Buscar

Psicologia aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula: 03 História da Psicologia como Ciência P1
1) A ciência moderna surge a partir de importantes influências no campo da Física que provocaram revoluções na cosmologia ocidental e conduziram às transformações no modo de produção do conhecimento. A esse respeito, assinale a alternativa que indica a primeira revolução pela qual passou o Ocidente moderno:
Revolução Copernicana.
Resposta correta
A ciência moderna, embora sofra impacto com a Revolução Industrial, constituiu-se a partir de grandes transformações no campo da Física desde o séc. XVI. Tem como precursor Copérnico, que, ao propor uma cosmologia heliocêntrica, propiciou uma revolução copernicana e influenciou Kepler e Galileu, posteriormente, ao revisarem as ideias copernicanas e revolucionarem o campo da Física. Newton, um século depois, contribuirá, a partir do mecanicismo, com um aprofundamento do paradigma dominante
2) O modelo hegemônico de cientificidade constituiu-se a partir das ciências naturais, de tal modo que a obtenção do conhecimento somente seria considerada a partir de seus métodos. Considerando que a validade de um conhecimento se dá pelos critérios de cientificidade desse modelo, assinale a alternativa que indica o que significa produzir conhecimento fidedigno nesse contexto:
Quantitativo.
Resposta correta
O modelo científico moderno passou a considerar enganoso o conhecimento dado pela experiência dos sujeitos, isto é, fenomenologicamente. Por isso, um debate hermenêutico, que considera o conhecimento como situado a partir das interpretações contextualmente produzidas, somente aparecerá posteriormente, quando se problematiza o modelo hegemônico da ciência moderna. Desse modo, o paradigma dominante avançava a partir da ideia de que todo conhecimento deve ser quantificável, rejeitando as qualidades dos objetos observados.
3) A proposição da ciência como o caminho possível para a reorganização da sociedade e o seu progresso, por intermédio da formulação de leis científicas por meio de um conhecimento observável e demonstrável a partir dos métodos científicos das ciências da natureza, influenciou as ciências humanas. Essa proposição é chamada de?
Positivismo.
Resposta correta
Racionalismo, Empirismo e Iluminismo são correntes de pensamento que influenciaram o desenvolvimento da ciência moderna a partir do debate sobre a subjetividade e o seu limite para a obtenção de um conhecimento verdadeiro. Comte propôs uma ciência positiva como possibilidade de ruptura de um pensamento filosófico especulativo porque entendia a necessidade de uma compreensão do social como fenômeno que poderia ser estudado conforme os métodos das ciências da natureza. O positivismo, nesse sentido, influenciou as ciências humanas e a formação de disciplinas que propuseram o estudo de fenômenos sociais e psicológicos aos moldes das ciências naturais.
4) A emergência da Psicologia como ciência é acompanhada por um contexto de debates sobre o lugar do sujeito e da subjetividade. Foi a partir de mudanças sociais, acompanhadas de reflexões filosóficas, que foram possibilitadas as condições para o surgimento de uma noção de um mundo interior. Levando em conta que o debate sobre a Psicologia como ciência situa-se nesse contexto, assinale a alternativa que indica as condições para esse surgimento:
Crise da subjetividade privatizada e redução do sujeito cognoscente ao empírico.
Resposta correta
A Psicologia, como ciência, surge a partir do distanciamento da Psicologia racionalista e metafísica. Por isso, a crise da subjetividade privatizada e da ideia de um eu interior é acompanhada de uma valorização dos métodos das ciências naturais e do desenvolvimento de um campo de pesquisa experimental, que dará ênfase ao sujeito empírico, à observação e à mensuração, em detrimento do sujeito cognoscente, da sensibilidade, da criatividade e da afetividade por não serem passíveis de observação, controle e medição laboratorial
5) A Psicologia, como ciência, desenvolve-se a partir de diferentes projetos que objetivaram constituir um campo de saber com objeto, método e matriz teórica próprios. Por se tratar de uma multiplicidade, é possível dizer que a Psicologia não tem uma epistemologia unitária, sendo formada por diferentes matrizes de pensamento. Levando em conta essa característica da formação do campo científico dessa disciplina, assinale a alternativa que corresponde às matrizes do pensamento psicológico:
Matrizes românticas/pós-românticas e cientificistas. Matrizes românticas/pós-românticas e cientificistas.
Resposta correta
A Psicologia foi formada por duas matrizes de pensamento epistemológico, as quais formaram o campo do saber pluralista dessa disciplina. Essas matrizes são cientificistas, buscando a aproximação com os métodos das ciências naturais, e as matrizes românticas e pós-românticas, que valorizam o qualitativo, sensível e espiritual, tudo que foi expurgado da matriz cientificista. Dentro dessas matrizes há uma série de subdivisões em que se encontram as perspectivas atomicistas, mecanicistas, compreensivas, organicistas, nomotéticas, quantificadoras, entre outras.

Continue navegando

Outros materiais