Buscar

Estudo de caso-bioquimica

Prévia do material em texto

Estudo de caso
O experimento de plantar sementes no algodão é uma prática comum, que geralmente é desenvolvida com feijão, mas também pode ser realizada com outras sementes, como o milho. Entretanto se colocarmos algodão embebido em água como ambiente para a germinação das sementes de feijão e milho e observarmos por sete dias teremos resultados diferentes. A semente do feijão germina primeiro e desenvolve as primeiras folhas. Já a semente do milho demora mais tempo para começar a germinar. Isso ocorre porque há diferença no metabolismo das duas sementes. O feijão germina mais rápido, pois possui maior estoque de carboidratos, assim consegue ter energia mais rápida para germinar, quando comparado ao milho, que é uma oleaginosa. 
Sabendo que o milho é rico em triacilgliceróis, como essa semente consegue produzir glicose para a germinação?
A conversão dos lipídeos em sacarose é iniciada pela germinação onde ocorre primeiramente a hidrólise dos triacilgliceróis que se encontram armazenados nos corpos lipídios para que liberem os ácidos graxos, logo após, há a oxidação desses ácidos para a produção da acetil-CoA. Esta é metabolizada no glioxissomo para a produção do succinato que é então transportado para a mitocôndria e convertido primeiramente em oxaloacetato e, logo após, em malato. Ao final, há a conversão do malato em glicose e então a sacarose.
Referência:
BELTRÃO. Napoleão E. de M, OLIVEIRA. Maria Isaura P. Biossíntese e Degradação de Lipídios, Carboidratos e Proteínas em Oleaginosas. Campina Grande, PB. 2007. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/275924/1/DOC178.pdf. Acesso em 20 jun 2022.
OLIVEIRA, Luiz Edson M. de. Temas em fisiologia vegetal. Disponível em: http://www.ledson.ufla.br/respiracao_plantas/respiracao-nos-tecidos-e-orgaos/metabolismo-de-lipideos/. Acesso em 20 jun 2022.

Continue navegando