Buscar

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA AULA 1 - 2º BIM

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
PROF. ADRIANO TRINDADE
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)
O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, identificado por alguns com a sigla ISSQN, ou simplesmente ISS, é um tributo de competência dos Municípios e do Distrito Federal, conforme previsto no Art. 156 da Constituição Federal (CF) de 1988.
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) – Base jurídica 
A Lei Complementar (LC) nº 116, de 31/07/2013, com as alterações trazidas pela Lei Complementar (LC) nº 157, de 29/12/2016, trata desse tributo de forma geral nas unidades da Federação do Brasil.
BASE JURÍDICA
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) – Base jurídica 
A cobrança do ISS, prevista no Art. 156 da CF/1988, e tratada, hoje, pela LC 116/2013, é regulamentada por leis municipais editadas por cada um dos Municípios que compõem a unidade Federativa do Brasil, identificadas como Código de Rendas dos Municípios.
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) – Base jurídica 
É um tributo de competência dos municípios, que incide sobre os serviços prestados pelas empresas – pessoas jurídicas - ou pelos profissionais autônomos, desde que o fato gerador do serviço não seja de competência tributária do Estado ou União
Competência do ISS
O ISS tem sua estrutura básica definida na Constituição Federal, que estabelece:
a) competência aos municípios e DF para instituir a cobrança do imposto;
b) prestação de serviços como fato gerador da respectiva obrigação tributária;
c) o preço do serviço como base de cálculo do imposto;
d) o prestador de serviço como contribuinte;
Competência do ISS
e) os serviços onerados pelo imposto municipal são os definidos em lei complementar, não podendo fazer parte da lista os serviços que ficaram na competência dos Estados, como os serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS); e
f) Necessidade de lei complementar federal para regular a forma e as condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais concedidos e revogados.
Fato Gerador do ISS
O fato gerador do ISS é a prestação de serviços constantes da lista anexa à Lei Complementar no 116/03, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. 
O que faz nascer a obrigação tributária de pagar o imposto é a prestação de serviço, qualquer que seja sua denominação.
Fato Gerador do ISS
O ISS também incide sobre o serviço proveniente do exterior ou cuja prestação de serviço se tenha iniciado no exterior.
Fato Gerador do ISS
Destaca-se que a incidência do ISS não depende da denominação dada ao serviço prestado. 
O ISS também incide sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário.
CONTRIBUINTE
O contribuinte do ISSQN é o prestador do serviço 
(LC 116/2003, art. 5.º). 
Conceito de Serviço
Serviço se define como trabalho ou contraprestação mediante pagamento do beneficiário, consubstanciado no fato econômico e quase sempre será incorpóreo.
BASE JURÍDICA ISS
LEI COMPLEMENTAR Nº 116, DE 31 DE JULHO DE 2003 
ALIQUOTA ISS
 Terá alíquota mínima de dois por cento, exceto para os serviços a que se referem os itens 32, 33 e 34 da Lista de Serviços anexa ao Decreto-Lei 406, de 31 de dezembro de 1968 (Incluído pela Emenda Constitucional 37, de 2002);
ALÍQUTA ISS
 As alíquotas máximas é de 5% (cinco por cento)
ISS NO DF
As alíquotas de ICMS no Distrito Federal estão definidas nos artigos 18 da Lei nº 1.254/96 e 46 do Decreto nº 18.955/97
ISS NO DF
http://www.econeteditora.com.br/agenda/oe-est/11/df/al%C3%ADquotas_iss_brasilia.php
ISS NO DF
o ISSQN é regido pela lei municipal que o instituir; esta lei, por sua vez, deve observar as regras gerais estabelecidas LC 116/2003 editada pelo Congresso Nacional, à qual se submetem todos os municípios brasileiros.
ISS NO DF
As respectivas leis municipais têm, portanto, competência para dispor sobre os demais aspectos da incidência, tais como definir alíquotas para cada tipo de serviço – respeitados, é claro, os limites traçados pela CF, pela LC 116/2003 e pela LC 100/99 –, impor obrigações acessórias, estabelecer hipóteses de substituição tributária e prazos de recolhimento, entre outros aspectos.
