentes fases do desenvolvimento humano, nos fundamentos domovimento humano na metodologia do atletismo”, pois dessas maneira os educadores poderão seu planejamento anual e incluir atividades que o atletismo está inserido. 
Veja o que CORTELLA, afirma:
“É fundamental valorizar docência como ato de amorosidade. A quem diga que, em se tratando de realidade brasileira, isto é, praticamente impossível. Como atar uma postura de amorosidade quando se tem de dar aula em salas repletas sem carteira suficiente, sem material suficiente, sem salários suficiente, mas exatamente em condições absolutamente difíceis que a amorosidade aparece e é imprescindível”. (CORTELLA, 2014, p.14).
Observa- se nessa afirmação que para dar uma boa aula de educação física, é preciso ter amor na profissão mesmo que apareça vários problemas, sempre devemos incentivar os alunos e dando oportunidades de participarem de várias modalidades individuais e coletivas.
RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA: O processo de educação física que ensina o atletismo, precisa se comprometer em fazer melhor suas atividades, pois trabalhamos com crianças de todas as idades, desde o ensino infantil até o ensino médio, sempre respeitando suas limitações estabelecendo elo entre a aprendizagem dos educandos. Ao trabalharmos o esporte, o conteúdo precisa ser claro e com objetivos alinhados ao interesse dos alunos. Esperamos que o professor seja técnico de auto rendimento, dentre desse contexto, os elementos de competição estejam presente e que as propostas sejam pontuadas no contexto escolar. 
Segundo FREIRE (2012, p. 84) 
“As atividades ainda poderão ser realizadas de forma individual, mas a partir de agora, em função de os alunos começar o processo de socialização, de se colocar no lugar dos outros, as atividades em grupos estimulando a participação coletiva já se tornam elementares. Tentávamos educa-las para a democracia pelos exemplos de dignidades dos professores, pelas conversas diárias sobre a vida de todos nós[...].
De acordo com esta afirmação, que as metodologias do ensino infantil esteja de acordo com o crescimento e desenvolvimento dos seres humanos e que as atividades sejam coletivas ou individuais, mas se colocando no lugar do outro ajudando no ensino aprendizagem, que os professores incentivem a fazer tarefas que vão ajudar no seu cotidiano.
Por esse motivo que é importante que os docentes promovam palestras sobre pontos referentes sobre a regulamentação da modalidade e também técnicas básicas, específicas para que os alunos tenham uma boa aprendizagem em um ambiente que lhe dê prazer. De acordo com (FREIRE, 2012, p. 52). 
“No que se refere as metodologias...o esporte educacional deve buscar um ambiente lúdico, no qual o aluno aprenda brincando de fazer esporte”.
De acordo com esta afirmação, o lúdico é uma ferramenta que vai ajudar os fundamentos do movimento, no crescimento e desenvolvimento humano e nas metodologias do atletismo. Esperamos que as atividades sejam executadas em ambiente agradável, que os alunos tenham uma boa aprendizagem e que os mesmos aprendam brincando.
Portanto foi importante incentivar os educadores de educação física, a utilizarem essa proposta desse portfólio, que o mesmo vai ajudar na aprendizagem das crianças com várias técnicas como: noções de espacialidade, lateralidade, temporalidade e consciência corporal, fazendo com que o aluno desenvolva integralmente e livre de qualquer bloqueio para sua vida futura.
 
PROPOSTA DE PESQUISA
ANEXO/QUESTIONÁRIO
As diferentes fases do desenvolvimento humano nos fundamentos do movimento humano na metodologia do ensino do atletismo
Nesse sentido e atendendo o que prescreve a resolução do CNS nº 196/96 (determina que todo e qualquer trabalho com seres humanos necessita-se de autorização) caso esteja de acordo em colaborar conosco neste processo, solicitamos que responda o questionário abaixo. 
1-Como o professor de educação física identifica a deficiência motora na criança?
Identificamos a deficiência motora através do processo biológico dos alunos, de acordo com as atividades desenvolvidas pelos profissionais de educação física.
2- Como você vai fazer para usar os materiais alternativos nas aulas de educação física?
Fazendo atividades individuais ou coletivas, com materiais que temos na escola como: arremesso com bola, corporeidade, salto à distância e a coreografia com músicas infantis.
3- Comente como você vai incluir várias modalidades nas séries iniciais?
Essas modalidades serão incluídas de acordo com a idade dos alunos, fazendo várias atividades com saltos, dança, arremesso com bola, etc. 
4- Como você pode relatar sobre os fundamentos do movimento, o crescimento e o desenvolvimento de acordo com as metodologia do ensino do atletismo, na educação infantil?
Essas disciplinas serão importantíssimas para o desenvolvimento dos alunos que irão ajudar nas fazes do crescimento específico, aplicando técnicas para melhorar a postura e o movimento dos mesmos.
CONCLUSÃO
No decorrer deste trabalho de pesquisa, observamos que este tema vai incentivar os professores de educação física a modificarem suas metodologias de acordo com cada faixa etária. Por esse motivo, os profissionais da creche estão tendo dificuldade de resolver atividades por que não existe profissionais de educação física nessa instituição de ensino. Com essas metodologias devem utilizar jogos individuais e coletivos que podem ser trabalhadas a criança vários sentimentos, liberdade, união, e solidariedade. Isso irá auxiliar na educação escolar em diferentes contextos, proporcionando momentos que lhes dei prazer, que seja divertido como: as práticas corporais, sejam elas pelos jogos, esportes, danças, uma simples brincadeira da cultura infantil são direitos de todos os alunos, sem descriminação, assim é possível perceber com clareza a função deste tema e buscar soluções que minimize ou solucione as problemáticas vividas pelos alunos, requer aos professores de educação física um olhar focado em todos os aspectos da aprendizagem.
Os profissionais desta instituição são pedagogos e suas atividades são dentro da sala de aula por meio de música infantil coreografadas e sempre no mesmo lugar, por esse motivo que esse tema é importantíssimo e vai ajudar na execução das tarefas, tendo noção que aula em sala de aula é diferente da aula de educação física. Pois a mesma incentivará a elaborar os melhores planos de ações a serem adotados para alcançar os objetivos propostos, sempre observando o aluno de como reage a seus comandos, verificando os erros, por exemplo: chuva a bola demasiada força, com ajuda-lo a corrigir esse erro? Procuramos solucionar na melhor forma possível, apresentar a cada período de vida uma boa qualidade de movimentos como: correr, andar, com certas habilidades, e que fique de estímulos aos professores que não há idade para aprender o atletismo.
Portanto, é bom refletirem propostas que sejam inclusas no planejamento anual, englobando os fundamentos do movimento, o crescimento e desenvolvimento humano e a metodologia do ensino do atletismo, essa modalidade deve ser trabalhada de acordo com a faixa etária da criança, comprometendo com ensino de qualidade, respeitando a aprendizagem dos alunos.
REFERÊNCIA
CORTELLA, N.S. Pensamentos pedagógicos- nós e a escola: agonias e alegrias. Petrópolis: vozes, 2004.
DORST, L.M. BOURSCHEID.D.G. Atletismo na escola. M:AWAD.H. (org) educação física: múltiplos caminhos. 1.ed. Jundiaí: Fontoura, 2010.
FREIRE, J.B. educação corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4.ed. São Paulo. Sipione, 2002. 
GALLAHUE, D.L;OMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo. Phort. 2005
OLIVEIRA, M.C.M. Atletismo escolar, uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina