Buscar

Gabarito AD1 de Biocel 2- 2013/1 Questão da clorofila 2 – Quais desses ingredientes são ricos em clorofila? Dentre os ingredientes, contém clorofil...

Gabarito AD1 de Biocel 2- 2013/1
Questão da clorofila
2 – Quais desses ingredientes são ricos em clorofila?
Dentre os ingredientes, contém clorofila legumes e hortaliças verdes como o pepino, a couve, o capim-limão, erva-cidreira, hortelã e menta.

A molécula de clorofila se assemelha mais a proteínas, lipídeos, carboidratos ou sais minerais? Justifique sua resposta.
Sua estrutura molecular se assemelha em parte com a proteína hemoglobina, devido à presença de um anel porfirínico, mas sendo o átomo central o magnésio e não o ferro. Além disso, possui uma longa cauda hidrofóbica semelhante à cadeia de ácidos graxos presentes nos lipídeos. Esta resposta seria a melhor, mas foram consideradas as parcialmente corretas.

.
Qual o papel da clorofila na fotossíntese?
A clorofila faz captação de energia luminosa e transfere esta energia para o centro de reação fotoquímica, onde esta energia luminosa vai ser convertida em energia química (ATP).

O papel da clorofila no suco é o mesmo? Justifique.
Não. A clorofila no organismo humano não absorve luz para a síntese de moléculas orgânicas, sendo apenas utilizada como fonte de nutriente. Todos os complementos (desintoxicante, etc) são “perfumaria”, sem comprovação científica.

Legumes e hortaliças verdes contêm clorofila.
A molécula de clorofila se assemelha em parte com a proteína hemoglobina.
A clorofila faz captação de energia luminosa e transfere esta energia para o centro de reação fotoquímica, onde esta energia luminosa vai ser convertida em energia química (ATP).
A clorofila no organismo humano não absorve luz para a síntese de moléculas orgânicas, sendo apenas utilizada como fonte de nutriente.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 1 e 4 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AD1 de Biocel 2- 2013-1 - com gabarito
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas". As afirmativas corretas são: - A molécula de clorofila se assemelha em parte com a proteína hemoglobina. - A clorofila faz captação de energia luminosa e transfere esta energia para o centro de reação fotoquímica, onde esta energia luminosa vai ser convertida em energia química (ATP). - A clorofila no organismo humano não absorve luz para a síntese de moléculas orgânicas, sendo apenas utilizada como fonte de nutriente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais