Buscar

AV2 - Estudo de caso 2020-2

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BRASÍLIA 
	
	
	Disciplina: Fisiologia do Exercício – SDE3864 
	Docente: Silvia Neri 
	Semestre: 2º/ 2020 
	
	Discentes: 
1- Jefferson Manoel Dias Albino- 201903091454
2- Milena de Souza Gonçalves - 201801162344
3- 4- 
5- 
6- 
	
 
Estudo de Caso: Respostas cardiovasculares à atividade física 
 
Leia o material indicado abaixo e, com base na leitura, responda ao que se pede. O estudo de caso é composto por nove questões, pode ser realizado em grupo de até seis pessoas, e tem valor de 2,0 pontos (20% da nota da AV2). Ele deve ser postado por um dos membros da equipe no Portal do Aluno da Estácio até o dia 16/11/20. 
 
Neri SGR. Fisiologia do Sistema Cardiovascular. 2020. 54 slides. Material apresentado para a turma de Fisiologia Humana do Centro Universitário Estácio de Brasília. 
 
Polito MD & Farinatti PTV (2003). Respostas de frequência cardíaca, pressão arterial e duplo-produto ao exercício contraresistência: uma revisão da literatura. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 3(1): 79-91. 
 
Martins-Santos CF, Gomes DV, Pinto VS & Barcellos LC (2020). O exercício físico como tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. JIM-Jornal de Investigação Médica, 1(1): 26-33. 
 
 
	Questão 1- Quais são as principais funções do sistema cardiovascular e quais estruturas o compõem? 
	R 
 
	Questão 2- Explique o que é a pequena e a grande circulação e descreva detalhadamente o caminho percorrido pelo sangue em cada uma dessas circulações. 
	R 
 
	Questão 3- Conceitue os seguintes termos: sístole, diástole, ciclo cardíaco, volume sistólico, frequência cardíaca, débito cardíaco, pré-carga, pós-carga, resistência vascular, pressão arterial e duplo produto. 
	R 
 
	Questão 4- Explique como ocorre o controle da atividade cardíaca. 
	R 
 
	Questão 5- Explique como ocorre o controle da pressão arterial. 
	R- O controle da pressão arterial é feito por mecanismos diversos, de natureza neural ou hormonal. O controle neural é feito por meio de eferências do sistema nervoso autônomo, atuando sobre o coração e os vasos. No coração, modulam o débito cardíaco por meio do enchimento dos ventrículos e da atividade inotrópica e cronotrópica; nos vasos, atuam sobre a resistência periférica. Os principais mecanismos reflexos que atuam na regulação da pressão arterial são o barorreflexo, os reflexos cardiopulmonares, o quimiorreflexo e o reflexo renorrenal. O controle hormonal envolve, principalmente, o sistema renina-angiotensina.
 
	Questão 6- Descreva as respostas agudas e crônicas da atividade cardíaca ao exercício físico, ressaltando as diferenças entre exercícios resistidos e aeróbios. 
	R os indivíduos realizaram 10 repetições de rosca biceps unilateral e levantamento supino (80% de 1 RM) e 12 repetições de leg-press simples e duplo (80% de 1 RM). Nas atividades de componente aeróbio predominante, foram executadas as seguintes actividades: a) 10 minutos de caminhada a 4 km/h com transporte de 9 kg em cada uma das mãos entre o 4o e 6o minutos e 14 kg entre o 8o e 10o minutos; b) 4 minutos de caminhada a 5 km/h em esteira rolante a 8% de inclinação; c) subir 12 lances de escada com ritmo entre 60 e 65 degraus/min. Os valores obtidos para a frequência cardíaca fora significativamente inferiores em todas as situações de exercício contra-resistência, apesar de se ter observado uma inclinação maior das curvas para essa variável em função do tempo. 
 
	Questão 7- Descreva as respostas agudas e crônicas da pressão arterial ao exercício físico, ressaltando as diferenças entre exercícios resistidos e aeróbios. 
	R No exercício aeróbico, a medida que o débito cardioco aumenta, a resistência periférica eleva-se nós tecidos metabólica menos ativos enquanto tende a diminuir a musculatura em trabalho. 
No exercício contra-resistencia, a pressão arterial pode atingir valores maiores do que nas atividades contínuas aeróbicas.
 
	Questão 8- Descreva as respostas agudas e crônicas do duplo produto ao exercício físico, ressaltando as diferenças entre exercícios resistidos e aeróbios. 
	R 
 
	Questão 9- Explique detalhadamente como o exercício físico pode ser utilizado no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares. 
	R- A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o estresse. Sabe-se que o treinamento leva a diferentes adaptações metabólicas, sistêmicas e autonômicas que juntas reduzem os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um dos motivos é a capacidade de aumentar a concentração da lipoproteína HDL, que possui importante função na remoção de colesterol dos tecidos periféricos e das placas ateroscleróticas não calcificadas. Além disto, gera também adaptações antiaterogênicas que podem ser funcionais, tais quais, melhora da função endotelial, mediada por uma maior liberação de oxido nítrico e redução da inflamação crônica, ou estruturais. Dentre as alterações estruturais podemos citar a angiogênese, arteriogênese, redução da parede e aumento do diâmetro dos vasos, o que possibilitará um maior aporte de sangue, oxigênio e nutriente ao tecido cardíaco. Adicionalmente ocorre também uma maior estabilidade das placas já formadas como consequência no aumento do conteúdo de colágeno e elastina. Outro efeito fisiológico importante gerado pelo exercício está relacionado ao balanço autonômico cardíaco. O exercício físico regular reduz a atividade simpática, aumentando tanto a atividade parassimpática quanto a variabilidade da frequência cárdica que contribui para uma redução no risco de fibrilação e arritmias, visto que estas são as principais causas de morte súbita e mortalidade por doenças cardíacas no mundo todo.

Mais conteúdos dessa disciplina