Buscar

Sobre os mecanismos de patogenicidade bacteriana, é correto afirmar que a)     endotoxinas são fatores de aderencia aos tecidos do hospedeiro, per...

Sobre os mecanismos de patogenicidade bacteriana, é correto afirmar que


a)     endotoxinas são fatores de aderencia aos tecidos do hospedeiro, permitindo a colonização bacteriana.

b)     Endotoxinas bacterianas podem ser facilmente destruídas pelo calor.

c)     Exotocinas bacterianas geralmente não apresentam receptores celulares definidos, apresentando efeitos tóxicos inespecíficos.

d)    A patogenicidade bacteriana pode estar associada á invasão do ambiente intracelular dos tecidos do hospedeiro.

e)     Bactérias gram negativas apresentam exclusivamente endotoxinas enquanto que bactérias gram positivas apresentam exclusivamente exotoxinas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) A patogenicidade bacteriana pode estar associada á invasão do ambiente intracelular dos tecidos do hospedeiro. As endotoxinas são lipopolissacarídeos presentes na parede celular de bactérias gram-negativas, que são liberados quando as bactérias morrem e podem causar uma resposta inflamatória no hospedeiro, mas não são fatores de aderência aos tecidos do hospedeiro. As endotoxinas bacterianas não são facilmente destruídas pelo calor, ao contrário, elas são altamente resistentes. As exotoxinas bacterianas são proteínas secretadas pelas bactérias que podem ter receptores celulares específicos e causar efeitos tóxicos específicos. A patogenicidade bacteriana pode estar associada à invasão do ambiente intracelular dos tecidos do hospedeiro, mas nem sempre é o caso. Bactérias gram-positivas e gram-negativas podem produzir tanto endotoxinas quanto exotoxinas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais