Buscar

Atividade 1_Engenharia Assistida por Computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA ASSISTIDA POR COMPUTADOR
Atividade 1
Uma empresa de engenharia acabou de ser contratada para projetar e analisar a estrutura de uma plataforma de lançamento de foguetes. Ocorre que, quanto ao aspecto técnico, o projeto exige a modelagem e a simulação do comportamento da plataforma, sob as mais diferentes condições de carregamento, incluindo diversas alternativas de cargas estáticas, dinâmicas e térmicas. Na prática, sabe-se, de antemão, que a estrutura dessa plataforma apresenta variações de espessura e de geometria, ao longo de suas dimensões. Considerando o contexto apresentado e os conhecimentos adquiridos na Unidade I da disciplina de Engenharia Assistida por Computador, redija um texto dissertativo, contemplando os seguintes pontos. Identifique o tipo de elemento (bidimensional ou tridimensional) mais apropriado para a análise da situação apresentada, justificando sua escolha com base nas características dos elementos, nas vantagens e nas limitações de cada abordagem. Explique como a aplicação dos elementos escolhidos auxilia na análise e no projeto da estrutura da plataforma de lançamento, considerando as diferentes condições de carregamento mencionadas. Discuta a importância do refinamento da malha, dos critérios de convergência e da precisão, na análise dessa estrutura.
Resposta
Para a plataforma de lançamentos de foguete o tipo de elemento mais apropriado é o tridimensional, pois a estrutura apresenta diversas variações de geometria e de espessura ao longo de suas dimensões. Os elementos tridimensionais promovem uma análise mais precisa e detalhada da estrutura, considerando que a estrutura terá que resistir a cargas estáticas, dinâmicas e térmicas. Se fossem utilizados elementos bidimensionais isso poderiam simplificar muito a representação da estrutura, comprometendo a o resultado final da análise. Uma das vantagens dos elementos tridimensionais está na capacidade de modelar detalhes mais próximos da realidade, aplicando os efeitos de flexão e torção, por exemplo, os quais podem vir a causa falhas na estrutura da plataforma, além de facilitar as simulações e tornar mais ágil algum ajuste, caso necessário.
Utilizando as simulações é possível avaliar as diversas cargas e condições que agem sobre a estrutura, com isso identificar onde estão as possíveis falhas assim como os pontos de melhoria. Com o refinamento da malha permite coletar detalhes importantes da geometria e distribuição de carga, garantindo uma análise mais exata e refinada da estrutura. Já os critérios de convergência e da precisão devem ser corrigidos para garantir a confiabilidade dos resultados obtidos nas simulações e robustez do projeto.

Continue navegando