Buscar

Mercados Monetários 3.1. Moeda e Demanda por moeda

Prévia do material em texto

Mercados Monetários 3.1. Moeda e Demanda por moeda 
 
1) De que é composta a demanda agregada de bens e serviços? 
R. A demanda agregada de bens e serviços é a junção de: Demanada de bens de consumo pela família; Demanda de investimentos pela família; Demanda do governo; Demanda líquida do setor externo. Sendo esses os quatro macroagentes econômicos. 
2) Por que a inclinação da demanda agregada é negativamente inclinada? Explique 
R. A curva de demanda agregada é negativamente inclinada, pois a uma dada Renda Nominal, quando o nível de preços se eleva, a renda real reduz-se; ou seja, há relação inversa entre Nível de preços e Renda nominal. 
3) Explique o que a renda real 
R. Renda, é a remuneração dos fatores de produção: salários (remuneração do fator trabalho), aluguéis (remuneração do fator terra), juros e lucros (remuneração do capital). 
4) De que é composta a oferta agregada de bens e serviços? 
R. É formada pela quantidade de bens e serviços que os produtores estao dispostos a colocar no mercado. A Oferta agregada é igual a Renda Nacional e igual ao Produto Nacional Real. 
5) Explique a inclinação da curva de oferta agregada 
R. Supondo um aumento da Demanda Agregada, as empresas podem reagir de três maneiras: 
· aumentar a produção física (Q), mantendo preços (P) constantes, se houver desemprego de recursos (mão-de-obra desempregada, ca-pacidade ociosa) (trecho keynesiano); 
· aumentar os preços (P), sem aumentar a produção física (Q), se os recursos estiverem plenamente empregados (pleno emprego derecursos) (trecho clássico); 
· aumentar tanto P como Q (situação intermediária, em que alguns setores da economia estariam em pleno emprego e outros com desemprego).

Continue navegando