Buscar

Economia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:655488) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26301257
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Nas economias socialistas, problemas econômicos fundamentais, como o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir são decisões tomadas pelo governo. Nessas economias, o sistema de preços não funciona como meio regulador, mas sim como facilitador dos objetivos de produção estabelecidos pelo Estado. Com relação às economias socialistas, analise as sentenças a seguir:
I- Os preços e a distribuição de produção são organizados pelo mercado, ou seja, pela relação entre consumidores e produtores de bens e serviços.
II- Os meios de produção, máquinas, equipamentos e matéria-prima são propriedade pública.  
III- Os preços e a organização da produção ocorrem com base nas necessidades da população, que são consideradas prioritárias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Escassez em economia significa a falta de algum bem ou serviço. Um bem escasso é um bem raro no mercado. Conceitualmente, "bem" pode ser definido como tudo aquilo que permite satisfazer uma determinada necessidade humana, ou seja, um bem precisa ser útil. Com relação aos bens econômicos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São os bens caracterizados pelo esforço humano para obtê-los. Uma de suas características básicas é o preço.
	 b)
	São bens que não possuem preço, ou seja, a sociedade não paga por eles.
	 c)
	São bens que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco esforço.
	 d)
	A luz solar e o ar que respiramos são exemplos de bens econômicos.
	3.
	A Ciência Econômica é dividida em duas grandes áreas: a macroeconomia e a microeconomia. Embora cada uma destas áreas possua especificidades e importância no contexto econômico, apresentam caraterísticas diferentes com relação à visão, ao objetivo de estudos e às variáveis que incorporam sua área de estudo. Especificamente com relação à macroeconomia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Procura entender como o mercado está estruturado, principalmente com relação ao nível de competitividade.
	 b)
	Estuda o comportamento dos indivíduos, famílias e empresas individualmente.
	 c)
	Analisa o comportamento da economia como um todo, portanto, possui visão global.
	 d)
	Um dos principais objetivos é estudar a oferta, a demanda e o ponto de equilíbrio entre os agentes econômicos.
	4.
	Na atividade econômica há os agentes econômicos, que são: as empresas, as famílias (os consumidores), o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As Empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente: as famílias.
(    ) As Famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.
(    ) O Mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador adquire os direitos de consumir um produto em troca de dinheiro, fixando um preço à mercadoria trocada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	5.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	 b)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	 c)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	 d)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	6.
	Os agentes econômicos são os verdadeiros responsáveis pelo funcionamento de um sistema econômico. Cada agente econômico possui funções específicas na economia, e é a relação entre estes agentes que permite a produção e o consumo de bens e serviços. Com relação ao papel das famílias enquanto agente econômico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Representam o espaço onde ocorre a troca de bens, serviços e capitais.
	 b)
	São responsáveis pela satisfação das necessidades coletivas da sociedade.
	 c)
	São responsáveis pelo consumo de bens e serviços.
	 d)
	São os agentes responsáveis pela produção de bens e ofertas de serviços na economia.
	7.
	O Fluxo Circular de Renda ilustra de maneira simplificada como ocorre a inter-relação entre dois agentes importantes da economia: as famílias e as empresas. Esse fluxo nos ajuda a entender como, em uma economia de mercado, ocorrem os ajustes de preços à oferta e à demanda das famílias e das empresas. Considerando um Fluxo Circular de Renda de uma economia fechada sem a participação do governo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No mercado de bens e serviços, as famílias demandam mão de obra das empresas.
	 b)
	No mercado de fatores de produção, as famílias pagam pelos fatores de produção ofertados pelas empresas.
	 c)
	No mercado de bens e serviços, as empresas demandam bens e serviços das famílias.
	 d)
	No mercado de fatores de produção, as empresas demandam mão de obra das famílias.
	8.
	O economista e filósofo escocês Adam Smith, considerado o pai da Economia, com a publicação de sua obra Uma Investigação sobre a Causa da Riqueza das Nações, no ano de 1776, marca oficialmente o surgimento da Economia como ciência. Sobre as ideias disseminadas por Adam Smith, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sugeriu claramente que os governos realizassem gastos públicos na indústria bélica como uma forma de preparação para a Segunda Guerra Mundial e como forma de geração de empregos.
(    ) Queria reformar drasticamente o capitalismo sem destruir o controle do Estado, fazendo o que foi considerado na época uma Revolução Conservadora.
(    ) Afirmava que a fonte de riqueza é o trabalho, e que o fundamento moral da sociedade capitalista é a busca do interesse próprio.
(    ) Teve sucesso quanto ao funcionamento de suas ideias, mas estas tiveram como consequência o superávit das contas públicas e a deflação.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	A organização das atividades econômicas acontece de diferentes maneiras, conforme a orientação político-econômica da cada território. Embora os países tenham assumido uma organização mista e própria, assume-se como exemplo os extremos das economias de mercado e das economias centralmente planificadas. Com relação ao funcionamento de uma economia de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma parte do fluxo real da economia refere-se à demanda das empresas por trabalho no mercado de fatores de produção e à demanda pelas famílias de bens e serviços.
	 b)
	No mercado de fatores de produção, as empresas disponibilizam a força de trabalho produzindo o fluxo real das economias capitalistas.
	 c)
	No fluxo monetário estão presentes os pagamentos dos bens e serviços pelas empresas, bem como a remuneração dos fatores de produção pelas famílias e indivíduos.
	 d)
	Asfamílias são responsáveis por unir os bens de capital e produzir mercadorias e serviços considerados úteis e necessários para o conjunto da sociedade.
	10.
	O capitalismo é o sistema econômico predominante. A organização econômica é baseada na propriedade privada dos meios de produção. Os trabalhadores vendem sua força de trabalho aos proprietários dos meios de produção que, em troca, remuneram essa força de trabalho. Com esta remuneração, os trabalhadores consomem bens e serviços produzidos pelos proprietários dos meios de produção. Este sistema econômico é caracterizado por alguns elementos. Com relação a esses elementos, analise as sentenças a seguir:
I- É por meio da propriedade privada que o capitalismo se apropria da parte da renda gerada nas atividades econômicas.
II- As funções básicas da moeda são: meio de troca, reserva de valor, unidade de conta e padrão para pagamentos.
III- A divisão do trabalho permite a especialização dos processos produtivos, tornando estes processos produtivos cada vez melhores.
IV- O lucro é um dos objetivos dos empresários, é a diferença entre o custo fixo de produção e os custos variáveis de produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Parte inferior do formulário

Outros materiais