SERVIÇOS COM INSUMOS IMBUTIDOS
Nas hipóteses em que o item de serviço contém a determinação no sentido de incidir o ICMS, haverá a cobrança de ISSQN sobre o valor do serviço e de ICMS sobre o valor do material. 
Não havendo essa previsão, incide apenas ISSQN sobre o preço total cobrado
SERVIÇOS COM INSUMOS IMBUTIDOS
Lubrificação, limpeza, lustração, revisão, carga e recarga, conserto, restauração, blindagem, manutenção e conservação de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peças e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS).
LOCAL DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Como regra geral o local de recolhimento do ISS deve ser o local do estabelecimento do prestador ou na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador.
LOCAL DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Artigo 3º da Lei Complementar 116 de 31/07/2003, incisos de I a XXII, estabelece as situações em que o ISS deve ser recolhido no local da prestação do serviço, independentemente do local do estabelecimento do prestador de serviço (sede, filial, escritório):
No estabelecimento tomador ou do intermediário do serviço
Quando o tomador de serviço contrata o serviço permanentemente  em suas dependências, nesse caso o ISS é devido no local da prestação do serviço
Local de Prestação de Serviços esporádicos
Quando o prestador de serviço é contratado pela empresa  para fazer a manutenção das máquinas no estabelecimento contratante, o qual vem periodicamente ou quando chamado, e se desloca do seu estabelecimento para prestar o serviço, não se caracterizando  o contratante como tomador  de serviço, neste caso o ISS é devido no estabelecimento do prestador de serviço, mesmo que seja em outro município
Tomador de serviço
O tomador de serviço é a pessoa jurídica que contrata o serviço permanentemente em suas dependências, ou seja, o serviço é contratado para ser prestado diariamente, todos os dias do mês como terceirização da atividade junto a contratante.
OUTRAS EXCEÇÕES 
Existem outras hipóteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto será devido no local e que constam do artigo 3.º da LC 116/2003
OUTRAS EXCEÇÕES 
exceto pelos casos enumerados nos incisos do artigo 3.º da LC 116/2003, o ISSQN será devido no município onde estiver localizado o estabelecimento prestador, ainda que ele preste serviços em outros municípios
COMPETÊNCIA – LIMITAÇÕES
Os municípios não podem tributar os serviços prestados pela União, pelos estados, por suas autarquias e fundações, desde que os serviços: (1) sejam vinculados às suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes; (2) não decorram de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário (CF, art. 150, VI, “a”, e parágrafos 2.º e 3.º).
COMPETÊNCIA - LIMITAÇÕES
Da mesma forma, não podem ser tributados os serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei e desde que os serviços estejam relacionados com as finalidades essenciais dessas entidades (CF, art. 150, VI, “c”, e §4.º).
A definição de estabelecimento, para fins do ISSQN
Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadasQUESTÃO
Discorra sobre a incidência do ICMS e do ISSQN quando há fornecimento de mercadorias juntamente com serviços. Incide apenas o ICMS, apenas ISSQN ou ambos? 
QUESTÃO
Discorra sobre a incidência do ICMS e do ISSQN quando há fornecimento de mercadorias juntamente com serviços. Incide apenas o ICMS, apenas ISSQN ou ambos? 
CONTABILIZAÇÃO ISSQN
D - ISS
C - ISS a Recolher
x% sobre o faturamento do mês ............. $
CONTABILIZAÇÃO ISSQN
A conta ISS é Conta de Resultado. Corresponde ao custo dos serviços prestados, sendo, portanto, redutora da conta Receitas de Serviços (conta que registra a receita bruta auferida na prestação de serviços). Quando na apuração do resultado bruto a empresa considerar as receitas com vendas de mercadorias em conjunto com as receitas auferidas na prestação de serviços, a conta ISS integrará a fórmula do RCM.