Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE DETERGENTES
Relatório 4
Nome:                                               Matrícula:
Efeito do Detergente sobre a Tensão Superficial da Água: 
1. No que diz respeito ao procedimento A, explique o comportamento das gotas de água e detergente sobre a flanela. 
As gotas de água levaram certo tempo para se penetrarem a flanela e dissolverem, pois, a água tem uma alta tensão superficial. Já a gota de solução de detergente penetrou imediatamente na flanela. Isso ocorreu devido à propriedade surfactante ou tensoativa do detergente, que é a redução da tensão superficial da água por este. A função dessa propriedade é otimizar o processo de limpeza, pois permite que a água molhe melhor as fibras e as superfícies.
2. No que diz respeito ao procedimento B, explique o comportamento da partícula sólida antes e após a adição de detergente. 
A partícula sólida, ao ser colocada na água, estava flutuando devido a tensão superficial da água. Após a adição do detergente, as partículas sólidas precipitaram. Isso aconteceu, pois, o detergente possui a propriedade tensoativa, que diminui a tensão superficial da água.
3. No que diz respeito ao procedimento C, compare o comportamento das gotas de óleo e explique. 
Devido a tensão superficial de água, a gota de óleo se dispersa na sua superfície, já que são imiscíveis. Já no detergente, o óleo é englobado pela parte apolar do sabão, impedindo a dispersão.
Emulsificação de Óleos: 
4. Explique o que é emulsão e comente sobre o papel do detergente para evitar a coagulação do óleo. 
	Emulsão é uma dispersão coloidal formada por dois líquidos imiscíveis. Emulsões conte, agregados esféricos de molécula chamadas micelas que permanecem coloidalmente dispersas na água sem qualquer tendência de precipitarem, pois existe uma repulsão eletrostática entre superfícies carregadas.
Suspensão de Partículas Sólidas: 
5. Descreva e explique o efeito do detergente sobre a sedimentação das partículas. 
No tubo contendo solução de detergente, as partículas ficaram predominantemente no corpo do líquido. Observou-se inclusive uma leve mudança na coloração do líquido devido às partículas em suspensão. Já no tubo conteúdo apenas água, mesmo após agitação, grande parte das partículas de carvão continuou acumulada no topo do líquido, próximo a fronteira com o ar. A explicação se dá porque as partículas de carvão são apolares. Assim, no tubo onde não há detergente elas não se misturam a água, que é polar e cauda apolar, em mecanismo semelhante ao da emulsão das gorduras, que também são apolares.